Sem Xavi, Inter Miami escolhe plano que agrada Messi e aumenta ‘filial’ do Barcelona
Após a demissão do técnico Tata Martino, o Inter Miami contratou outro ícone do Barcelona para se juntar a Lionel Messi
Após a saída de Tata Martino por “motivos pessoais”, o Inter Miami tentou contratar uma lenda do Barcelona para assumir como treinador. Entretanto, a equipe de Lionel Messi acabou fechando com outro ícone do Barça.
Segundo a TyC Sports, o Inter Miami acertou a contratação de Javier Mascherano, que deve assinar um contrato de três temporadas. O ex-volante estava no comando da seleção argentina sub-23, que disputou os Jogos Olímpicos de Paris.
Vale reforçar que, antes de Mascherano, o time da MLS montou uma lista com pelo menos 12 nomes indicados ao cargo. Entre eles estava Xavi Hernández, que está livre no mercado desde que deixou o Barcelona, no final da temporada 2023/24.
Apesar do interesse no histórico camisa 6 dos Blaugranas, o Inter Miami voltou suas atenções ao compatriota de Messi. Mascherano terá sua primeira experiência profissional à frente de um clube.
Técnico desde o final de 2021, o argentino começou nas categorias de base de sua seleção, assumindo inicialmente o sub-20. Em janeiro de 2023, Javier Mascherano chegou a pedir demissão após ser eliminado no Campeonato Sul-Americano da categoria.
Como consequência, a Argentina não se classificou ao Mundial sub-20, mas acabou disputando a competição como país-sede. Os comandados de Mascherano acabaram caindo nas oitavas de final.
Apesar do retrospecto ruim, o presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA), Claudio Tapia, e o treinador da seleção principal, Lionel Scaloni, convenceram o ex-volante a continuar no cargo.
Por fim, Javier Mascherano levou a seleção argentina sub-23 até às quartas de final das Olímpiadas. Agora, seu desafio será ter sucesso comandando seus ex-companheiros de Barcelona, incluindo Lionel Messi.
Inter Miami vira filial do Barcelona nos EUA por causa de Messi
Contratado em meados de 2023, Lionel Messi se tornou o alicerce do projeto do Inter Miami na Major League Soccer. Não à toa, a equipe se tornou uma das mais conhecidas do mundo devido ao camisa 10.
Ao mudar de patamar, não é exagero dizer que o Inter Miami se tornou uma espécie de filial do Barcelona nos EUA devido a Messi. Com a chegada de Mascherano, já são cinco ex-jogadores dos Culés no time.
Além do craque argentino, Jordi Alba, Sergio Busquets e Luis Suárez também defendem as cores do Inter Miami. O quinteto foi campeão da Champions League com o Barcelona em 2014/15.
Javier Mascherano chegará com a missão de levar a equipe ainda mais longe na MLS. Na temporada regular, o Inter Miami teve a melhor campanha e se sagrou campeão da Supporters Shield, cujo título também rendeu uma vaga no Super Mundial de Clubes da Fifa.
Entretanto, na primeira fase dos playoffs, a equipe de Lionel Messi e companhia foi eliminada pelo Atlanta United, nas quartas de final da Conferência Leste. Como consequência, Tata deixou de ser o técnico em comum acordo com a diretoria.