EspanhaHolandaInglaterraItáliaLa LigaMundoPremier LeagueSerie A

Rodada do fim de semana é recheada de clássicos

Foi até difícil escolher o que entraria ou não no Roteiro desta semana. Em quase todos os países com ligas relevantes, teremos clássicos durante a rodada deste fim de semana. O que vale mais entre eles é o da Holanda, onde o Ajax lidera com três pontos de vantagem sobre o PSV. Mas há muitos jogos que chamam a atenção.

Em outros cantos, batalha para escapar do rebaixamento, chance de afundar o rival na lama e até mesmo revanche de um goleado no primeiro turno. Sem sombra de dúvidas, o cardápio futebolístico neste fim de semana está bem variado e promete grandes emoções.

O jogão

Milan x Napoli
Domingo, 15h45

Nos anos 80, Milan x Napoli era sinônimo de um duelo marcado pelo futebol arte e o encontro do trio holandês e de Maradona, Careca e Alemão. Claramente o nível caiu muito desde então, mas o jogo ainda tem bons atrativos. O Napoli é vice-líder da Serie A e tem o artilheiro do campeonato, Edinson Cavani. O Milan vem logo atrás dos Partenopei e terá que lidar com a ausência de Mario Balotelli, que foi suspenso. A luta pela vice-liderança – que significa vaga direta na fase de grupos da Liga dos Campeões – vai botar fogo na partida do San Siro,  com o Napoli quatro pontos à frente dos rossoneri.

O clássico

PSV x Ajax
Domingo, 11h30

A briga de sempre na Eredivisie volta a decidir o título deste ano. Ainda restam algumas boas rodadas, mas o maior clássico holandês acontecerá neste domingo, em Eindhoven. O Ajax leva vantagem na tabela, com três pontos à frente do rival, mas enfrentará um osso duro de roer no Philips Stadion. Expectativa de muitos gols, aliás – uma marca da Eredivisie. Você pode ler mais sobre esse duelo na Coluna Totaalvoetbal.

Fique de olho também

Betis x Sevilla
Sexta-feira, 17h

O dérbi da Andaluzia é o que abre todo um fim de semana de clássicos na Europa. O Bétis está dois pontos atrás da zona da Liga Europa, com 47. Vencer o Sevilla no Benito Villamarin é o principal objetivo das próximas semanas. E as chances são boas. A campanha dos alviverdes é louvável em comparação a dos rivais, que já perderam 13 vezes em La Liga.

Newcastle x Sunderland
Domingo, 08h

A situação dos dois rivais de Tyneside é dramática. Enquanto Magpies e Black Cats brigam contra o rebaixamento, o clássico inglês ganha contornos de guerra fora de campo, quando Paolo Di Canio, novo treinador do Sunderland, disse que o espírito do dérbi não poderia ser outro. O Newcastle tem um elenco superior e investiu pesado na temporada, mas o resultado até aqui só foi visto na Liga Europa, onde caiu para o Benfica nas quartas de final. O rival também gastou uma boa grana em contratações e, surpreendentemente, luta contra o descenso mesmo assim. Em St. James’ Park, é vencer ou morrer para ambos.

Dynamo Moscou x CSKA Moscou
Sexta-feira, 13h

Um dos principais dérbis de Moscou (e olha que há uma variedade bem grande) acontecerá nesta sexta-feira. E é acima de tudo um duelo de opostos. O CSKA tem oito pontos de vantagem sobre o Zenit, com 47. Em quinto, o Dynamo luta para manter sua vaga para a Liga Europa e terá imensa dificuldade em lidar com os arquirrivais.

Genoa x Sampdoria
Domingo, 10h

A rivalidade em Gênova é uma das coisas mais incríveis e ferrenhas que se tem notícia no mundo do futebol. Genoa e Sampdoria se enfrentam na manhã de domingo no Luigi Ferraris e o panorama não é confortável para nenhum dos dois. Os grifoni ocupam a penúltima colocação na Serie A e tentam escapar do fantasma do rebaixamento. Não muito longe dali, os blucerchiati encontraram uma chance de afundar o grande rival. A tensão dá o tom do confronto.

Anderlecht x Club Brugge
Domingo, 13h

Dois grandes clubes belgas em campo no Constant Van der Stock, em Bruxelas. O Anderlecht lidera o campeonato local e tem cinco pontos a mais que o Brugge, terceiro, classificado para a Liga Europa. Em 2012, já por esta temporada, uma goleada incrível por 6 a 1 por parte do Anderlecht, que há muito toma conta do futebol no país. Dificilmente teremos uma revanche do Brugge, que perdeu força neste ano.

Vale uma zapeada

Confira a programação da TV

Lazio x Juventus
Segunda, 15h45

A Lazio quer continuar nessa escalada até a Europa. Brigando por posições no topo da tabela, a equipe romana deve passar um aperto diante dos líderes. Mesmo jogando em casa, no Olimpico, os laziales não dão pinta de que sairão com a vitória. É otimista esperar por um empate, especialmente tendo em vista o apresentado contra a Roma na segunda-feira. Pelo lado da Juventus, foco total na Serie A após a eliminação da Liga dos Campeões para o Bayern.

O reencontro

Chelsea x Manchester City
Domingo, 12h

Valendo pela Copa da Inglaterra, Chelsea e Manchester City se enfrentam no Stamford Bridge. E o confronto vale mais para os Blues, que não sabem o que é vencer o City desde 2011. Já foram outros quatro encontros e nada dos londrinos levarem a melhor. Será que o tabu finalmente quebra no domingo? Tanto Roberto Mancini quanto Rafa Benítez devem escalar seus times com força máxima. Ao menos a qualidade do jogo estará garantida. E o vencedor será finalista, pegando Wigan ou Milwall na decisão. É uma chance de título bastante razoável, considerando a gigantesca diferença de gastos entre os dois semifinalistas de um lado e de outro da chave.

O cara

Isco
Málaga x Osasuna
Sábado, 17h

O meia Isco é o principal destaque dos Boquerones nesta temporada. Valioso, habilidoso e com muito futuro pela frente, o jogador deve ser o centro das atenções diante do Osasuna, no sábado. Depois que o sonho do Málaga na Europa acabou, resta apenas fazer um bom papel em La Liga. Quem sabe brigar por uma subida na tabela, já que o time é sexto colocado, com 47 pontos, e briga com Sevilla (8º, 47) Valencia (5º, 49) e Real Sociedad (4º, 51) por uma vaga na Liga dos Campeões. E o Osasuna não deve se opor a este objetivo.

O brasileiro

Jonas
Espanyol x Valencia
Sábado, 15h

O brasileiro Jonas não demorou a se adaptar no elenco do Valencia. Com 10 gols em La Liga, o atacante está em sua terceira temporada nos Ches, conseguindo ocupar o posto de titular na maior parte deste campeonato. Diante do Espanyol, no Cornellà El-Prat, pode coroar as várias presenças com mais um gol – e ajudar o time a voltar a ocupar o posto de quarto colocado na briga pela quarta vaga espanhola na Liga dos Campeões da próxima temporada.

Passe longe

Valladolid x Getafe
Sábado, 11h

Estagnado na tabela, o Valladolid não deve mais correr risco de rebaixamento em La Liga. Oposto ao apresentado pelos Pucela, o Getafe está lá em cima e ainda sonha com uma participação na próxima Liga Europa. Três pontos atrás do Betis, os Azulones devem entrar jogando tudo o que sabem para passar pelos donos da casa no Nuevo José Zorrilla. E o amigo leitor também deve provar que sabe das coisas e evitar assistir este cotejo.

Mostrar mais

Felipe Portes

Felipe Portes é editor-chefe da Revista Relvado, zagueiro ocasional, ex-jornalista, cruyffista irremediável e desenhista em Instagram.com/draw.portes

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo