Por que o Real Madrid odiou o árbitro escolhido para apitar clássico contra o Atlético de Madrid?
Alberola Rojas foi o árbitro escolhido para apitar a semifinal da Supercopa da Espanha entre Atlético de Madrid x Real Madrid
Se clássico já é bom, clássico valendo vaga em uma decisão por título é ainda melhor. Esse é o caso de Real Madrid x Atlético de Madrid, que se enfrentam nesta quarta-feira (10), às 16h (horário de Brasília), no Estádio Al-Awwal Park, em Riade, na Arábia Saudita, pela semifinal da Supercopa da Espanha. Com a rivalidade sempre quente dentro de campo, uma polêmica ganhou força antes mesmo da bola rolar.
Isso porque o árbitro escolhido para apitar o Dérbi de Madrid não agradou os torcedores merengues, que protestaram nas redes sociais contra a decisão da RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol). A ira de parte da torcida levantou uma questão importante: Por que o Real Madrid odiou o homem do apito da partida contra o Atlético de Madrid pela Supercopa da Espanha. A Trivela traz os detalhes.
As polêmicas de Alberola Rojas no último Real Madrid x Atlético de Madrid
Antes de ser encarregado pela RFEF para apitar o Dérbi Madrilenho da semifinal da Supercopa da Espanha, Alberola Rojas foi o árbitro do último Real Madrid x Atlético de Madrid. Isso aconteceu no dia 24 de setembro de 2023, quando a equipe de Diego Simeone venceu o time de Carlo Ancelotti por 3 x 1, no Metropolitano, pela 6ª rodada de LaLiga.
Curiosamente, essa é – até então – a única derrota dos Merengues nesta temporada. E quem assistiu ao clássico torcendo pelos Blancos ficou na bronca com as decisões da arbitragem, cujas polêmicas são lembradas até hoje. Para os torcedores do Real Madrid, as ações de Alberola Rojas no último dérbi da capital favoreceram os Colchoneros.
Primeiro, o Real Madrid reclama de um gol marcado por Camavinga, que foi anulado por impedimento de Rüdiger. Além disso, antes do primeiro gol do Atlético de Madrid no clássico (marcado por Morata, aos quatro minutos do 1º tempo), os Merengues alegam que Bellingham sofreu uma falta no lance anterior que originou a jogada dos rivais.
La jugada más legal del Atlético de Madrid con alberola rojas de árbitro: https://t.co/b1aDVHZAs1 pic.twitter.com/lHcrocOo9y
— Héctor_rm (@hector_rm_14) January 8, 2024
Os torcedores dos Blancos também ficaram indignados com um toque de mão de Mario Hermoso dentro da grande área dos Colchoneros, cujo suposto pênalti não foi marcado por Alberola Rojas. Por fim, o Real Madrid também acredita que José María Giménez deveria ter recebido o cartão vermelho após cometer forte falta em Rodrygo.
Esses são apenas alguns exemplos de decisões do árbitro que foram contestadas no último clássico madrilenho pela Campeonato Espanhol. Vale ressaltar que o próprio Atlético de Madrid se incomodou um possível erro de Alberola Rojas naquela partida. Os torcedores dos Colchoneros alegaram que Bellingham deveria ter sido expulso por dura entrada em Correa, mas isso não aconteceu.
Alberola Rojas e o Caso Negreira
Alberola Rojas também teve seu nome ligado ao Caso Negreira, que indiciou o Barcelona por suborno ativo após pagamentos milionários ao vice-presidente do Comitê Técnico de Árbitros, José María Enríquez Negreira, ao longo de 17 anos. O árbitro de Real Madrid x Atlético de Madrid na Supercopa da Espanha é um dos que pagaram Javier Enríquez Romero, filho de Negreira.
As transações são referentes ao trabalho de treinador de árbitros, segundo o jornal El Español. É importante deixar claro que Alberola Rojas já declarou que contratou os serviços do filho de Negreira sem saber de qualquer tipo de ato de corrupção, argumentando que o denunciaria à Justiça caso soubesse de algo suspeito. Em meio a todo esse cenário, os torcedores esperam que a arbitragem não seja o centro das atenções no Dérbi de Madrid.
Alberola Rojas, árbitro investigado en el Caso Negreira, será el colegiado del Real Madrid – Atlético de Madrid de Supercopa.
Es el mismo que estuvo al frente en el derbi de liga y perjudicó al Madrid al anularle un gol legal y perdonar la expulsión a Giménez.
No se cortan. pic.twitter.com/bXjRjmw1My
— Alexis Rodríguez (@Alexis_RH_) January 8, 2024