ÁfricaAlemanhaBundesligaEspanhaInglaterraItáliaLa LigaPremier LeagueSerie A

Roteiro: rivalidade é o tom dos duelos do fim de semana

O fim de semana tem alguns duelos importantes para os campeonatos europeus de maior relevância. Na Inglaterra, Itália e Alemanha, clássicos movimentam torcedores, rivalidades e o próprio campeonato, já que os times têm suas pretensões de subir ou se manter no alto da tabela. E não é só na Europa que a bola vai rolar: na África, a Liga dos Campeões do continente está em suas fases decisivas.

Então, prepare a cerveja (ou café, dependendo da hora), a pipoca, e veja o que vem por aí e por que os jogos desse fim de semana são importantes e interessantes. Claro, nós fizemos o trabalho duro de buscar isso para vocês, que terão só o trabalho de abrir a latinha, sentar no sofá e se divertir. Aí vai:

O jogão

Juventus x Napoli
Sábado, 13h

Líder e segundo colocado do Campeonato Italiano se enfrentam em Turim. A Juventus é favorita ao título na Itália e tem o melhor e mais equilibrado elenco do país. O Napoli mostrou-se o principal concorrente da Velha Senhora ao scudetto e um bom resultado em Turim pode ser fundamental para o time de Nápoles conseguir chegar à taça.

Uma das apostas do Napoli é Hamsik, que já marcou cinco gols contra a Juventus – o clube bianconero é a maior vítima do eslovaco. Cavani, artilheiro da Serie A, é outro a ser observado. A Juventus, por sua vez, tenta chegar a 47 jogos de invencibilidade, mas não terá o goleiro Gianluigi Buffon nem o atacante Vucinic.

O clássico

Borussia Dortmund x Schalke 04
Sábado, 10h30

Simplesmente a maior rivalidade da Alemanha. O clássico do Vale do Ruhr é um jogo de duas torcidas que se caracterizam por sua paixão intensa e apoio incondicionais aos times. O Signal Iduna Park estará lotado – como sempre, já que o Dortmund é o clube com a maior média de ocupação da Europa – e os dois times precisam da vitória.

Atual bicampeão, o Dortmund precisa diminuir a diferença para o Bayern Munique, que começa a ficar perigosa com os bávaros já a nove pontos de distância. Sem Mario Götze, machucado, e com Mats Hummels se recuperando de lesão, a maior esperança dos amarelos atende pelo nome de Marco Reus. O meia ganhou a vaga de titular na seleção alemã e começou a temporada voando.

Já nos Azuis Reais, acima do Dortmund na tabela, a ideia é se aproximar do Bayern Munique para tentar brigar pelo título que não vem há 54 anos. E o jogador que mais chama a atenção no time é o seu artilheiro: Klaas-Jan Huntelaar tem sido um dos mais eficientes da posição na Europa, o atacante marcou cinco gols em nove partidas pelo Schalke. Somando jogos pela seleção, já são 15 jogos e nove gols.

 O reencontro

Tottenham x Chelsea
Sábado, 8h45

Se você não trabalha no sábado, acordar cedo pode ser difícil, mas esse é um jogo que vale a pena. O confronto entre duas boas equipes da Premier League já valeria por si só. Os dois clubes são de Londres e os torcedores do Tottenham consideram o Chelsea como um rival, ainda que a intensidade não seja recíproca do outro lado. O que marca a partida, porém, é o reencontro entre André Villas-Boas, agora técnico do Tottenham, com o clube que o demitiu no início de 2012.

O português tem feito um bom início no Tottenham, apesar dos percalços que já passou. Tem em Gareth Bale um dos melhores jogadores da Premier League e um perigo constante às defesas adversárias. O Chelsea é o líder da Premier League e tem em Hazard e Oscar os seus destaques, com Fernando Torres voltando à velha boa fase.

O cara

Tresor Mputu
Espérance x Mazembe
Sábado, 16h30

O capitão do Mazembe terá a missão de comandar o time no jogo de volta da semifinal da Liga dos Campeões da África. Artilheiro do torneio com seis gols marcados, terá a ajuda do meia Mbwana Samata, que também marcou seis gols na competição. O time do Congo tem desfalques, como o zagueiro Stoppila Sunzu, suspenso, e os machucados Rainford Kalaba e Hichani Himonde, que farão os famosos testes de vestiário para tentar estar em campo.

O tunisiano Espérance é o atual campeão da LC da África e tentará a vaga na final contando com a volta de seus principais jogadores, como o defensor ganês Harrison Afful e os meios-campistas Youssed Msakni e Karim Aouadhi, que voltam de lesões. É bom lembrar que o vencedor desse confronto irá enfrentar quem sobreviver na outra semifinal, que será no domingo, entre Al Ahly, do Egito, e Sunshine Stars, da Nigéria. O campeão africano jogará o Mundial de Clubes, em dezembro, e pode cruzar o caminho do Corinthians.

O brasileiro

Alexandre Pato
Lazio x Milan
Sábado, 15h45

O atacante retorna de mais uma de suas muitas lesões e deve ficar no banco contra a Lazio em Roma. O brasileiro deve ter um papel mais importante no clube nesta temporada com a saída de Ibrahimovic e sua presença pode ser uma arma importante para os rossoneri. A importância de Pato na partida cresce ainda mais com a lesão de Robinho. O Milan pode contar com a boa fase de Montolivo, enquanto a Lazio terá a sua dupla letal: Hernanes no meio-campo e Klose no ataque. Jogo que o Milan precisa mostrar que tem bala na agulha. A Lazio ainda sonha em disputar o título e uma vitória sobre os rossoneri daria cacife para sonhar com isso.

Fique de olho

Sunderland x Newcastle
Domingo, 10h30

O chamado “Tine-Wear Derby” é jogado desde 1883 e reúne dois times de cidades vizinhas do noroeste da Inglaterra. Os dois clubes são os maiores rivais um do outro e o clássico tem uma importância local muito grande. Vale ficar de olho em Steven Fletcher, atacante escocês do Sunderland, que foi contratado na janela de verão europeu e vem fazendo gols importantes pelos Black Cats.

O time tenta sair da sina do empate – nos seis jogos que fez, foram quatro empates, uma vitória e uma derrota.Por sua vez, o Newcastle terá que encarar o dérbi sem o goleiro Tim Krul e o atacante Steven Taylor e o zagueiro Fabio Coloccini. Os Magpies possuem um bom retorspecto contra os rivais: não perderam nenhuma nas últimas 15 visitas ao Stadium of Light.

Vale uma zapeada
Confira a programação de TV

Valencia x Athletic Bilbao
Sábado, 15h

Se o Campeonato Espanhol é uma briga de apenas dois times, este confronto é o duelo dos que disputam o outro campeonato, aquele que não é pelo título, mas por uma vaga entre os quatro primeiros. O Valencia tem sido o melhor time do “resto” na Espanha nas últimas temporadas, enquanto o Athletic Bilbao, comandado por Marcelo Bielsa, tem um estilo de futebol irresistível – tanto que nem o próprio time resiste e oscila mais que bolsa de valores em tempos de crise. De qualquer forma, vale ficar de olho na disputa entre os Ches, comandados por Roberto Soldado, com auxílio do brasileiro Jonas, e do Athletic Bilbao de Iker Muniain e Fernando Llorente (que tem ficado quase sempre no banco, é verdade).

Racing x Newell’s Old Boys
Sábado, 20h20

O vice-líder Racing recebe o líder do Apertura, o Newell’s, no estádio Cillindro de Avellaneda. A Academia vem de três vitórias consecutivas e o técnico Luis Zubeldía disse que se havia um bom momento para enfrentar o Newell’s, o momento é esse. Já o técnico do líder Newell’s, Gerardo Martino, disse que não planeja empatar e tentará vencer o jogo, mesmo fora de casa. Com 22 pontos, o empate não seria um mau resultado para o Newell’s, enquanto o Racing tem 19 e a chance de se igualar em pontos.

Passe longe

Kruoja x Atlantas
Sábado, 7h00

Eis que você acorda disposto no sábado, toma um café e quer ver um futebol. Curioso, descobre que Kruoja e Atlantas fartão um duelo no Campeonato Lituano. É simplesmente o confronto entre o quarto e o nono colocado da liga – que tem dez times. Sério, pare de bobagem e vá dormir.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

A Trivela é um site independente e que precisa das receitas dos anúncios. Considere nos apoiar em https://apoia.se/trivela para ser um dos financiadores e considere desligar o seu bloqueador. Agradecemos a compreensão.