‘Guardiola estragou o futebol’: ex-United aconselha Pochettino nos Estados Unidos
Treinador argentino tem a missão de reconstruir a seleção norte-americana antes da Copa de 2026
A contratação do técnico argentino Mauricio Pochettino para comandar a Seleção dos Estados Unidos estratégica: um técnico de renome para gerir o futebol do país após o fracasso na Copa América.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Ainda mais considerando que mais a próxima Copa do Mundo terá os Estados Unidos como um dos países sedes, ao lado de México e Canadá.
O recado da Federação de Futebol dos Estados Unidos (USSF, sigla em inglês para United States Soccer Federation) foi claro: não queremos mais um vexame diante da nossa torcida.
E antes mesmo do argentino estrear no comando técnico da seleção, o ex-goleiro do Manchester United, Everton e da Seleção Estadunidense, Tim Howard, deixou um recado que chamou a atenção.
Em entrevista ao podcast It's Called Soccer, do ex-zagueiro do Liverpool, Jamie Carragher, Howard criticou o estilo de jogo popularizado por Pep Guardiola e replicado em muitos clubes no mundo.
Para o goleiro, nem todos os times do mundo são capazes de jogar do jeito do “jeito Guardiola”.
Howard fala sobre estilo de jogo e dá ‘dicas' a Pochettino
“Pep Guardiola arruinou o futebol”. Foi assim que o ex-goleiro do Manchester United reagiu quando perguntando sobre quais são as possibilidades positivas de ter um treinador vencedor à frente da seleção do seu país.
Howard respondia sobre quais são os seus conselhos para o novo treinador neste início de trabalho e fez questão de ser direto na resposta.
A resposta, porém, não foi uma crítica ao treinador do Manchester City, nem tampouco ao ex-treinador do Chelsea.
Na verdade, Howard criticou o fraco desempenho da seleção norte-americana nos últimos anos sob o comando de Gregg Berhalter.
Segundo ele, o ex-treinador dos Estados Unidos tentou implementar na seleção um estilo de jogo inspirado no que Guardiola faz ao longo da carreira, mas que os jogadores estadunidenses não conseguiram se adaptar.
— Ele (Gregg Berhalter) fez esse time acreditar que poderia competir, ser ofensivo e jogar bem no ataque. Nem todos podem jogar futebol posicional — disse o ex-goleiro.
Jogue como Pochettino: as recomendações de Howard
O estilo de Pochettino já é bem conhecido: solidez defensiva, muita pressão na parte da frente e alta intensidade.
Foi dessa maneira que o treinador argentino conquistou admiradores e passou a ser amado nos cinco anos que esteve no Tottenham.
E é justamente esse “estilo Pochettino” que o argentino não pode abrir mão se quiser ter sucesso no comando dos Estados Unidos. Ao menos é o que acha para o ex-goleiro.
— Quando você olha para seus melhores times, eles eram sólidos na defesa, ou pelo menos tentavam ser. Se Pochettino começar a incutir essa firmeza defensiva, os Estados Unidos terão jogadores suficientes na parte da frente, onde pode ser perigoso — finalizou.