Europa

‘Jogamos contra o sistema’: mesmo em vitória do Fenerbahçe, Mourinho detona arbitragem

Técnico português comemorou muito o triunfo do Fenerbahçe nos acréscimos, mas não deixou de criticar o VAR da partida

Intensidade é o sobrenome de José Mourinho, e isso ficou claro mais uma vez neste domingo (3). Com direito a deslizamento no gramado e abraços calorosos, o técnico português celebrou muito a vitória do Fenerbahçe sobre Trabzonspor (3 a 2), conquistada nos acréscimos, em jogo válido pela 10ª rodada da Süper Lig.

Mas nem tudo são flores para o Special One. Apesar da alegria com o resultado positivo, Mourinho fez questão de criticar a arbitragem novamente. Em entrevista concedida após o jogo, o lusitano detonou a atuação de Atilla Karaoglan (VAR da partida) e afirmou que “o Fenerbahçe joga contra o sistema”.

— Não vimos o Atilla Karaoglan em campo, mas ele foi o homem mais importante da partida, sendo um homem invisível. Falo em nome de todos os torcedores do Fenerbahçe. Não o queremos. Não queremos este árbitro, como VAR nem como árbitro de campo — disse Mourinho, antes de concluir:

— Jogamos contra bons adversários, mas também jogamos contra o sistema. Isso é o mais difícil. Jogamos contra o VAR, contra o sistema. Foi por isso que festejamos assim depois de termos ganho. Ganhamos contra gente muito, muito forte. Estou zangado com as pessoas do Fenerbahçe que me trouxeram para cá. Contaram-me metade da história. Se tivessem me contado tudo, eu não teria vindo para o Fenerbahçe.

No jogo disputado no Papara Park, o Trabzonspor teve dois pênaltis chancelados pelo VAR, ambos convertidos por Simon Banza. O Fener, por sua vez, não foi à marca da cal. Eis o principal questionamento de Mourinho.

— Se as coisas mudarem, se o sistema se fortalecer, as minhas palavras vão desaparecer. Talvez o Fenerbahçe esteja ainda mais consciente. Essas coisas não estão escondidas. O árbitro não marcou nenhum pênalti (para o Fenerbahçe), mas Karaoglan estava à espera para dar os dois pênaltis (para o Trabzonspor).

Trabzonspor também reclama da arbitragem

Não foi só o Fenerbahçe — na figura de José Mourinho — que reclamou da arbitragem neste domingo (3). O Trabzonspor, derrotado na partida, também protestou contra o VAR.

Depois do apito final, o clube usou as redes sociais para ironizar a atuação do árbitro de vídeo. Na publicação, a imagem da sala do VAR é ilustrada com a palavra “Bravo” em cima da mesa dos profissionais e cobrindo os monitores.

A temporada do Fenerbahçe de Mourinho até o momento

A suada vitória diante do Trabzonspor traz alívio ao Fenerbahçe. O time de Mourinho foi a 23 pontos e assumiu a segunda colocação da Süper Lig. Líder isolado, o Galatasaray, que bateu o Fener no final de setembro, tem 28.

A temporada 2024/2025, no entanto, não começou bem para o Special One na Turquia. Em agosto, o Fenerbahçe acabou eliminado pelo Lille e deu adeus à Champions League antes mesmo do início da fase de liga — confronto válido pela terceira pré-eliminatória.

Com a queda precoce na Champions, os Canários Amarelos automaticamente entraram na Liga Europa. Em três partidas disputadas na competição continental até o momento, a equipe obteve uma vitória e dois empates — ocupa a 14ª colocação.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo