Arsenal perdeu para a Inter de Milão na Champions porque provou do próprio veneno
Italianos usaram a bola parada para acabar com a invencibilidade dos ingleses
A Inter de Milão derrotou o Arsenal por 1 a 0 nesta quarta-feira (6), em jogo válido pela 4ª rodada da fase de liga da Champions League no estádio San Siro, em Milão. O único gol foi marcado por Hakan Çalhanoglu, de pênalti, no fim do primeiro tempo.
A vitória faz os italianos se posicionarem em 5º lugar, com 10 pontos em quatro jogos — o time de Simone Inzaghi segue invicto no torneio europeu.
Já os Gunners perderam a primeira na Champions e caíram para o 13º lugar, com sete pontos. Por enquanto, Mikel Arteta e companhia estariam fora da classificação direta para as oitavas de final, tendo que jogar o novo play-ff.
Arsenal provou do próprio veneno contra a Inter
As últimas temporadas do Arsenal foram marcadas pela eficiência nas bolas paradas. Desde 2022, Arteta conta com Nicolas Jover em sua comissão, um alemão especialista nesse tipo de jogada.
E a estratégia vem dando certo. O time de Londres se notabilizou por ser o com a melhor bola parada da Europa, algo que fez diferença em competições do nível da Champions e da Premier League.
Na temporada 2023/24, quando o Arsenal foi vice-campeão inglês, o clube bateu o recorde de gols de bola parada marcados no Campeonato Inglês: 22, sendo 16 deles de escanteio.
Mas, contra a Inter, o Arsenal sofreu do próprio veneno. Isso porque foi numa falta cruzada à área — ou seja, uma bola parada — que Mikel Merino colocou a mão na bola após desvio do ataque italiano. O árbitro romeno Istvan Kovacs estava bem posicionado e marcou a penalidade na hora.
Çalhanoglu bateu o pênalti no meio e puniu a falha da defesa inglesa, marcando o gol da vitória em Milão.
E o Arsenal teve a chance de devolver na mesma medida, com 13 escanteios a favor ao longo dos 90 minutos. Todos eles foram bem defendidos pela Inter, que por sua vez não teve nenhum escanteio.
A Internazionale ainda fecha a 4ª rodada como o único time, ao lado da Atalanta, que ainda não tomou gol nessa edição de Champions.
Os brasileiros do Arsenal
Arteta iniciou o confronto com dois brasileiros entre os titulares: Gabriel Magalhães e Gabriel Martinelli.
Magalhães teve uma atuação regular e ainda saiu com um cartão amarelo por reclamação. Martinelli foi quem mais tentou no ataque inglês, mas não conseguiu acertar uma finalização no gol de Sommer.
Gabriel Jesus começou no banco e entrou no intervalo, no lugar de Merino, mas tampouco produziu impacto no jogo.
Próximos jogos
- Inter x Napoli – domingo, 10/11, às 16h45 – Campeonato Italiano
- Chelsea x Arsenal – domingo, 10/11, às 13h45 – Campeonato Inglês