Inspirado em Simeone, ex-Barcelona faz sucesso como treinador e é sensação na Turquia
Ex-jogador faz do Eyüpspor a grande surpresa do Campeonato Turco; equipe beira zona de classificação às competições europeias
Arda Turan, ex-jogador do Barcelona e do Atlético de Madrid, terminou sua carreira como jogador em 2022 após passagem pelo Galatasaray. Dois anos mais tarde, o ex-meia se destaca novamente no futebol turco, desta vez pelos feitos alcançados como treinador do modesto Eyüpspor.
Em pouco mais de um ano no comando da equipe do distrito de Eyüpsultan, Turan conquistou a segunda divisão turca e segue fazendo história pelo clube.
Nesta temporada, o Eyüpspor é o quinto colocado do Campeonato Turco, com um ponto a menos que Besikatas, primeiro clube na zona de classificação às competições europeias. O Fenerbahçe, de José Mourinho, é o terceiro (23), atrás de Samsunspor (25) e do líder Galatasaray (28).
Caso consiga manter o bom desempenho do clube no restante do torneio, que está na décima rodada de um total de trinta e seis, Turan pode dar ao Eyüpspor a primeira vaga europeia de sua história.
Fundado em 1919, o Eyüpspor conquistou um acesso inédito na temporada passada, logo na chegada de Arda Turan ao clube.
O ex-meia do Barcelona assumiu o comando do time no final da temporada 2022/2023. Conseguiu se classificar para os play-offs de acesso, mas acabou eliminado.
Na temporada seguinte, venceu com sobras a segunda divisão de acesso do futebol turco. Este ano, a expectativa da imprensa era que o time passasse por dificuldades de adaptação ao novo cenário, o que não vem acontecendo.
Pelo contrário, com uma base sólida, o Eyüpspor é o quarto melhor ataque da liga turca, com 17 gols marcados, e a terceira melhor defesa, com 11 sofridos.
Influência em Simeone molda trabalho de Arda Turan na Turquia
Uma das frases de Diego Simeone que mais impactou Arda Turan durante seu período como jogador foi: ‘Mesmo que não tenhamos tanto talento quanto eles, podemos vencê-los, como? Correndo e lutando mais do que eles'.
É em cima deste mote que o turco trabalha a questão motivacional de seu time, fazendo seus jogadores acreditarem em suas ideias.
Além disso, a parte defensiva é um dos pilares do bom momento do Eyüpspor no Campeonato Turco. O time levou 11 gols em 11 jogos, ficando quatro jogos sem ser vazado.
“Se você não sofrer um gol, sempre terá a chance de ganhar o jogo'. Sim, é uma afirmação simples, mas é essencial para alcançar os objetivos que alcançamos”, afirmou Turan em entrevista ao The Coaches Voice.
Em 55 jogos como treinador do Eyüpspor, Arda Turan detém um recorde de 39 vitórias, nove empates, e 13 derrotas.
Apesar do pouco tempo como treinador, o trabalho brilhante à frente da modesta equipe turca chamou a atenção de alguns clubes do cenário europeu.
Segundo o jornal espanhol AS, se os resultados positivos permanecerem, o destino de Arda pode seguir caminho em outro clube europeu. Principalmente se o treinador conseguir o feito inédito de levar o Eyüpspor a uma competição europeia pela primeira vez em sua história.
Turan tem objetivo de longo prazo em mente
O ex-meia passou quatro temporadas no Atlético de Madrid, e nutre um carinho especial pelo clube Colchonero. Por lá, Arda Turan conquistou a La Liga, a Supercopa da Espanha, a Copa do Rei, e a Liga Europa.
Tamanha identificação faz o agora treinador sonhar em comandar o clube espanhol no futuro, sendo este seu principal objetivo de carreira.
O treinador vai além, e diz que vencer a Champions League pelo Atlético de Madrid seria seu principal sonho profissional.