Eriksen e mais: 5 jogadores bons e baratos no mercado de transferências da Europa
A algumas semanas do fim do período de negociações no futebol europeu, veja alguns atletas que seriam acessíveis opções
Ainda faltam algumas semanas para a janela de transferências europeia fechar, mas há muitas negociações para acontecerem. Os últimos dias de negociações no mercado, especialmente o deadline day, em 30 de agosto, reservam emoção para os torcedores.
Na reta final da janela, a Trivela reuniu cinco jogadores que não tem tanto espaço em seus respectivos clubes e podem ser uma opção boa e barata para as equipes que queiram se reforçar. Confira:
1. Kieran Tierney (Arsenal)
Lateral-esquerdo de enorme vigor, o escocês Kieran Tierney viveu bons momentos com a camisa do Arsenal, clube que defende desde 2019. As lesões, porém, tiraram a regularidade no desempenho do defensor, que perdeu espaço após a chegada de Zinchenko, em 2023.
Passou a última temporada emprestado à Real Sociedad, mas mais uma vez foi atormentado pelos problemas físicos, jogando 26 vezes, enquanto foi desfalque em outras 21 partidas.
De volta à Londres, não há grandes expectativas para que ele continue por lá. Além de Zinchenko, os Gunners contrataram Riccardo Calafiori, zagueiro que pode ser lateral, além de contar no elenco com Takehiro Tomiyasu (destro que já atuou na esquerda) e o zagueiro Jakub Kiwior (que pode sair).
Aos 27 anos, Tierney, bem tratado fisicamente, pode ser uma grande opção para times que precisam de um lateral que dê amplitude pela esquerda. Mesmo contratado por 27 milhões há 5 anos, seu valor deve ter caído drasticamente e seria uma opção barata considerando a idade.
— Eu poderia me ver jogando na Espanha ou na Itália. Eu amo La Liga. É uma ótima liga e eu tenho aproveitado muito esta temporada. Mas não quero ficar pulando para vários lugares diferentes. Quero me acostumar e me adaptar, para poder seguir em frente. — disse, ao The Athletic, em março deste ano.
2. Caoimhin Kelleher (Liverpool)
Apesar de não existir nenhuma especulação envolvendo uma saída do goleiro reserva do Liverpool, Caoimhin Kelleher seria uma grande chance para uma equipe média ou até grande conseguir um arqueiro de alto nível para muitas temporadas, algo difícil no futebol atual.
O irlandês de 25 anos aproveitou as lesões do titular Alisson para brilhar em 26 partidas dos Reds em 2023/24 (o ano com mais jogos na carreira), mostrando segurança e qualidade. Mesmo assim, ele sabe que a disputa com o brasileiro é injusta e irá perder.
Ao fim da última temporada, falou ao The Athletic que estava na hora de ser o número um e deixou o futuro em aberto.
— Sei que Alisson é o melhor goleiro do mundo há anos. Passei momentos fantásticos em Liverpool. […] Não sei se será no Liverpool ou em outro lugar, mas sinto que o próximo passo é me tornar titular. Estou orgulhoso da última temporada, eu realmente provei a mim mesmo. Eu amei estar no Liverpool e espero que haja mais por vir. Mas eu sinto que já cumpri meus anos como um número 2. A ambição agora é ser um número 1. Estou pronto e capaz. — desabafou.
Para piorar a situação de Kelleher, o Liverpool busca trazer o goleiro georgiano Giorgi Mamardashvili, do Valencia, segundo o jornalista Fabrizio Romano.
3. Ángel Correa (Atlético de Madrid)
Especulado na Arábia Saudita e no Besiktas, mas ainda sem novidades, Ángel Correa vê Diego Simeone trazer dois novos atacantes (Julián Álvarez e Alexander Sorloth).
Tendo Antoine Griezmann no elenco, o retorno de Giuliano Simeone de empréstimo e a possível permanência de Samuel Omodorion, o atacante argentino sabe que deve perder minutos na próxima temporada e uma mudança, provavelmente barata pela idade (29) e duração do contrato (2026), seria muito bem-vinda.
4. Callum Wilson (Newcastle)
Reserva do jovem e goleador Alexander Isak, Callum Wilson sabe que o melhor caminho é sair do Newcastle caso queira ser o dono do ataque. Aos 32 anos e com histórico de lesões, pode ser uma opção barata e que entregue muitos gols.
Centroavante nato, o inglês conseguiu marcar 9 vezes na última Premier League, mesmo titular apenas em 9 oportunidades (20 jogos no total). Ele não precisa de muitos toques e sempre vai estar balançando as redes. Há sete temporadas, marca 8 ou mais gols.
No último ano de contrato, o objetivo dos Magpies é tentar vendê-lo, segundo a imprensa inglesa, mas até agora nenhuma novidade sobre o futuro do centroavante que já defendeu a seleção da Inglaterra.
5. Christian Eriksen (Manchester United)
Mesmo experiente, Eriksen ainda seria uma grande opção para o meio-campo de qualquer equipe que busca um passador com ótima técnica e visão de jogo.
Ele foi especulado em mercado periféricos, como Turquia e Bélgica, mas ainda teria espaço em ligas maiores, visto manter um bom físico, com apenas três lesões leves desde o mal súbito, em 2021. Aos 32 anos e com contrato até 2025, o dinamarquês deve ter um valor acessível ao possível comprador.