Espanha

‘Ingrato’: ex-Real Madrid critica Vini Jr e diz para quem daria a Bola de Ouro

Jorge López Marco, ex-jogador do Real Madrid, disse que a Espanha não é racista e criticou o postura do brasileiro

Vinicius Junior: ame-o ou odeio-o. Tem sido assim na Espanha. Nem mesmo o protagonismo no principal clube do país – e do mundo – tem livrado o camisa 7 das muitas criticas em relação à sua postura firme contra o racismo.

:marca_de_verificação_branca: Siga a Trivela no Threads e no BlueSky

Frequentemente, algum ex-jogador, dirigente ou, até mesmo, jornalista discorda publicamente do brasileiro. Não faz muito tempo que até “culpa” por sofrer atos racistas recaiu sobre Vini, vítima constante de injúria racial.

A bola da vez foi o ex-atacante com passagens pelo Real Madrid, Jorge López Marco, que defendeu os Merengues de 1999 a 2003.

Tote, com era conhecido, fez boa parte da sua carreira na segunda divisão do país, defendendo o modesto Hércules. Em entrevista ao portal espanhol AS, o ex-jogador chamou Vini Jr. de “ingrato” e classificou as ações do brasileiro com “erros”.

[Vini] está cometendo muitos erros. A Espanha não é racista. Existem alguns tolos, como há no seu país e em qualquer outro, mas não aceito que ele diga isso porque não é verdade. Há muitos jogadores negros na liga, mas só provocam ele. Algum motivo tem“, disparou o ex-jogador.

‘Ingrato', diz ex-jogador sobre atitudes de Vini Jr.

Apesar das muitas críticas que sofre, quando o assunto é combate ao racismo, Vini Jr. não poupa palavras e ações.

Não faz muito tempo que o jogador cobrou uma postura mais enérgica da FIFA em relação aos muitos casos de racismo envolvendo ele e alguns de seus companheiros de clube e chegou até a sugerir a exclusão da Espanha como sede da Copa do Mundo de 2030.

A cobrança do brasileiro irritou o ex-jogador. Segundo Jorge López Marco, diante de tudo que o brasileiro conquistou no país, suas atitudes refletem uma ingratidão.

— Ele não é ninguém para dizer que a Copa do Mundo deveria ser tirada de nós. Isso é ser ingrato com tudo o que a Espanha lhe dá. É desrespeitoso — disse Jorge López Marco.

Vini Jr., do Real Madrid. Foto: Imago
Atacante do Real Madrid é um dos favoritos ao prêmio da Bola Ouro de 2024. Foto: Imago

As palavras do ex-jogador, porém, vão de encontro com as atitudes da própria La Liga – e do país – que reconheceram as atitudes racistas como criminosas, e aplicaram condenações aos infratores.

Somente na última semana, um torcedor foi condenado a um ano de prisão pelo crime de injúria racial contra o brasileiro e Samuel Chukwueze, que hoje defende o Milan.

Além disso, a própria La Liga exigiu a prisão dos torcedores envolvidos na campanha racista que sugeria atos racistas no clássico contra o Atlético de Madrid, neste domingo (29). A Federação é pediu a detenção imediata de todos que incentivarem esses comportamentos.

Para quem vai a Bola de Ouro?

Daqui a um mês a revista France Football vai divulgar o vencedor da tão cobiçada Bola de Ouro. O brasileiro Vinicius Jr. é um dos favoritos à conquista, ao lado do outro Madridista Jude Bellingham, e o volante do Manchester City, Rodri.

Mas, para Jorge López Marco, o favorito à Bola de Ouro é outro. O ex-jogador reconheceu que Vini tem “qualidades”, mas garantiu que se precisasse escolher algum outro Merengue para entregar a conquista, este não seria o brasileiro.

Carvajal, lateral do Real Madrid. Foto: Imago
Para Jorge López Marco, Carvajal é o jogador do Real Madrid que merece a Bola de Ouro. Foto: Imago

— Vini tem muitas qualidades marcantes, mas há jogadores que gosto mais como Rodrigo ou Mbappé. Se fosse alguém do Madrid, escolheria o Carvajal, pela sua qualidade e pela sua carreira — disse o ex-jogador.

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo