Espanha

No toma lá da cá do futebol espanhol, Real Madrid faz ‘DVD’ com erros de arbitragem

O Real Madrid está preocupado com a equipe de arbitragem do jogo contra o Valencia e montou um dvd com erros polêmicos do passado

O Real Madrid enfrenta o Valencia, no Mestalla, neste fim de semana, em jogo válido pela 27ª rodada de LaLiga. A partida marca o retorno de Vini Jr ao estádio onde sofreu racismo, em maio de 2023. Por conta disso, o jogo já está quente antes mesmo da bola rolar, com direito a uma entrevista polêmica de Gaya e os Morcegos barrando uma equipe de filmagem do documentário do atacante brasileiro.

E os Merengues também estão preocupados com a arbitragem. Após os rivais Barcelona e Atlético de Madrid alegarem um possível “favorecimento” ao Real Madrid no futebol espanhol, foi a vez do líder de LaLiga dar sua resposta. Os Blancos fizeram um compilado de erros dos árbitros Jesús Gil Manzano e José Luis Munuera Montero, que apitarão a partida contra o Valencia.

Através de seu canal oficial, o Real Madrid publicou um vídeo reunindo decisões controversas dos árbitros que impactaram diretamente jogos passados. Vale lembrar que Manzano será o homem do apito dentro de campo, enquanto Munuera ficará responsável pelo VAR contra os Morcegos. Confira abaixo algumas das reclamações dos Merengues contra os membros da equipe de arbitragem.

O ‘DVD' do Real Madrid

Gil Manzano

O vídeo começa falando sobre Gil Manzano, que foi o primeiro árbitro a marcar três pênaltis contra o Real Madrid na mesma partida. Isso aconteceu na 9ª rodada de LaLiga 2020/21, contra o próprio Valencia. À época, ele apitou a falta de Marcelo em Maxi, mas “é o jogador dos Morcegos quem derruba o lateral brasileiro pelas costas e, do VAR, Iglesias Villanueva também não avisou para que a ação fosse revista”, dizem os Blancos.

O Real Madrid também define que o toque de mão de Sergio Ramos dentro da grande área, que gerou outra penalidade máxima para o Valencia, aconteceu depois de outra mão na bola, por parte do rival Musah. Além disso, os Merengues alegam que, na origem da jogada do segundo gol dos Morcegos, teve uma falta não marcada de Cheryshev em Asensio.

Valencia à parte, o Real Madrid também contestou outras decisões de Manzano, desta vez, em jogo contra o Elche. Naquela partida, a arbitragem anulou três gols dos Blancos, cujo argumento é que “Estrada Fernández, do VAR, justificou os mais apertados com linhas onde não se vê absolutamente nada”. Possíveis pênaltis de Meré em Rodrygo, Zubeldia em Casemiro, e um cartão vermelho não mostrado a Darwin Machís são outras denúncias.

Munuera Montero

Munuera Montera também não escapou do dossiê do Real Madrid. Quando o árbitro estava à frente do VAR num jogo contra o Getafe, os Merengues acreditam que ele não notificou o juiz de campo, Melero López, sobre um toque de mão fora da área que interrompeu uma jogada de gol dos Blancos.

Por outro lado, Munuera chamou o árbitro para conferir no vídeo um pênalti marcado em Bellingham, mas não o convocou quando Djené cometeu uma falta sobre o inglês dentro da grande área. Já em uma partida contra o Villarreal nesta temporada, o Real Madrid declara que ele não marcou uma penalidade máxima supostamente sofrida pelo camisa 5.

Já no El Clássico na Copa do Rei de 2022/23, Munuera Montera foi o árbitro de campo e também irritou os Blancos. Já na Supercopa da Espanha, o Real Madrid cobrou uma possível agressão de Busquets, uma “entrada perigosa” de Reinildo sobre Vinicius Jr que terminou sem expulsão, além de um provável cartão vermelho para Torró por uma dividida com Camavinga.

O Real Madrid é o líder de LaLiga com 65 pontos, seis a mais que o vice-líder Girona. Os Merengues caminham a passos largos rumo ao título espanhol, assim como são favoritos na Champions League. Já o Valencia ocupa a 8ª colocação com 36 pontos, seis pontos a menos que o Betis, que fecha a zona de classificação para competições europeias na próxima temporada. Os Morcegos esperam se colocar na briga pela parte de cima da tabela.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus Cristianini

Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.
Botão Voltar ao topo