Espanha

Xavi: “Espanhol não é uma liga de dois times”

O Campeonato Espanhol é visto, com justiça, como uma liga só de dois times na disputa pelo título. Não por acaso: nos últimos dez anos, só uma vez Barcelona e Real Madrid não ocuparam as duas primeiras posições na tabela. Foi em 2008, quando o Villarreal ficou com o vice-campeonato, mas o Real Madrid foi campeão e o Barcelona foi terceiro. Apesar disso, Xavi, um dos símbolos do time atual do Barça, acredita que o Campeonato Espanhol tem mais concorrentes ao título.

“Eu não acho que é uma disputa de dois times”, afirmou o jogador. “Há times que irão lutar… O Málaga provou que não é fácil vencer ninguém. Eles defenderam bem no primeiro tempo, eles estiveram bem fechando os espaços, então nós tentamos jogar pelos pontas”, declarou o jogador. “Eles confiaram em contra-ataques no segundo tempo, mas, em geral, nós fizemos bem o nosso trabalho. Estou feliz”, analisou Xavi, depois da vitória por 1 a 0 do Barcelona sobre o Málaga.

Não dá para dizer que o Campeonato Espanhol tem uma disputa de mais de dois times. Claro que é muito difícil ganhar o campeonato, porque Barcelona e Real Madrid são dois dos melhores times do mundo e, por isso, a disputa entre eles costuma ser bem acirrada. Mas é fácil perceber que a diferença entre esses dois times e os demais é enorme. O Atlético de Madrid, com um bom trabalho em contratações, mas sem ter o dinheiro absurdamente maior de Real Madrid e Barcelona, não consegue competir com os dois. Xavi pode querer valorizar a própria liga,mas a verdade é que todo mundo sabe que um dos dois gigantes será o campeão espanhol em maio.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo