PSG é mais uma vítima da arma nada secreta do Arsenal na Champions League
Em casa, o Arsenal venceu o PSG pela 2ª rodada da Champions League -- e Luis Enrique sofreu com a marca registrada de Mikel Arteta
O Arsenal conquistou sua primeira vitória nesta Champions League. Para isso, Mikel Arteta tirou proveito de sua arma nada secreta para punir o PSG, já que Luis Enrique não soube inibir o ponto forte dos ingleses.
Mais uma vez, a bola parada foi crucial para os Gunners. Em cobrança de falta lateral, Bukayo Saka mandou uma bola com veneno à meia-altura. Na confusão dentro da grande área, ninguém conseguiu desviar, e os Parisienses sofreram o gol.
Desde o início da última temporada, ninguém balançou mais as redes através das bolas paradas do que o Arsenal na Premier League. Nesta terça-feira (1), foi a vez do PSG sofrer do mesmo mal, desta vez na Liga dos Campeões.
A vitória por 2 a 0 dos Gunners sobre os Parisienses no Emirates Stadium foi uma resposta à estreia sem sal. Na Itália, o Arsenal ficou apenas no empate sem gols com a Atalanta, atual campeã da Liga Europa.
Além da bola parada, a equipe de Arteta encontrou o caminho das redes em um lindo cruzamento de Leandro Trossard. Kai Havertz passou batido nas costas da defesa do PSG e cabeceou para abrir o placar para o Arsenal.
Apesar do domínio no 1º tempo, os Gunners se limitaram a administrar a vantagem na etapa final. Os Parisienses até criaram lances de ataque perigosos, porém, a falta de pontaria impediu um resultado melhor na Inglaterra.
Arsenal, o rei das bolas paradas
Segundo levantamento feito pela Opta Analyst, o Arsenal é o rei das bolas paradas na Premier League desde 2023/24. As jogadas ensaiadas são uma das principais formas que os Gunners conseguem marcar gols.
Excluindo pênaltis — ou seja, contando apenas escanteios e faltas –, o Arsenal já balançou as redes 26 vezes em lances provenientes de bola parada na Premier League desde a última temporada.
E o segredo por trás das jogadas ensaiadas dos Gunners passa por Nicolas Jover, técnico de bolas paradas. O francês desembarcou em Londres em 2021 a pedido de Mikel Arteta.
Jover, assim como o treinador espanhol, fez parte da comissão técnica de Pep Guardiola no Manchester City. No Arsenal, ele é o encarregado por preparar as bolas paradas defensivas e ofensivas.
Saka chegou a elogiar o trabalho do francês em 2023/24. Segundo o atacante, Nicolas Jover aplica uma metodologia agradável para os atletas dos Gunners, que colhem os resultados das jogadas ensaiadas nas partidas:
E o domínio do Arsenal nas bolas paradas não se limita as fronteiras do Reino Unido, já que o PSG foi uma vítima das jogadas ensaiadas na Champions. Resta saber se alguém encontrará o antídoto para parar os Gunners.