Arda Turan precisou de três ingredientes para transformar o Eyüpspor, da Turquia
Agora técnico, Arda Turan abriu o jogo e revelou o segredo do sucesso do Eyüpspor, que está prestes a alcançar a promoção à 1ª divisão turca
Considerado um dos melhores futebolistas turcos do século XXI, Arda Turan pendurou as chuteiras em setembro de 2022. No entanto, não conseguiu ficar muito tempo longe do futebol. Atualmente, o ex-Atlético de Madrid comanda o Eyüpspor, líder da 2ª divisão turca e, assim como na carreira de jogador, seu início como técnico é para lá de promissor. Se na próxima quarta-feira (3), o Eyüpspor vencer o Adanaspor em casa e o Sakaryaspor não somar os três pontos diante do Sanliurfaspor, a equipe de Turan garantirá a promoção à elite nacional faltando seis jogos para o término da competição.
– Trabalhamos muito e vamos conseguir isso com a maior atenção alguma vez vista na Turquia, muito mais cedo do que o esperado. Mas fico mais feliz pela forma como jogamos, pela nossa filosofia, que não se vê nem nas equipes da Süper Lig (1ª divisão turca) nem nos nossos rivais da 2ª divisão. Não só temos a bola, mas também corremos -, disse Turan em entrevista ao jornal espanhol “Marca”.
Coragem, respeito e amor: os pilares da transformação no Eyüpspor
Mais do que treinador, Arda Turan é um amigo dos seus atletas. O comandante, antes de exercer sua nova profissão e orientar os jogadores sobre o que devem ou não fazer em campo, os escuta. Para ele, a vida pessoal está acima de qualquer coisa. Além do respeito, é preciso haver amor e conexão no vestiário. Foi assim que Arda aprendeu no Atlético de Madrid e é assim que procura fazer no modesto clube turco. Os resultados estão aí para provar que a receita está dando certo.
– Tenho o respeito dos meus jogadores e duas regras: nunca prometo nada para o futuro e nunca minto. Mas acima de tudo, para mim são pessoas, mas dou mais importância à vida pessoal deles do que ao futebol. Se a mulher dele está grávida, se morre um familiar, se tiver dificuldades ou felicidade (…) É normal que todos falem de respeito, mas para mim o mais importante é que os jogadores e a comissão técnica se amem. Assim era o vestiário do Atlético na minha época. Quando você respeita alguém, quando chega em casa você esquece, mas quando você ama alguém você nunca esquece, esteja em casa ou fora. Para alcançar o sucesso é preciso amar e aprendi isso naquele vestiário.
O grande sonho de Arda Turan como treinador
Como jogador, Arda Turan tem um vasto currículo de títulos. Pelo Galatasaray, venceu Süper Lig, Copa da Turquia e Supercopa da Turquia. Somando suas passagens por Atlético de Madrid e Barcelona, faturou LaLiga (2x), Copa do Rei (3x), Liga Europa (1x), Supercopa da UEFA (1x) e Supercopa da Espanha (1x). Quando questionado sobre seu grande sonho na carreira de treinador, Turan não titubeou: ele quer alcançar isso tudo novamente.
– Meu sonho é alcançar como treinador o que conquistei como jogador. Sei que não é fácil porque antes eu era responsável apenas por mim e agora sou responsável por toda a equipe.
A filosofia aplicada no Eyüpspor
Diego Simeone. Eis o grande espelho de Arda Turan. O turco não esconde a admiração pelo técnico do Atlético de Madrid, com quem trabalhou nos tempos de jogador, e explica como o ‘estilo Cholo de ser' tem contribuído para o sucesso do Eyüpspor na atual temporada.
– El Cholo é o meu grande espelho para a defesa, depois de ter demonstrado isso contra os maiores clubes do mundo, encontrando soluções no ataque. Porque embora às vezes não tenha conseguido todos os títulos desejados, ele fez grandes coisas no jogo (…) Se conseguirmos expandir e melhorar os seus estilos, será perfeito para nós -, disse antes de completar:
– Primeiro, ter a bola e fazer bons passes. Depois, a recuperação. Não só reagimos e pressionamos quando perdemos a bola, mas quando temos a posse, procuramos sempre atacar, ser ofensivos e aproveitar os espaços.
Uma filosofia que se traduz em números expressivos e surpreendentes. O Eyüpspor troca cerca de 560 passes por jogo, com 86% de precisão. A média de posse de bola é 63,3%. Grande sensação da atual temporada, o Eyüpspor reúne o que há de melhor em todo o futebol profissional turco, superando inclusive o poderoso Galatasaray, líder da Süper Lig. O time de Arda Turan é 12º do mundo, entre 1.201 equipes espalhadas por 71 Ligas, com maior porcentagem de tempo efetivo com a bola em posse.
Dito isso, deixem o Mágico Turco trabalhar. Coisas boas sairão (continuarão saindo) dali…