Champions League

A Champions 2023/24 já começou, e com direito a 7×1 do campeão islandês

O Breidablik reapareceu na Champions depois de 12 anos e amassou o Tre Penne no mini-torneio que abre o torneio continental

Não faz nem três semanas que o Manchester City comemorava a tão aguardada conquista da Champions League. No entanto, a fila anda rápido e mais uma nova temporada da competição se iniciou nesta terça-feira. Como já tradicional nos últimos anos, o fim de junho marca a abertura da fase preliminar do torneio, com um mini-torneio envolvendo os campeões das ligas nacionais de pior ranking da Uefa. E o primeiro dia da Champions 2023/24 foi bastante animado: rolaram nada menos que 11 gols em duas partidas. Os montenegrinos do Buducnóst Podgorica atropelaram os andorranos do Atlètic Club d'Escaldes por 3 a 0. Mesmo assim, o show ficou por conta dos islandeses do Breidablik, que enfiaram 7 a 1 sobre os samarineses do Tre Penne.

Como funciona o “mini-torneio”

A primeira fase preliminar da Champions League reúne os campeões nacionais dos quatro países de pior colocação no Ranking da Uefa. Islândia, Montenegro, Andorra e San Marino ocupam as últimas posições atualmente. Essas quatro equipes fazem uma espécie de “Final Four”, com semifinais e final em jogos únicos. As partidas neste ano acontecem todas na cidade de Kópavogur, na Islândia. O vencedor da mini-competição ganha direito a entrar na primeira fase qualificatória da Champions, ao lado de outros 29 campeões nacionais.

A traulitada do Breidablik e a vitória do Buducnost

Clube tradicional de Montenegro e seis vezes campeão nacional, o Buducnost não tomou conhecimento do Atlètic Club d'Escaldes, vencedor inédito do Campeonato Andorrano e estreante na Champions. Os montenegrinos venceram num confortável 3 a 0. O primeiro gol, aos 14 minutos, veio num pênalti convertido por Balsa Sekulic. Miomir Durickovic ampliou, aos 21. Já no segundo tempo, Sekulic apareceu de novo e deu números finais à partida. Um público de 103 pessoas viu o jogo.

Já o Breidablik é reconhecido como uma das melhores categorias de base da Islândia, responsável por formar nomes históricos da seleção, e levou seu segundo título nacional em 2022, após 12 anos de jejum. Surrou o Tre Penne, cinco vezes campeão de San Marino, que é o lanterna do Ranking da Uefa. Höskuldur Gunnlaugsson e Ágúst Hlynsson fizeram dois gols em 25 minutos, antes de Antonio Barretta descontar. O terceiro dos islandeses viria antes do intervalo, com Oliver Stefánsson. Já no segundo tempo, a goleada tomou forma com gols de Stefán Sigurdarson e Viktor Einarsson. Gunnlaugsson e Hlynsson ainda dobraram suas contagens no fim, pra concluir os 7 a 1.

A decisão do mini-torneio da Champions acontece na próxima sexta-feira, entre Buducnost e Breidablik. A partida também será realizada na cidade islandesa de Kópavogur. O vencedor do confronto pegará o Shamrock Rovers, da Irlanda, na primeira fase qualificatória.

Os confrontos da primeira fase qualificatória da Champions

Häcken (Suécia) x The New Saints (Gales)
Ballkani (Kosovo) x Ludogorets (Bulgária)
Shamrock Rovers (Irlanda) x Breidablik (Islândia) ou Buducnost (Montenegro)
Zalgiris (Lituânia) x Struga (Macedônia do Norte)
KÍ (Ilhas Faroe) x Ferencváros (Hungria)
Olimpija (Eslovênia) x Valmiera (Letônia)
HJK (Finlândia) x Larne (Irlanda do Norte)
Lincoln Red Imps (Gibraltar) x Qarabag (Azerbaijão)
Rakow Czestochowa (Polônia) x Flora (Estônia)
Slovan Bratislava (Eslováquia) x Swift Hesperange (Luxemburgo)
Farul Constanta (Romênia) x Sheriff Tiraspol (Moldova)
Hamrun Spartans (Malta) x Maccabi Haifa (Israel)
Urartu (Armênia) x Zrinjski Mostar (Bósnia)
Partizani (Albânia) x BATE Borisov (Belarus)
Astana (Cazaquistão) x Dinamo Tbilisi (Geórgia)

Foto de Leandro Stein

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreveu na Trivela de abril de 2010 a novembro de 2023.
Botão Voltar ao topo