Champions League

Estreia na Champions mostra que Bayer Leverkusen está pronto para novo conto de fadas

Após fazer história na Alemanha, o Bayer Leverkusen de Xabi Alonso começou a Champions League com tudo diante do Feyernoord

Dizem que o raio não cai duas vezes no mesmo lugar. Entretanto, se depender do Bayer Leverkusen, esse ditado pode cair por terra. Após fazer história na última temporada, Xabi Alonso está pronto para um novo conta de fadas — e a estreia na Champions League prova isso.

:marca_de_verificação_branca: Siga a Trivela no Threads e no BlueSky

Nesta quinta-feira (19), os Werkself — como o Leverkusen é conhecido por seus torcedores — goleou o Feyenoord por 4 a 0, no Estádio De Kuip, em Rotterdam, na Holanda, pela 1ª rodada da Liga dos Campeões.

Mesmo fora de casa, o Bayer Leverkusen impôs seu estilo de jogo — muito bem consolidado pelo técnico espanhol. O Feyenoord, por sua vez, foi uma mera vítima, assim como os rivais alemães em 2023/24.

Com um futebol envolvente, os Werkeself foram campeões de quase tudo na última temporada. Mais do que isso, Xabi e companhia perderam apenas um jogo, justamente a final da Liga Europa, para a Atalanta — que era a última adversária de 2023/24.

Por outro lado, o Bayer Leverkusen não só interrompeu a hegemonia do Bayern de Munique, como também conquistou seu primeiro título de Bundesliga na história (e de maneira invicta). Os alemães também levantaram a taça da Copa da Alemanha.

Foto: (Imago) - Bayer Leverkusen é o atual campeão da Champions League e da Copa da Alemanha
Foto: (Imago) – Bayer Leverkusen é o atual campeão da Champions League e da Copa da Alemanha

Para 2024/25, a principal dúvida era se Xabi Alonso poderia manter esse alto nível, principalmente na Champions. No primeiro desafio da competição, o Bayer Leverkusen ganhou com muitos méritos.

Ainda é muito cedo para cravar que o time de Xabi Alonso é favorito ao título da Champions League. Mesmo assim, o treinador espanhol já deixou claro a seus adversários que o Bayer Leverkusen continua sendo um adversário dificílimo.

Bayer Leverkusen fez o que quis com o Feyenoord na Champions League

Desde a chegada de Alonso — em 2022 –, o Bayer Leverkusen tem um jeito bem claro de jogar futebol: pressionar sempre que não tem a bola e, quando tem a posse, procurar atacar sempre que possível.

Contra o Feyenoord, essa receita foi seguida à risca. Não à toa, todos os quatro gols da partida foram marcados antes do intervalo. Florian Wirtz (duas vezes), Alejandro Grimaldo e Timon Wellenreuther (esse contra) foram os responsáveis pela vitória na Champions League.

Com passes rápidos e ótimo uso das laterais de campo, os Werkself dominaram os holandeses. Um detalhe curioso é que o árbitro marcou apenas uma falta no 1º tempo. Coincidência ou não, essa foi a origem do último gol do Bayer Leverkusen na partida.

Foto: (Imago) - Xabi Alonso, técnico do Bayer Leverkusen
Foto: (Imago) – Xabi Alonso faz um trabalho espetacular no Bayer Leverkusen

Naturalmente, os alemães voltaram para a etapa final com um ritmo mais desacelerado, até porque tudo parecia resolvido. Como consequência, o Feyenoord cresceu no jogo, povoando seu sistema ofensivo.

Os neerlandeses chegaram a balançar as redes, porém, o árbitro (com auxílio do VAR) anulou por impedimento. Portanto, restou ao Bayer Leverkusen apenas administrar a vantagem para voltar para casa com os três pontos na Liga dos Campeões.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo