MLS

Tata Martino no Inter Miami faz sentido além da proximidade com Messi

Além de ajudar na adaptação do craque, o técnico argentino tem uma experiência de sucesso na MLS

Phil Neville foi demitido pelo Inter Miami cerca de uma semana antes da contratação de Lionel Messi ser anunciada. Imediatamente, começaram rumores de que o próximo técnico seria Tata Martino, amigo do craque argentino e com uma experiência vitoriosa na MLS. E foi de fato o que aconteceu. O campeão de 2018 com o Atlanta United foi anunciado nesta quarta-feira pela franquia de David Beckham e parece ser uma opção interessante para comandar o novo e ambicioso projeto do sul da Flórida.

Martino não deixou uma boa impressão em seu último trabalho. Comandou quase todo o ciclo da seleção mexicana e, embora tenha conquistado uma Copa Ouro, nunca conseguiu passar confiança. Na Copa do Mundo do Catar, a federação estava apenas esperando a eliminação na fase de grupos se consumar para demiti-lo. Não apenas falhou no objetivo de alcançar o quinto jogo (as quartas de final) como sequer chegou ao quarto.

Se a contratação de Martino pelo Barcelona em 2013, após Pep Guardiola e Tito Vilanova, pareceu um mimo a Messi, essa… também, mas agora faz sentido. Conhecer o craque e ter a sua confiança são atributos valiosos para ajudar na sua adaptação a um ambiente muito diferente ao que ele teve no Barcelona e até mesmo no Paris Saint-Germain. Os dois também trabalharam juntos na seleção argentina com duas finais de Copa América.

E tem méritos estritamente esportivos também. Martino é um técnico experiente, com feitos importantes na carreira e uma passagem de sucesso pela liga americana. Comandou as duas primeiras temporadas do Atlanta United na MLS e foi campeão logo na segunda, comandando um excepcional Josef Martínez. É imensamente mais qualificado do que seu antecessor, mais famoso pelos feitos como jogador.

Martino, que também se reencontrará com Sergio Busquets, tem quatro jogos da MLS antes da provável estreia de Messi – contra o Cruz Azul, pela Leagues Cup – e precisa melhorar imediatamente os resultados. O Inter Miami perdeu as últimas sete partidas pela liga americana e é o lanterna da Conferência Leste, a 11 pontos de uma vaga na pós-temporada. O próximo duelo será contra Austin, em casa, no sábado. Segundo o clube, o novo treinador começará o seu trabalho assim que a documentação trabalhista for regularizada.

O que disse David Beckham?

“Tata é um personagem altamente respeitado no nosso esporte, cujo currículo fala por si. Estamos confiantes que seus feitos no jogo e a experiência que tem como técnico serão uma inspiração para nosso time e empolgarão nossos torcedores. Estamos ansioso para ver o impacto que ele terá dentro e fora de campo”, disse um dos donos do Inter Miami.

- - Continua após o recado - -

Assine a newsletter da Trivela e junte-se à nossa comunidade. Receba conteúdo exclusivo toda semana e concorra a prêmios incríveis!

Já somos mais de 3.200 apaixonados por futebol!

Ao se inscrever, você concorda com a nossa Termos de Uso.

Os principais feitos de Tata Martino

  • Tetracampeão paraguaio com Libertad e Cerro Porteño (2002, 2003, 2004 e 2006)
  • Finalista da Copa América com o Paraguai (2011)
  • Campeão do Torneio Final e semifinalista da Libertadores com o Newell’s Old Boys 
(2013)
  • Duas finais de Copa América com a Argentina
 (2015 e 2016)
  • Campeão da MLS com o Atlanta United (2018)
  • Campeão da Copa Ouro com o México (2019)
Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo