Champions League

Ancelotti superou Ferguson e se tornou o treinador com mais vitórias na história da Champions

Ancelotti chegou a 116 triunfos em 201 partidas na Champions, mais uma marca inédita em sua coleção de recordes no torneio

Carlo Ancelotti possui uma coleção de recordes históricos na Champions League. É o único treinador com quatro títulos no torneio e também o único com cinco finais disputadas. É uma das sete pessoas que faturaram a Orelhuda como jogador e como treinador, assim como está entre os seis técnicos que o fizeram por clubes diferentes. Nenhum outro comandante disputou a fase de grupos do torneio por oito times distintos. E, a partir desta quarta-feira, nenhum treinador venceu mais na história da Champions. Com 116 triunfos, Carletto ultrapassou Sir Alex Ferguson como técnico mais vitorioso do certame continental.

Os dados são do Mister Chip, após os 3 a 0 sobre o Braga no Santiago Bernabéu. Carlo Ancelotti completou 1300 partidas como treinador e conseguiu sua vitória de número 116 na Champions. Com isso, ultrapassou os 115 triunfos de Ferguson no torneio. Carletto já superava Sir Alex no número de títulos e também conta com um aproveitamento superior ao da lenda do Manchester United. Enquanto o escocês ganhou 53,7% de seus compromissos, o italiano saiu vitorioso em 57,7% dos duelos.

Ainda há outro recorde absoluto de Sir Alex Ferguson na Champions que Ancelotti tem condições de passar: o número de partidas dirigidas no torneio. O antigo comandante do Manchester United trabalhou em 214 jogos. Carletto está em 201. Nesta temporada, o treinador pode atuar em mais nove partidas se levar o Real Madrid até a final. Fica a interrogação sobre o futuro do italiano, diante das promessas da CBF sobre sua chegada à seleção brasileira no meio do próximo ano.

O que Ancelotti falou depois da partida

Depois da vitória sobre o Braga, Carlo Ancelotti sublinhou a contribuição dos brasileiros. Rodrygo e Vinícius Júnior atravessam momentos de questionamento, até pela maneira como o treinador mudou o esquema tático do Real Madrid. No entanto, lideraram o triunfo no Bernabéu, com um gol e uma assistência para cada.

“O primeiro tempo de Vinícius deixou algumas dúvidas, mas o segundo foi espetacular. O que ele e Rodrygo fizeram foi impressionante. Quando você abre vantagem, tanto ele quanto Rodrygo ficam mais cômodos. Os atacantes marcam em alguns momentos e em outros é mais difícil. O que você pode fazer é apoiá-los para ficarem tranquilos. Jogadores com a qualidade de Vini e Rodry vão marcar uma hora ou outra. É só questão de tempo”, analisou.

Outro destaque da partida foi Brahim Díaz, que não vinha ganhando muitas chances com o treinador, mas se provou fundamental ao anotar o primeiro gol. Ancelotti admitiu que pode aproveitá-lo mais: “Sim, posso ter sido injusto com Brahim. Não é problema admitir isso. Ele tem enorme qualidade e se sacrifica. Podia ter jogado mais, é certo. Porém, na sua posição ideal é que Bellingham vem jogando e hoje ele o substituiu muito bem”.

Outro substituto que ganhou moral com Ancelotti foi o goleiro Andriy Lunin, capaz de pegar um pênalti quando o placar estava zerado: “Kepa teve dores no aquecimento e Lunin nos ajudou a ganhar a partida, porque fez uma defesa determinante no pênalti. Ele é muito seguro. O elenco é bom e nos permite lutar em todas as competições”.

Por fim, Carletto exaltou o rendimento alto do Real Madrid na Champions: “O time vem se saindo melhor que os outros nesta competição, estamos muito felizes. Mesmo classificados, não vamos descansar no resto das partidas. Todos os jogos exigem o mesmo. É uma competição especial para nosso clube”. Os merengues garantiram por antecipação a vaga nas oitavas de final.

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo