Promotoria da Espanha abre investigação contra Rubiales e convida Hermoso a prestar denúncia
No mesmo dia, a Federação Espanhola tentou uma manobra desesperada para salvá-lo e sua mãe se trancou em uma igreja anunciando greve de fome
A promotoria da Audiência Nacional, tribunal com jurisdição em todo o território da Espanha, abriu uma investigação contra o presidente da Federação Espanhola, Luis Rubiales, por agressão sexual pelo beijo do dirigente na jogadora da seleção espanhola, Jennifer Hermoso, durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina em Sydney, em 20 de agosto.
O Ministério Público tem seis denúncias em cima da mesa desde o incidente da semana passada, mas esperava a própria jogadora prestar queixa. Mudou de ideia na sexta-feira quando Hermoso emitiu um comunicado dizendo que “se sentiu vulnerável e vítima de uma agressão, um ato impulsivo, machista e sem nenhum tipo de consentimento da minha parte”.
O decreto emitido nesta segunda-feira convida Hermoso a formalizar a denúncia em até 15 dias para “ser informada de seus direitos como vítima de um suposto crime de agressão sexual”, dentro do artigo 178 do Código Penal, com previsão de pena de um a quatro anos de prisão. O processo ainda não foi aberto, apenas uma investigação preliminar para determinar se há indícios suficientes e deve exigir a denúncia da jogadora para prosseguir.
Segundo o El País, fontes do Ministério Público afirmam que, se Hermoso se recusar a prestar denúncia, é provável que o caso seja arquivado. Na prática, diz o jornal, a promotoria espanhola atua de maneira independente apenas em situações envolvendo menores ou pessoas vulneráveis. Rubiales diz que o beijo foi “espontâneo, mútuo e consensual”.
Entre as denúncias recebidas pela promotora, também há uma por “exibicionismo obsceno” diante de menores de idade porque Rubiales teria agarrado as genitálias na presença da princesa Sofia, de 16 anos. As queixas foram apresentadas à promotora de Madri, mas foram assumidas pela Audiência Nacional por se tratar de atos cometidos por um cidadão espanhol no exterior.
Federação Espanhola passa vergonha
A Fifa suspendeu preventivamente Rubiales por 90 dias enquanto conduz procedimentos disciplinares, após ele contrariar as expectativas e adotar um tom combativo semana passada, quando se esperava que renunciasse. Realmente parece disposto a cair atirando custe o que custar porque tentou uma manobra bizarra e confusa por meio de um dos seus braços-direitos, o secretário-geral da Federação Espanhola, Andreu Camps.
Segundo a rádio Onda Cero publicou nesta segunda-feira, Camps, sem nem informar o presidente interino Pedro Rocha, enviou um ofício à Uefa pedindo que a Federação Espanhola fosse suspensa, o que significaria a exclusão de clubes espanhóis – como Barcelona e Real Madrid, sabe – das competições europeias. Essa manobra foi tentada antes do anúncio da suspensão de Rubiales.
A cobrança por auto-punição foi uma tentativa de aplicar pressão para salvar o cargo de Rubiales, alegando que houve intervenção governamental na Federação Espanhola quando alguns dos seus membros, incluindo o primeiro-ministro Pedro Sánchez, comentaram o caso e exigiram punições duras em público. A matéria cita especificamente a vice-presidente Yolanda Díaz, o ministro dos Esportes, Miguel Iceta, e o presidente do Conselho Superior de Esportes, Víctor Francos.
Uma parte engraçada do caso é que, de acordo com o AS, a Uefa nem tem jurisdição para punir a Espanha por interferência do governo. Camps tenta pressioná-la a interceder junto à Fifa que, sim, poderia fazer isso e é geralmente rigorosa nesse tipo de situação – quer dizer, quando realmente acontece uma intervenção, o que o caso de Rubiales claramente não se qualifica.
De qualquer maneira, tanto o AS quanto a Relevo afirmam que a Uefa decidiu simplesmente ignorar a carta desesperada do secretário-geral da Federação Espanhola.
#ÚltimaHora ‼️ UEFA va a “pasar” de la RFEF.
📌Han recibido un escrito, firmado por el brazo fuerte de Rubiales que sigue en la Federación, Andreu Camps.
📌No van a intervenir. No hay ningún riesgo de que España quede fuera de ninguna competición europea.
✍️@sergiofernan5ez pic.twitter.com/VY0IOlPKHf
— Relevo (@relevo) August 28, 2023
Mãe de Rubiales se tranca em igreja e faz greve de fome
Em outro desdobramento do caso, a mãe de Rubiales, Ángeles Béjar, trancou-se junto com a irmã em uma igreja em Motril, cidade natal do dirigente com 60.000 habitantes na província de Granada, e anunciou uma greve de fome sem prazo definido e “dia e noite” para protestar contra o tratamento que o seu filhinho tem recebido desde a final da Copa do Mundo, segundo a agência EFE. A prima de Rubiales, Vanessa Ruiz Béjar, confirmou a greve de fome em entrevista ao Teledeporte.
Béjar alega que houve consenso dos dois lados, “como as imagens comprovam” e disse que seu filho não merece o que está sendo feito contra ele. Cobrou que Hermoso conte a verdade e questionou por que “estão sendo tão cruéis” com ele. Sem nenhuma preocupação em evitar clichês, acrescentou que seu filho é “incapaz de machucar alguém”.