Espanha

Simeone condena decisão de La Liga após tragédia climática em Valência: ‘não faz sentido’

Técnico do Atlético de Madrid se sensibiliza com as vítimas e defende adiamento da rodada; Hansi Flick também se manifesta

Na manhã deste domingo (3), às 10h (horário de Brasília), o Atlético de Madrid recebe o Las Palmas, em jogo válido por La Liga. Mas se dependesse apenas de Diego Simeone, no entanto, a partida em questão não aconteceria. Para o técnico colchonero, todos os duelos da 12ª rodada deveriam ter sido adiados.

Em coletiva concedida neste sábado (2), Simeone condenou a decisão de La Liga em manter oito jogos neste fim de semana após as graves inundações que causaram centenas de mortes na região de Valência. Mais de 200 pessoas morreram e dezenas continuam desaparecidas.

— Não faz sentido algum (a realização da 12ª rodada). O que está acontecendo é muito difícil. É emocionante ver pessoas saindo às ruas para ajudar, com uma pá e ferramentas. Isso fala muito bem do país, das pessoas. Queremos ajudar onde pudermos. Há pessoas passando por um momento muito ruim. É muito triste — disse Simeone.

A tragédia, vale destacar, já é considerada o pior desastre relacionado a enchentes na Europa desde 1967, quando cerca de 500 pessoas morreram em Portugal.

De acordo com Pedro Sánchez, primeiro-ministro espanhol, aproximadamente oito mil soldados estão sendo mobilizados para ajudar o corpo de bombeiros nos resgates e recuperação de vítimas.

Além disso, diversos voluntários vem auxiliando na limpeza das ruas e no fornecimento de comida e água para os necessitados.

Voluntários civis intervém nas ruas de Valência
Voluntários civis intervém nas ruas de Valência (Foto: IMAGO Images)

Hansi Flick compartilha do mesmo pensamento

Se unindo a Simeone, Hansi Flick também lamentou a tragédia climática que atingiu Valência. Neste sábado (2), véspera do jogo contra o Espanyol, o treinador do Barcelona se colocou à disposição para ajudar as famílias afetadas pelas fortes chuvas.

— Não é fácil tomar uma decisão porque a rodada começou ontem (sexta-feira). Para mim, é uma tragédia. Também aconteceu na Alemanha há três anos, é muito duro ver isso. Se pudermos ajudar a região… mas quanto ao resto, é a Liga que decide.

Ao ser questionado sobre o que faria caso a decisão de cancelar a rodada de La Liga dependesse dele, Flick respondeu que provavelmente adiaria todas as partidas.

— Se eu pudesse tomar a decisão, talvez a tomasse, porque é uma tragédia para a região e para a Espanha, então talvez sim — concluiu.

Hansi Flick, técnico do Barcelona
Hansi Flick, técnico do Barcelona (Foto: IMAGO Images)

Quais jogos de La Liga foram adiados?

Na última quinta-feira (31), a Real Federação Espanhola de Futebol atendeu ao pedido de La Liga e adiou o jogo entre Valencia e Real Madrid, que estava marcado para este sábado (2), às 17h (horário de Brasília), no Estádio Mestalla.

Neste sábado, na vitória do Girona sobre o Leganés, um dos duelos que não foram adiados, o lateral Miguel Gutiérrez homenageou as vítimas do desastre climático ao abrir o placar no estádio Montilivi.

O duelo entre Vilarreal e Rayo Vallecano e outras três partidas da segunda divisão também foram suspensas — Castellón x Ferrol, Eldense x Huesca e Levante x Málaga.

“A RFEF concordou com o adiamento de vários jogos que se realizariam neste fim de semana na Comunidade Valenciana, gravemente afetada pelas enchentes que causaram vítimas mortais e numerosos danos materiais”, publicou a Federação.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme CalvanoRedator

Jornalista pela UNESA, nascido e criado no Rio de Janeiro. Cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na Trivela, é redator e escreve sobre futebol brasileiro e internacional.
Botão Voltar ao topo