Europa

Após brilhar no Al Hilal, Gomis volta ao Galatasaray para tentar repetir sucesso

Três anos e meio depois de deixar o clube para defender o Al Hilal, Gomis retorna ao Galatasaray para tentar repetir o sucesso aos 36 anos

O atacante Bafétimbi Gomis acertou o seu retorno ao Galatasaray, clube pelo qual fez sucesso na temporada 2017/18. O francês brilhou com a camisa do clube turco, chamou a atenção e acabou vendido ao Al Hilal, da Arábia Saudita, por € 6 milhões. Após o fim do seu vínculo com os sauditas, ele volta ao Gala, aos 36 anos, para tentar repetir o sucesso. O contrato é inicialmente é até o final da temporada, com mais um ano vinculado caso ele consiga jogar.

VEJA TAMBÉM: Galatasaray demite o lendário Fatih Terim e contrata Domènec Torrent

Formado pelo Saint-Etiénne, o atacante começou a carreira no Troyes, brilhou pelo próprio Saint-Étienne e se transferiu ao Lyon em 2009. Jogou pelo Swansea, voltou à França para jogar pelo Olympique de Marseille e de lá o Swansea o vendeu para o Galatasaray por € 2,5 milhões em 2017.

Sua primeira passagem pelo Galatasaray foi breve, de apenas uma temporada, mas muito marcante. Naquela temporada de 2017/18, Gomis foi a estrela do time que conquistou o título do Campeonato Turco ao marcar 29 gols. Esse número alto de gols foi um recorde: ele superou o brasileiro Alex, que era o estrangeiro com mais gols na liga turca em uma mesma temporada, com 28 gols em 2010/11. Uma estatística que o fez entrar para a história. No total, ele terminou a temporada com 42 jogos e 32 gols, além de seis assistências.

O Al Hilal foi um capítulo relevante na história do atacante. O desempenho foi de um grande artilheiro: foram 107 gols marcados em 147 jogos, o que o tornou o quarto maior artilheiro da história do clube. Conquistou a liga saudita em duas temporadas, 2019/20 e 2020/21, uma Copa Saudita, em 2019/20, uma Supercopa Saudita, em 2021/22, e conquistou duas vezes o principal título asiático, a Liga dos Campeões da Ásia, nas temporadas 2018/19, quando inclusive foi o artilheiro doo campeonato com 11 gols, e 2020/21. Na atual temporada, Gomis fez 17 jogos pelo Al Hilal e marcou nove gols. Em toda a sua carreira, Gomis marcou 327 gols em 715 jogos.

O momento do Galatasaray é muito ruim no Campeonato Turco. O time está em 15º lugar na tabela e vem de quatro derrotas consecutivas. O time está a apenas três pontos da zona do rebaixamento, o que é muito preocupante. Com apenas 27 pontos, a questão para o Gala é, no momento, escapar do rebaixamento. O líder é o Trabzonspor, com 54 pontos. Veja a classificação abaixo:

VEJA TAMBÉM: Vai ser curiosa a nova empreitada de Vágner Love, contratado para liderar a legião brasileira do Midtjylland

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo