Espanha

Sete é o número

“Ainda dá?” Parece surreal falar se é possível tirar 7 pontos de diferença com 13 rodadas ainda por disputar, mas Barcelona e Real Madrid fazem temporadas tão dominantes que qualquer ponto perdido parece motivo para o adversário sair à rua comemorando. Por isso o empate deste sábado contra o Deportivo em A Coruña foi tão lamentado. Foi como se a esperança de título fosse embora naquele 0 a 0.

A resignação dos madridistas é justificável. Após 25 rodadas, o Barcelona perdeu apenas 7 pontos. Precisa desperdiçar mais 8, no mínimo, para o Real ser campeão. O nível de hegemonia dos catalães vai mais longe: em 2010/11, o clube já conseguiu vencer todos os participantes do campeonato (repetindo feito das duas últimas temporadas). É um cenário de universo alternativo, em que desempenhos perfeitos se tornam possíveis tamanho o desnível dos dois gigantes diante dos demais.

Para avaliar as hipóteses do Real Madrid, é preciso pescar cada chance de tropeço do Barcelona. E, de pontinho em pontinho, tentar tirar essa diferença. Pela tabela, as próximas sete rodadas são fundamentais, pois concentram os principais desafios ao time de Guardiola. Então, vamos a um avaliação jogo a jogo, sempre considerando um ponto de vista pró-Real, para ver se o título está ou não decidido.

26ª rodada: Valencia x Barcelona / Real Madrid x Málaga

Primeira boa chance para o Real Madrid. O Valencia está abrindo vantagem em relação ao Villarreal, mas ainda precisa de mais segurança para ficar com a terceira posição no campeonato (importante por dar vaga automática à fase de grupos da LC). É um jogo complicado, e não seria nada surpreendente se os catalães saíssem de campo sem os três pontos. Enquanto isso, o Real Madrid tem obrigação de vencer o lanterna Málaga. Se não o fizer, nem merece estar fazendo contas pelo título.
Projeção madridista: 69×64 (Barça empata)

27ª rodada: Barcelona x Zaragoza / Racing de Santander x Real Madrid

Rodada favorável ao Barcelona. Na expectativa de jogos decisivos pela Liga dos Campeões, dificilmente os dois gigantes espanhóis entrarão em campo com força máxima (mesmo que os titulares sejam escalados, eles deverão poupar esforços). Nesse aspecto, o Barcelona tem vantagem pois, joga em casa diante de um adversário desesperado. O Real vai a Santander, e pega um time que não perde há cinco partidas (pode ser seis, pois tem o Almería na próxima rodada). Confronto delicado, mas será necessário descobrir modos de vencer partidas apertadas.
Projeção madridista: 72×67 (ambos vencem)

Rodada da LC: Barcelona x Arsenal / Real Madrid x Lyon

28ª rodada: Sevilla x Barcelona / Real Madrid x Hércules

O Sevilla é um dos times mais sem graça do campeonato. Os jogos são insossos e a equipe parece fazer questão de mostrar que tem muito mais futebol do que apresenta. Ainda assim, é um time com potencial de atrapalhar, ainda mais diante de um Barcelona desgastado por um jogo decisivo contra o Arsenal. O Real Madrid enfrenta o Hércules, dono de uma estatística impressionante como visitante: desde que venceu o Barcelona no Camp Nou, na segunda rodada, o time de Alicante marcou apenas um gol fora de casa (e foi contra o Almería). Mais um jogo que o Real tem obrigação de vencer se quiser ser campeão.
Projeção madridista: 73×70 (Barça empata)

29ª rodada: Barcelona x Getafe / Atlético de Madrid x Real Madrid

No papel, o trabalho do Barcelona é muito mais simples. Recebe o pálido Getafe enquanto o Real joga um dérbi local como visitante. O Atlético de Madrid, porém, é capaz de variar uma atuação de campeão mundial com outra de rebaixado no Campeonato Albanês. Contra o rival local, costuma apresentar-se do segundo modo, sempre encontrando formas criativas de entregar a paçoca.
Projeção madridista: 76×73 (ambos vencem)

30ª rodada: Villarreal x Barcelona / Real Madrid x Sporting de Gijón

O Barcelona começa a se incomodar com a aproximação madridista. Além disso, pode estar com a cabeça voltada às quartas de final da Liga dos Campeões, no meio de semana seguinte (que pode, inclusive, ser um Barça x Real, mas um clássico espanhol nesta altura da LC seria tão estratégico para a temporada de ambos que vamos tratar como se não ocorresse ainda). Pela frente, pega o Villarreal, que pode estar envolvido com a Liga Europa, mas priorizará a consolidação de sua vaga na Liga dos Campeões 2011/12. De um ponto de vista otimista para o Real Madrid, essa pode ser a segunda derrota dos blaugranas no campeonato. Enquanto isso, os merengues fazem o básico para ganhar do Sporting.
Projeção madridista: 76×76 (Barça perde)

Rodada da LC: jogos de ida das quartas de final

31ª rodada: Barcelona x Almería / Athletic Bilbao x Real Madrid

Em uma rodada ensanduichada pela Liga dos Campeões, há uma boa chance de as duas equipes estarem com o foco longe do Campeonato Espanhol. O Barcelona pode estar até com time B que é favorito em casa contra o Almería. O Real Madrid pode ter problemas sérios em Bilbao, ainda mais se o Athletic precisar de pontos para brigar por um lugar na Liga Europa (a Liga dos Campeões já parece inacessível).
Projeção realista: 79×77 (Real empata)

Rodada da LC: jogos de volta das quartas de final

32ª rodada: Real Madrid x Barcelona

Se Real e Barça se encontrarem nas quartas de final da LC, esse seria o terceiro jogo de uma série de quatro em três semanas. Talvez eles nem se lembrem mais para que competição a partida é válida. É a chance final do time de José Mourinho e Cristiano Ronaldo em La Liga. Devolver os 5 a 0 da partida de ida – e ter a vantagem do confronto direto no caso de empate em pontos – é inviável, mas uma vitória magra já serve para ter os três pontos e, pela projeção, a liderança do campeonato. Se o Real quer, de fato, ficar com o título, precisa descobrir como vencer o Barcelona diretamente. E tem time para isso.
Projeção madridista: 79×80

Final da Copa do Rei: Real Madrid x Barcelona

Da 33ª à 38ª rodada

Após a final da Copa do Rei, a situação fica realmente complicada para o Real Madrid, sem trocadinhos. Os obstáculos que o Barcelona teve (Valencia, Villarreal e Sevilla fora) passam para os lados de Chamartín. Os catalães terão apenas dois jogos teoricamente enrolados, e mesmo assim não são tanto assim: Real Sociedad em San Sebastián e Espanyol no Camp Nou. E isso ocorre justo em um momento em que as duas equipes podem estar envolvidas com semifinais e final da Liga dos Campeões.

Por isso, o Real Madrid não precisa apenas estar à frente do Barcelona para as últimas seis rodadas. Precisa ter alguma margem para não depender de um desempenho perfeito, quase impossível, na reta final. Algo que pode se tornar ainda menos viável se a equipe merengue chegar às semifinais da LC, que certamente se transformará em prioridade até dos vira-latas que vagueiam pelo Paseo de la Castellana.

As próximas sete rodadas serão chaves para as aspirações do Real Madrid. E, mesmo considerando um cenário otimista para o clube da capital, a situação continuará complicada. Se o Barcelona não entrar em alguma crise muito profunda, dá para dizer que o título está muito próximo da Catalunha. E com 13 rodadas de antecipação.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo