Espanha

Tchouaméni isenta Gavi de culpa em lesão sofrida no clássico entre Real Madrid e Barcelona

Meia francês deve ficar de fora dos gramados por 45 dias; Tchouaméni perderá de cinco a seis jogos na temporada

O Real Madrid bateu o Barcelona por 2 x 1, no grande clássico disputado no último sábado no Estádio Olimpic Lluis Companys, na Catalunha. Gündogan abriu o placar para o time Blaugrana, e Jordan Bellingham colocou seu nome na história do confronto ao marcar os dois gols do time Merengue. Entretanto, o time madrilenho sofreu uma baixa considerável após o jogo, com a lesão do volante Tchouméni, que deve ficar fora dos gramados por mais de um mês.

Tchouaméni lesionou o segundo metatarso do pé esquerdo, e segundo um vídeo divulgado nas redes sociais parte da torcida do Real Madrid estava atribuindo a lesão do francês ao jovem Gavi, que chegou a se chocar contra o volante em determinado momento da partida. Entretanto, em um ato de honestidade e de muita hombridade por parte do volante, o jogador defendeu seu companheiro de trabalho, afirmando que acabou se lesionando no final do primeiro tempo de jogo.

Apesar de ter aguentado a dor em seu pé, e ter jogado todo o encontro diante do Barcelona no último sábado, assim que pisou em Madrid, acabou tendo constatada a sua lesão. Sendo assim, Camavinga poderá ganhar a vaga no meio-campo, enquanto seu compatriota se recupera. O próximo compromisso do Real na temporada será diante do Rayo Vallecano, pela 12ª rodada da La Liga. A partida acontece no próximo domingo (5), às 17h (horário de Brasília), no Estádio Santiago Bernabéu.

Tchouaméni sofre lesão delicada, e desfalca o Real Madrid no próximo jogo da Champions League

O volante francês, desde a pré-temporada realizada pelo Real Madrid nos Estados Unidos, mostrou ser uma peça de sustentação defensiva e equilíbrio na saída de bola do time Merengue. Porém, com a confirmação de sua lesão, será necessária paciência, e um trabalho de excelência por parte do departamento médico do clube, para que o jogador possa voltar, e manter seu nível de exibição.

Em 11 jogos na temporada, Tchouaméni marcou um gol, mantendo uma média de 93% de efetividades nos passes curtos e 81% em lançamentos longos. Defensivamente, o volante tem quase dois desarmes por partida e ao menos uma interceptação por jogo. Portanto, é fundamental na fase defensiva do time Merengue, que se projeta para recuperar a bola assim que a perde, e importante no processo de construção das jogadas, seja lançando do campo de defesa, ou encontrando passes em profundidade.

A fratura do metatarso, lesão diagnosticada em Tchouaméni, exige um tratamento mais conservador, sem imobilização do tornozelo, e somente em alguns casos é necessária intervenção cirúrgica, o que não parece ser o caso do volante francês. Portanto, se tudo correr normalmente, o período que o jogador vai ficar fora dos gramados pode chegar a um mês e meio, cerca de 45 dias. Sendo assim, o jogador pode perder de cinco a seis jogos do Real Madrid na temporada, incluindo os confrontos diante do Braga, e provavelmente diante do Napoli pela Champions League.

Ancelotti pode ter problemas para repôr a ausência de Tchouaméni

O substituto natural de Tchouaméni seria Camavinga no meio-campo. Entretanto, o time do Real Madrid tem outro problema para a lateral-esquerda, já que Ferland Mendy se lesionou aos seis minutos do 2º tempo diante Barcelona, e é mais um desfalque confirmado do time Madrilenho. Com isso, dois caminhos são possíveis para o treinador italiano escalar o time para os próximos jogos.

Camavinga seria o escolhido para atuar na meia cancha, na vaga de Tchouaméni, e com isso, Fran Garcia, jogador revelado no próprio Real Madrid, e que estava no Rayo Vallecano assumiria a posição na lateral-esquerda. Entretanto, Fran não vem se apresentando bem, e com isso, o francês deve assumir o posto na defesa, o que abre espaço para Modric jogar um pouco mais na temporada.

Foto de Lucas de Souza

Lucas de Souza

Existe um ditado que diz que o bom filho a casa retorna não é? Pois bem, sou Lucas de Souza, redator e repórter do Futebol na Veia, de volta ao site após quatro anos, e agora redator do Trivela, um dos maiores portais de futebol do Brasil. Sou jornalista, especializado em Marketing digital e narrador do Portal Futebol Interior e também da RP2Marketing.
Botão Voltar ao topo