Espanha
Tendência

Com mais técnicos que vitórias na temporada, Elche é rebaixado no ano do seu centenário

O clube valenciano caiu com Sebastián Beccacece no comando, o quarto técnico em uma campanha na qual venceu três vezes

O Elche completou 100 anos de história em janeiro e, apenas alguns meses depois, foi rebaixado à segunda divisão do Campeonato Espanhol. Era apenas uma questão de tempo para o clube da Comunidade Valenciana, que contratou o técnico argentino Sebastián Beccacece, no fim de março, para tentar evitar o inevitável. A derrota por 2 a 1 para o Almería nesta terça-feira foi a pá de cal de uma péssima campanha, com apenas três vitórias em 33 rodadas, com sete empates e 23 derrotas – e quatro técnicos.

Ex-assistente de Jorge Sampaoli e treinador do Defensa y Justicia, frequentemente especulado em clubes brasileiros, Beccacece comandou o Elche em sete rodadas e perdeu seis delas. Sabe-se lá o que aconteceu no último fim de semana, quando conseguiu encaixar uma goleada por 4 a 0 sobre o Rayo Vallecano, que está na briga por vaga em competições europeias. E até conseguiu competir contra o Almería, também ameaçado pela queda, mas, se foi um esboço de reação, chegou tarde demais. O Elche chega a no máximo 31 pontos. O Valencia, em 17º lugar, tem 33.

O Elche subiu ao fim da temporada 2019/20, em condições dramáticas. Terminou a temporada regular em sexto lugar, o que lhe daria uma vaga nos playoffs, mas ainda poderia ser ultrapassado pelo Fuenlabrada, que teve o seu último jogo contra o Deportivo La Coruña adiado por causa de um surto de casos de Covid-19 em seu elenco. Precisava apenas do empate e, cheio de jogadores da base no elenco e muito desfalcado, estava conseguindo-o até os acréscimos do segundo tempo, quando o Depor, já rebaixado, conseguiu a virada. Depois de despachar o favorito Zaragoza na semifinal, buscou um gol aos 51 minutos da etapa final contra o Girona para garantir o acesso.

O resultado encerrou cinco anos longe da elite, com direito a uma rápida passagem pela terceira divisão em 2017/18. Essa nova visita à primeira divisão, porém, durou apenas três anos, apesar de contrações de alguns nomes conhecidos, como Emiliano Rigoni, Guido Carrillo, Pablo Piatti, Darío Benedetto, Lucas Pérez, Javier Pastore e Federico Fernández, nas janelas desse período. O Elche nunca conseguiu ficar muito longe da zona de rebaixamento. Escapou em 2020/21 por dois pontos e, na temporada seguinte, por quatro, embora tenha terminado em um decente 13º lugar.

Como costuma acontecer nessas situações, houve pouca estabilidade no comando técnico do Elche. Fran Escribá havia conseguido uma salvação milagrosa no retorno do clube a La Liga, mas foi demitido no ano seguinte. Francisco assumiu no seu lugar e conseguiu uma campanha melhor, mas saiu no último mês de outubro, depois de seis derrotas e um empate na sete primeiras rodadas. Embora já se falasse em Beccacece para o seu lugar, o Elche promoveu o retorno de Jorge Almirón, justamente o técnico que começou esse período na elite, em agosto de 2020. Almirón durou menos de um mês, e Pablo Machín dirigiu a equipe entre novembro e março, quando Beccacece chegou.

O Elche passou todo o primeiro turno sem vencer. Conseguiu somar três pontos pela primeira vez na 20ª rodada, em casa, contra o Villarreal. Também bateu o Mallorca, como visitante, além daquela goleada sobre o Rayo Vallecano. Era um momento em que até dava para imaginar que estava ensaiando uma reação. Em nove rodadas entre janeiro e março, somou nove pontos de 27 possíveis, um aproveitamento ruim, mas não trágico e essa pontuação representa mais da metade do que ele tem neste momento. Mas a sequência de derrotas recomeçou, e Beccacece não conseguiu freá-la.

Lucas Boyé teve uma oportunidade boa de abrir o placar, aos 10 minutos nesta terça-feira, com um chute cruzado que passou perto da trave. Fidel, pouco depois, apareceu livre na segunda trave, mas furou a finalização. Aos 22 minutos, escanteio cobrado na área do Elche, a bola ficou viva e caiu para Léo Baptistão completar na cara do goleiro. Gerard Gumbau perdeu uma chance clara de empatar na sequência, e Fidel teve um gol anulado porque a bola havia saído antes do cruzamento. Adrián Embarba ampliou para o Almería, no começo da etapa final, com uma boa jogada individual. O gol de honra foi marcado Ezequiel Ponce, aos 45 minutos,

O Elche teve quatro técnicos nesta temporada, e apenas três vitórias.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo