Xabi Alonso enfim reage à polêmica com Valverde no Real Madrid
Em coletiva de imprensa, treinador esclareceu questões com Valverde e Rodrygo
O técnico do Real Madrid, Xabi Alonso, respondeu em entrevista coletiva nesta sexta-feira (3) sobre a possível insatisfação de Federico Valverde atuando improvisado na lateral-direita. O treinador espanhol desmentiu qualquer incômodo de seus jogadores e preferiu manter um discurso pacificador.
— Nenhum jogador jamais me disse que não queria jogar em determinada posição. Nem ele, nem o Rodrygo. Isso nunca aconteceu. Todos estão muito dispostos, e aí eu decido com base no que é melhor para o time. Isso é algo que vou deixar claro — começou o treinador.
A fala de Xabi responde o que foi dito por Valverde após a derrota dolorida por 5 a 2 para o rival Atlético de Madrid em La Liga. Na ocasião, o uruguaio afirmou que não se sentia confortável na posição escolhida pelo treinador.
— Eu não nasci para jogar como lateral, não cresci aprendendo a jogar como lateral, e quando joguei lá, me senti orgulhoso de ter ido bem — afirmou o atleta que normalmente atua como meia.

Após essa fala, a imprensa espanhola noticiou que Valverde teria se negado a jogar como lateral, e por isso, teria ficado fora do jogo contra o Kairat, pela Champions League. Asencio foi o escolhido para ocupar a posição na partida, enquanto o uruguaio não participou do jogo.
Além disso, a informação também trazia que Rodrygo teria pedido para atuar pelo lado esquerdo. O brasileiro iniciou o jogo contra o Kairat no banco de reservas, entrou no decorrer do jogo, e foi peça fundamental para o resultado positivo da equipe.
— Temos a sorte de passar muito tempo juntos, conversar bastante e corrigir as coisas. A equipe é o mais importante, e todos serão importantes e terão o seu momento. Esta não é uma situação nova, é algo com que temos que conviver e sabemos que vai acontecer novamente. Estamos tranquilos — afirmou Xabi Alonso.
— Somos próximos quando nos preparamos para as partidas, quando comemoramos e quando perdemos. Sempre notei a confiança que os jogadores têm em mim, sabendo o que está por vir — completou.

Trabalho de Xabi Alonso ainda não convence
No Real Madrid desde maio de 2025, Xabi Alonso ainda não conseguiu convencer totalmente o torcedor. Sem chegar a um bom equilíbrio coletivo, o clube também sofreu duas goleadas (4 a 0 para o PSG e 5 a 2 para o Atlético de Madrid), e precisa lidar com essas questões envolvendo alguns jogadores.
Isso gera comparações com o trabalho realizado por Carlo Ancelotti, antecessor de Xabi Alonso. O italiano possuia uma ótima gestão de elenco e tinha uma “liderança tranquila”.
Além dos atletas já citados, Alonso também teve questões envolvendo Vini Jr. Embora sempre tente ser diplomático em suas explicações sobre a maneira em que utiliza o jogador.
Agora, Xabi Alonso terá confronto contra o Villarreal neste sábado (4), às 16h (de Brasília), por La Liga. Depois, o clube recebe a Juventus, pela Champions League, no dia 22 de outubro, às 16h (de Brasília).



