A primeira fase da Champions começou com briga entre torcidas e provocação
Em Malta, torcedores do Maccabi Haifa atiraram sinalizadores contra o setor do Hamrun Spartans, que respondeu com gritos de "Palestina"

A Champions League iniciou nesta terça-feira sua primeira fase qualificatória, com os confrontos de ida. E uma partida que, teoricamente, não oferecia grandes preocupações resultou em briga nas arquibancadas. O Maccabi Haifa, campeão israelense, visitava o Hamrun Spartans em Malta. No entanto, o jogo precisou ser interrompido no meio do segundo tempo depois que torcedores israelenses atiraram copos e até mesmo sinalizadores na torcida maltesa – que, por sua vez, respondeu com gritos de “Palestina”. A polícia precisou intervir. No fim das contas, o Maccabi Haifa goleou por 4 a 0.
O Maccabi Haifa já vencia por 2 a 0 quando a confusão se iniciou. Os torcedores visitantes estavam separados da torcida da casa apenas por grades removíveis nas arquibancadas. A situação escalou quando os israelenses atiraram sinalizadores em campo. Depois, jogaram sinalizadores no lado mandante, enquanto houve uma tentativa de invasão entre os setores. Os torcedores das duas equipes arremessaram também copos de plástico, garrafas de plástico e outros objetos. Parte da torcida do Hamrun evacuou as arquibancadas, enquanto também surgiram gritos de “Palestina”. A polícia fez um cordão de isolamento para acalmar os ânimos, enquanto os jogadores foram à beira do campo pedir calma.
Embora localizado em Israel e ligado à comunidade judaica, algo evidente em seus próprios símbolos, o Maccabi Haifa é um clube popular também na parcela árabe da população local. Na última edição da Liga Europa, o Union Berlim chegou a ser punido pela Uefa por conta de cânticos antissemitas contra o Maccabi Haifa. O clube alemão baniu de seu estádio os torcedores responsáveis pelo ataque, assim como solicitou que a federação alemã os banisse do restante das competições do país.
O Maccabi Haifa é uma das equipes mais fortes na primeira fase preliminar da Champions, presente na fase de grupos durante a última temporada. O favoritismo se comprovou com a goleada por 4 a 0, em que o centroavante haitiano Frantdzy Pierrot foi destaque com dois gols. A volta em Haifa, na próxima semana, precisará contar com cuidados reforçados da Uefa na segurança da torcida visitante – caso algum maltês se arrisque mesmo na viagem.
Ugly scenes at the Centenary Stadium as Maccabi Haifa fans clash with Hamrun Spartans supporters – chants of 'Palestina' come from the home end soon after as a number of fans filter out of the ground. Disgraceful. pic.twitter.com/jU7AAGin4W
— Andrew Dempsey (@AndrewDempsey98) July 11, 2023
Zebra em Kosovo entre os destaques
A Champions League começou oficialmente no final de junho, com o Final Four entre os nanicos. Já nesta terça-feira, a primeira fase qualificatória envolveu os campeões nacionais de 20 países diferentes – outros dez entram em campo na quarta-feira. A vitória mais elástica foi exatamente a do Maccabi Haifa. Enquanto isso, algumas surpresas aconteceram. A maior delas foi protagonizada pelo Ballkani, o atual campeão de Kosovo.
Dentro de casa, o Ballkani derrotou por 2 a 0 o Ludogorets, acostumado a disputar as fases de grupos continentais. Os búlgaros atuaram com sua equipe principal, que incluía os brasileiros Nonato e Caio Vidal. Campeão islandês, o Breidablik veio da fase pré-Champions e derrotou o Shamrock Rovers por 1 a 0 na Irlanda. Já outra zebra entre os nórdicos foi o KÍ, que segurou o empate por 0 a 0 contra o Ferencváros nas Ilhas Faroe.
- - ↓ Continua após o recado ↓ - -
Os resultados desta terça-feira
- Urartu (Armênia) 0-1 Zrinjski Mostar (Bósnia)
- Lincoln Red Imps (Gibraltar) 1-2 Qarabag (Azerbaijão)
- Žalgiris Vilnius (Lituânia) 0-0 Struga (Macedônia do Norte)
- Olimpija Ljubljana (Eslovênia) 2-1 Valmiera (Letônia)
- Raków Czestochowa (Polônia) 1-0 Flora Tallinn (Estônia)
- Hamrun Spartans (Malta) 0-4 Maccabi Haifa (Israel)
- KÍ Klaksvík (Ilhas Faroe) 0-0 Ferencváros (Hungria)
- Ballkani (Kosovo) 2-0 Ludogorets (Bulgária)
- Partizani (Albânia) 1-1 BATE Borisov (Belarus)
- Shamrock Rovers (Irlanda) 0-1 Breidablik (Islândia)
Os jogos da quarta-feira
- Astana (Cazaquistão) x Dinamo Tbilisi (Geórgia)
- HJK Helsinque (Finlândia) x Larne (Irlanda do Norte)
- Häcken (Suécia) x The New Saints (Gales)
- Farul Constanța (Romênia) x Sheriff Tiraspol (Moldova)
- Slovan Bratislava (Eslováquia) x Swift Hesper (Luxemburgo)