Espanha

Xavi dá outra versão para não utilização de Vitor Roque no Barcelona

Treinador explica que esperava vinda da joia em outro momento da temporada

Xavi Hernández, técnico do Barcelona, deu nova explicação sobre a não utilização de Vitor Roque na equipe titular. O brasileiro foi contratado por 40 milhões de euros (R$ 222 milhões, aproximadamente) e chegou na Espanha em dezembro de 2023. Desde então, somou apenas 312 minutos em campo, o que, segundo Xavi, foi apenas uma questão de timing.

Para o treinador, o atacante deveria ter chegado ao final desta temporada, mas precisou antecipar sua ida para a Espanha em decorrência da lesão de Gavi, e aproveitar a lacuna financeira visando se manter dentro das regras de fair play financeiro da La Liga.

— A intenção não era que o Vitor viesse em dezembro. A opção se abriu com a lesão de Gavi. Para a formação dele, achamos que era a melhor coisa a fazer, e por isso tivemos a opção de incorporá-lo, e para ele conhecer a estrutura do clube — explicou Xavi.

Ainda segundo o treinador do Barcelona, os questionamentos acerca da falta de tempo de jogo de Vitor Roque não fazem sentido, já que é um jogador em desenvolvimento. No seu entendimento, outros atletas estão à frente do brasileiro no elenco, e que por este motivo, o jovem atacante não tem recebido tantas oportunidades.

— Há um debate que, para mim, não faz sentido. É um jogador em formação. Há jogadores que estão à sua frente e é por isso que joga menos, é assim que o entendo. Ele passou a vida inteira com jogadores jovens — reitera o técnico do Barcelona.

Vitor Roque pode sair do Barcelona ao final da temporada

Precisando de dinheiro para trazer novos reforços, o Barcelona aguarda pelo final da temporada para decidir se vai vender alguns de seus atletas, a fim de reforçar seu elenco. Nomes como Raphinha, Ter Stegen, e o próprio Vitor Roque estiveram em pauta para deixar a Espanha. No caso do jovem ex-Athletico Paranaense, a situação é um pouco diferente, já que o alto valor investido no jogador fez a diretoria do Barça repensar sua situação.

O Porto demonstrou interesse no futebol de Vitor Roque, e pode utilizar a influência do mais novo diretor esportivo da equipe portuguesa, Andoni Zubizarreta, que também trabalhou no Barcelona, para facilitar uma eventual negociação. Outra equipe de olho na situação do atacante é a Internazionale. Segundo apuração feita pelo La Gazzetta dello Sport, o clube italiano deve ir atrás do jovem caso Arnautovic saia da equipe ao final da temporada.

A Internazionale, assim como o Porto, deseja contratar Vitor Roque por empréstimo, caso o brasileiro não permaneça no Barcelona. Em relação ao time português, há a possibilidade de uma troca com Pepê para tentar fechar o negócio. A diretoria catalã parece estar disposta a ouvir as duas propostas, mas se depender do empresário do jogador, André Cury, o atacante do Barcelona só sairá da Espanha caso seja vendido em definitivo.

 

Foto de Lucas de Souza

Lucas de SouzaRedator

Lucas de Souza é jornalista formado pela Universidade São Judas em São Paulo. Possui especialização em Marketing Digital pela Digital House, e passagens pelos sites Futebol na Veia e Futebol Interior.
Botão Voltar ao topo