AlemanhaArgentinaBrasilCopa da InglaterraEspanhaFrançaInglaterraItáliaSerie A

Um fim de semana recheado de clássicos para ninguém botar defeito

Itália, Inglaterra, Pernambuco, São Paulo e Escócia preparam-se para um fim de semana de clássicos no futebol mundial, com a licença poética de incluir Juventus x Milan e Chelsea x Manchester United, que serão realizados, respectivamente, nesta sexta-feira e na próxima segunda. Mas mesmo o sábado e o domingo estão recheados de atrações, com o dérbi de Gênova, o retorno do Campeonato Argentino, o quarto Old Firm da temporada e o duelo entre Palmeiras e São Paulo pelo Campeonato Paulista.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV DO FIM DE SEMANA

O jogão

Chelsea x Manchester United
Segunda-feira, 16h45 (ESPN Brasil)
Cotações da Oddshark: Chelsea (1.88), Manchester United (4.42), empate (3.44)

As duas equipes em melhor forma na Inglaterra enfrentam-se, na segunda-feira, prolongamento da rodada do fim de semana, pelas quartas de final da FA Cup. O Chelsea é o líder absoluto e incontestável da Premier League, com dez pontos de distância para o segundo colocado, em contagem regressiva para selar o título. Desde outubro, período que compreende 25 partidas, a equipe de Antonio Conte foi derrotada apenas duas vezes: com reservas, pelo West Ham, na Copa da Liga Inglesa, e pelo Tottenham.

O Manchester United também está em uma sequência bem respeitável: uma única derrota nas últimas 28 partidas, para o Hull City, no jogo de volta da semifinal da Copa da Liga, resultado que significou a classificação dos Red Devils mesmo assim. O problema é que o time de Mourinho empata muito mais que o adversário e, no geral, tem um desempenho pior em campo. Considerando os períodos de quase invencibilidade das duas equipes, o United tem oito empates, inclusive na última quinta-feira, contra o Rostov, pela Liga Europa, enquanto os Blues somam apenas dois.

O clássico

Juventus x Milan
Sexta, 16h45 (ESPN Brasil)
Cotações da Oddshark: Juventus (1.43), Milan (8.35), empate (4.60)

Depois de sete vitórias seguidas, a Juventus finalmente tropeçou no Campeonato Italiano, ao empatar com a Udinese, por 1 a 1, na última rodada. Mas, como a Roma também perdeu, a vantagem da líder ainda é de consideráveis oito pontos. A Velha Senhora não tropeça duas vezes seguidas na Serie A desde setembro de 2015, quando teve aquele início péssimo de campeonato e perdeu do Napoli após empatar com o Frosinone. O próximo adversário, porém, será casca grossa. Além de toda a rivalidade, o Milan vem em boa fase no Italiano, com quatro vitórias e um empate nas suas últimas cinco partidas, compensando seu complicado começo de ano. Será a quarta vez que os rivais enfrentam-se, nesta temporada, e o Milan está em vantagem: venceu pela Serie A e conquistou a Supercopa, nos pênaltis. Mas foi eliminado da Copa da Itália, com derrota por 2 a 1, no duelo mais recente, no final de janeiro.

Fique de olho

Banfield x Boca Juniors
Sábado, 19h10 (sem transmissão para o Brasil)
Cotações da Oddshark: Banfield (3.35), Boca Juniors (2.21), empate (3.19)

O longo verão terminou, e o Campeonato Argentino está de volta, depois de ter sido resolvido o problema financeiro que motivou uma greve dos jogadores. A última rodada foi realizada em dezembro, uma semana antes do Natal, o que significa que os clubes estão há quase três meses sem jogos oficiais para disputar. E logo na retomada há uma partida bem interessante. O líder Boca Juniors, que terminou o ano com quatro vitórias seguidas, encara o Banfield, que subiu ao quinto lugar, depois de ganhar cinco partidas em sequência. O técnico Guillermo Barros Schelotto tem uma preocupação séria: não conta mais com Carlos Tevez, que se transferiu para a China e havia marcado cinco vezes para o Boca no campeonato.

Hertha Berlim x Borussia Dortmund
Sábado, 11h30 (ESPN Brasil)
Cotações da Oddshark: Hertha Berlim (5.31), Dortmund (1.69), empate (3.86)

O Borussia Dortmund oscila na temporada, mas está empolgado. Fez 6 a 2 no Bayer Leverkusen, na última rodada da Bundesliga, e eliminou o Benfica, nas oitavas de final da Champions League, sem dificuldades, ao vencer por 4 a 0 no Signal Iduna Park. Agora, o duelo será longe dos seus domínios, contra o quinto colocado do Campeonato Alemão, que ocupa essa posição mais pelos resultados da primeira metade do torneio. O Hertha Berlim conseguiu apenas três vitórias nas últimas nove rodadas, e duas delas foram contra o Ingolstadt e o Darmstadt, os lanternas da Bundesliga. Mais uma vitória para o Dortmund?

Arsenal x Lincoln
Sábado, 14h30 (ESPN)
Cotações da Oddshark: Arsenal (1.07), Lincoln (32.21), empate (12.88)

Até onde vai o conto de fadas do Lincoln City? A equipe da quinta divisão já se tornou a primeira non-league (no sistema de ligas atual da Inglaterra, abaixo da quarta divisão) a chegar às quartas de final da Copa da Inglaterra em 103 anos, mas agora o buraco é mais embaixo. É verdade que os heróis do Lincoln conseguiram eliminar o Burnley, fora de casa, por 1 a 0. Só que o próximo desafio é no Emirates Stadium, contra o Arsenal, com Arsène Wenger mais pressionado do que nunca e louquinho para se recuperar da pesada derrota por 5 a 1 para o Bayern de Munique, também em casa, na última terça-feira.

O cara

Bernardo Silva
Monaco x Bordeaux
Sábado, 13h (SporTV)
Cotações da Oddshark: Monaco (1.47), Bordeaux (7.09), empate (4.52)

Bernardo Silva, um dos destaques do Monaco (Foto: Getty Images)
Bernardo Silva, um dos destaques do Monaco (Foto: Getty Images)

A atuação de Bernardo Silva já havia sido muito boa contra o Manchester City, e ele deu sequência à ótima temporada  com um belo passe para Mbappé, na última goleada do ataque arrasador do Monaco, domingo passado, por 4 a 0, sobre o Nantes. Ele já soma nove gols e seis assistências na temporada e tentará melhorar seus números contra o Bordeaux, , quinto colocado, no segundo jogo em casa seguido do líder da Ligue 1.

O reencontro

Náutico x Santa Cruz
Domingo, 16h
Cotações da Oddshark: Náutico (2.36), Santa Cruz (3.12), empate (3.38)


Ainda é começo de março, mas Náutico e Santa Cruz vão para o terceiro confronto do ano, mais uma vez pelo Grupo A da Copa do Nordeste. A vitória interessa mais ao Timbu, que é terceiro colocado da chave, a quatro pontos do vice-líder Campinense, e foi derrotado por 1 a 0 no outro clássico do torneio regional. O Santa está na ponta do grupo, com 10 pontos. O segundo duelo entre os rivais foi pelo Campeonato Pernambucano e terminou 1 a 1.

Vale uma zapeada

Palmeiras x São Paulo
Sábado, 16h (Premiere)
Cotações da Oddshark: Palmeiras (2.49), São Paulo (2.78), empate (3.20)

Com os dois times liderando confortavelmente seus grupos no Campeonato Paulista, o Choque-Rei deste sábado serve mais para colocar frente a frente o elenco mais completo do país contra a interessante equipe são-paulina que se forma sob o comando de Rogério Ceni. Como o Palmeiras está entre partidas da Libetadores, Eduardo Baptista deve poupar alguns jogadores. Borja, que saiu do empate contra o Atlético Tucumán sentindo dores, é um candidato. Os veteranos Edu Dracena e Zé Roberto também. Felipe Melo está suspenso. O São Paulo vem embalado pela boa vitória sobre o ABC, por 3 a 1, com dois gols de Luis Araújo, que também está em grande fase.

Celtic x Rangers
Domingo, 9h (Fox Sports)
Cotações da Oddshark: Celtic (1.36), Rangers (8.26), empate (5.01)

A campanha doméstica do Celtic é irrepreensível nesta temporada (Foto: Getty Images)
A campanha doméstica do Celtic é irrepreensível nesta temporada (Foto: Getty Images)

O que não falta na Escócia é clássico. Se Celtic e Rangers enfrentaram-se apenas duas vezes entre 2012 e 2016, enquanto o Rangers sofria para retornar à primeira divisão, o Old Firm deste fim de semana será o quarto da temporada. E o Celtic de Brendan Rodgers ganhou os três primeiros. Na verdade, o Celtic tem ganhado de todo mundo e tentará a 18ª vitória seguida na temporada no duelo contra o maior rival.

Genoa x Sampdoria
Sábado, 16h45 (Fox Sports)
Cotações da Oddshark: Genoa (2.64), Sampdoria (2.81), empate (3.27)

O dérbi de Gênova é uma das atrações da rodada do Campeonato Italiano. A Sampdoria tem levado vantagem nos clássicos recentes, com quatro vitórias e um empate em seis duelos, e está em melhor fase, invicta há seis rodadas. Já o Genoa voltou a ganhar um jogo, no último domingo, contra o Empoli, depois de 11 partidas sem vitória. Mas sabe como é: clássico é clássico.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo