Promessa faz pedido inusitado ao Barcelona para conseguir jogar em La Liga
Jovem sofreu um corte no rosto durante o confronto diante do Estrela Vermelha pela Champions League
Pau Cubarsí deu o sangue pelo Barcelona, literalmente, durante o duelo contra o Estrela Vermelha pela quarta rodada da Champions League.
O zagueiro de apenas 17 anos sofreu um chute no rosto ao dividir uma bola e levou dez pontos na região da face. Como a ferida ainda não cicatrizou, foi recomendado ao jogador que ficasse fora do confronto frente à Real Sociedad, neste domingo (10).
Mas Cubarsí quer jogar e pediu ao Barça que encontrasse uma máscara de proteção para seu rosto. Representantes do clube catalão, desde então, procuram uma máscara que proteja o rosto do jogador e não prejudique sua visão em campo
A decisão de levar Cubarsí ou não para o jogo no estádio Anoeta será definida neste sábado, antes da viagem da delegação do Barcelona para o local da partida.
Treinador do Barcelona decidirá escalação de Cubarsí
O Dr. Pruna, diretor médico do Barcelona, foi o responsável pela sutura de Cubarsí logo depois da goleada do time espanhol por 5 a 2 diante do Estrela Vermelha.
O zagueiro sofreu um chute no rosto de Spajic, aos 18 minutos do segundo tempo e deu lugar a Sergi Domínguez.
Hansi Flick manteve contato direto com o médico do Barcelona logo após o jogo. O treinador terá peso direto na definição da convocação, ou não do jovem zagueiro.
Apesar do esforço e dedicação de Cubarsí em querer estar em campo, algo que é apreciado internamente, a integridade física do jogador preocupa.
Se o Barcelona conseguir encontrar uma máscara de proteção que seja confortável ao atleta, Cubarsí pode aparecer entre os convocados. Caso contrário, ficará um tempo a mais se recuperando.
Outros nomes do cenário adotaram a máscara como ferramenta de trabalho
O desejo de jogar, ou a necessidade de suprir a carência técnica de uma equipe, fez com que outros jogadores adotassem o uso da máscara nos últimos anos.
Mesmo lesionados no rosto, alguns atletas aderiram ao objeto para manter sua posição em seus respectivos times. Recentemente, Kylian Mbappé usou o artefato durante a Eurocopa, após quebrar o nariz na estreia da França na competição.
Outros, como o nigeriano Osimhen, hoje no Galatasaray da Turquia, usam o objeto frequentemente para proteger a face de eventuais choques.
Como o futebol se tornou um jogo de muito contato nos últimos anos, há também a preocupação com pancadas na cabeça. A Fifa adotou medidas para amenizar os efeitos de choques desta natureza, e os atletas em campo também adotam medidas para se proteger.