Nem Yamal, nem Lewa: Raphinha surpreende ao eleger o jogador mais importante do Barcelona
Apontado como melhor do mundo na temporada, brasileiro escolhe meio-campista como essencial para o Barça

No Barcelona desta temporada, forte na briga pelos títulos de LaLiga, Copa do Rei e Champions League, o que não falta são destaques. Raphinha é o melhor jogador em números e papel decisivo, Lamine Yamal desequilibra na genialidade e dribles e Lewandowski, mesmo aos 36 anos, segue marcando gols.
Ainda há jogadores em grande fase em outros setores. Para Raphinha, considerado por muito o melhor do mundo até aqui em 2025/25, o mais essencial está no meio-campo: o espanhol Pedri, motorzinho do time e por vezes não tão exaltados como outros nomes.
— É um jogador que tem uma qualidade indiscutível. Não vejo nosso time sem o Pedri. Ele tem que estar em todos os jogos, porque é quem faz o time andar. Independentemente da idade, é um jogador experiente. Dividir o campo com ele é sempre especial. Quando a gente não sabe muito o que fazer com a bola, joga para ele e dá uma tranquilizada no jogo — disse o brasileiro em entrevista ao correspondente Gustavo Hofman, do canal “ESPN”.
— Uma pena que não tem muitos números de assistências e gols, e muitas vezes as pessoas deixam passar despercebido. Mas na minha opinião é, se não o jogador mais importante, um dos mais importantes da nossa equipe — finalizou.

Pedri, que sofreu com lesões nos últimos anos, fez uma preparação especial na pré-temporada e participou de 42 dos 43 jogos do Barça em 24/25 até aqui. Ele está entre os líderes no elenco em estatísticas defensivas e de armação.
Números de Pedri por LaLiga:
- 25 jogos (23 como titular), 4 gols e 3 assistências
- 725 passes certos (88.08% de acerto), 86 lançamentos certos (66.15%), 44 passes decisivos e 10 grandes chances criadas
- 40 desarmes, 15 interceptações e 9 cortes
Fonte: “SofaScore”
Raphinha também surpreendeu ao falar da Bola de Ouro
Na mesma entrevista à “ESPN”, o ponta do Barcelona e da seleção brasileira garantiu que o prêmio de melhor do mundo não é um objetivo. Para ele, a grande vitória seria já estar entre os indicados.
— Para te falar a verdade, não é um objetivo pessoal meu. Obviamente, se eu for um dos candidatos e estiver presente na premiação, já é uma vitória para mim, independente de ganhar ou não. Por tudo que eu passei na minha carreira, fora extracampo, só o fato de estar lá é uma vitória imensa. Não é um objetivo pessoal ganhar a Bola de Ouro. Eu tenho os meus, mas dentro de campo. Meu único objetivo é ser melhor hoje do que eu fui ontem — afirmou.
Apesar da modéstia do brasileiro, é fato que, neste momento, ele se coloca como um dos favoritos ao prêmio, especialmente após a eliminação da Mohamed Salah com o Liverpool na Champions League. Parte da opinião pública também acompanha isso, como Thierry Henry, ex-jogador e agora comentarista do canal “CBS”, colocando o jogador como o Bola de Ouro.
Em 42 jogos na temporada, Raphinha soma 27 gols e 18 assistências, decisivo para que o Barça seja o vice-líder do Campeonato Espanhol e esteja na semifinal da Copa do Rei (contra o Atlético de Madrid) e nas quartas da Champions (Borussia Dortmund).
O jogador de 28 anos estará a serviço da Seleção nos próximos dias, com a expectativa que consiga replicar o nível do clube com a Amarelinha nos duelos contra Colômbia e Argentina.