Espanha

Com sauditas de olho, Barcelona tem 12 jogadores que podem mudar de situação no clube

Clube catalão tem jogadores que interessam ao mundo árabe e legião voltando de empréstimos

A Liga Saudita continua tentando atrair estrelas do futebol mundial para aumentar o nível e a visibilidade do seu campeonato. Depois de uma temporada passada cheia de investimentos e contratações de peso como Cristiano Ronaldo, Neymar e Benzema, vários times sauditas estão de olho em novos jogadores, agora tendo o Barcelona como vitrine para fazer suas aquisições.

Mas, mesmo com ofertas financeiras tentadoras, os jogadores do Barcelona parecem não estar muito interessados. Com nomes como Raphinha, Marc ter Stegen, Jules Koundé, Clément Lenglet, Joao Félix e Robert Lewandowski no radar dos clubes sauditas, os boatos sobre possíveis transferências só aumentaram nos últimos meses.

E tem jogador da seleção brasileira na mira dos sauditas.

Raphinha
O talentoso ponta da seleção recebeu uma proposta tentadora no verão passado, com um clube saudita oferecendo uma grana alta em luvas – além de dobrar seu salário. Mas a lealdade e o conforto que ele e a família tem em Barcelona podem ser obstáculos difíceis de superar.

Raphinha
Raphinha já recebeu oferta da Premier League no valor de 60 milhões de euros. Foto: Icon Sport

Marc-André Ter Stegen
A história do goleiro alemão é parecida. Apesar dos rumores sobre o interesse de um time saudita, ele renovou recentemente com o Barcelona até 2028, mostrando seu compromisso com o clube. Mesmo assim, ele continua sendo desejado pela liga saudita.

Jules Koundé
O zagueiro francês também foi ligado a uma possível ida para a Arábia Saudita. Embora o Al-Ittihad esteja realmente interessado, Koundé disse estar feliz no Barcelona, e o clube conta com ele como uma peça-chave na defesa. Hansi Flick, novo técnico do Barça, não quer abrir mão do jogador.

Joao Félix e Robert Lewandowski
Os dois já foram alvo de interesse no passado, mas tanto o atacante português quanto o polonês reafirmaram seu compromisso com o Barcelona e deixaram claro que não estão pensando em sair agora. Deco, diretor esportivo do Barça, está empenhado em manter Joao Félix e busca um acordo com o Atlético de Madrid.

Astro da Premier League é o sonho do Barcelona para o lugar de Lewandowski
Lewandowski pode perder espaço no Barcelona na próxima temporada (Foto: Icon Sport)

Os emprestados

Um dos assuntos importantes que o novo técnico Hansi Flick e a diretoria esportiva do FC Barcelona precisam resolver é a quantidade de jogadores emprestados que farão parte do time na próxima temporada. Eric Garcia, Ansu Fati, Clément Lenglet, Sergiño Dest, Pablo Torre, Julián Araujo e Álex Valle jogaram por outros times na última temporada e neste verão precisam voltar ao Barça. Aqui está a situação de cada um deles:

Clément Lenglet
O zagueiro (28 anos) teve um bom desempenho no Aston Villa, especialmente na Conference League, mas os ingleses não estão pensando em ficar com ele. Com o ‘overbooking’ de zagueiros no Barça, ele é o que tem mais chance de sair neste verão. Ele tem contrato até 2026 e recebeu ofertas da Arábia Saudita, mas prefere continuar jogando na Europa.

Eric Garcia
A posição de zagueiro é uma das mais cheias no Barça e agora Eric Garcia (23 anos) está de volta, depois de ser uma peça importante na espetacular temporada do Girona, sendo o zagueiro mais goleador da LaLiga com cinco gols. A intenção de Eric é ficar no Barça, mas o Girona está de olho e ele aceitaria voltar para lá se não estiver nos planos do Flick.

Ansu Fati

O atacante (21 anos) quer recuperar seu melhor nível sob o comando de Flick para continuar no Barça. Não brilhou como esperado no Brighton, mas em uma recente entrevista ao Mundo Deportivo, ele disse que seu sonho é “triunfar no Barça” e que está 100% fisicamente para encarar a nova temporada. Ele tem contrato até 2027 e, se convencer o novo técnico, pode ficar no time.

Brighton vence a primeira em competições europeias e amplia crise no Ajax

Sergiño Dest

O caso do Sergiño Dest (23 anos) é dos mais complicados. O PSV Eindhoven queria ficar com o lateral americano, mas no fim da temporada ele sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e não vai poder jogar até o começo de 2025. O PSV ainda tem interesse, mas não vai pagar os dez milhões da opção de compra.

Pablo Torre
O futuro do Pablo Torre (21 anos) no Barça é incerto, e Flick e a diretoria precisam decidir se ele tem lugar no time principal. De qualquer forma, o meio-campista só considera duas opções: ficar no Barça ou continuar no Girona. As conversas com o Girona estão rolando e há vontade de acordo, mas depende da avaliação do novo técnico.

Julián Araujo
O lateral (22 anos) teve uma boa temporada na UD Las Palmas, mas seu futuro no Barça não está claro. Cancelo deve voltar como titular na lateral direita e a chegada do Héctor Fort ao time principal dá vantagem sobre o mexicano. Ele tem contrato com o Barça até 2026 e o clube pode considerar um novo empréstimo ou venda se aparecer uma oferta interessante.

Álex Valle
Depois de um empréstimo com altos e baixos no Levante, o lateral esquerdo (20 anos) contava com a aprovação do Xavi para formar dupla com Balde na lateral esquerda, mas a troca de técnico deixa seu futuro incerto. Ele tem mais um ano de contrato, até 2025, e está esperando notícias do clube sobre seu destino.

Foto de Diego Iwata Lima

Diego Iwata Lima

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, Diego cursou também psicologia, além de extensões em cinema, economia e marketing. Iniciou sua carreira na Gazeta Mercantil, em 2000, depois passou a comandar parte do departamento de comunicação da Warner Bros, no Brasil, em 2003. Passou por Diário de S. Paulo, Folha de S. Paulo, ESPN, UOL e agências de comunicação. Cobriu as Copas de 2010, 2014 e 2018, além do Super Bowl 50. Está na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo