Champions League

Em novo show de Barcelona e Raphinha, Lewandowski se aproxima da história na Champions

Centrovante polonês está prestes a marcar o centésimo gol pela competição europeia, marca atingida apenas por Cristiano Ronaldo e Messi

O Barcelona emplacou a sétima vitória seguida e a oitava goleada na temporada 2024/25 nesta quarta-feira (6), quando deu mais um show, dessa vez batendo o Estrela Vermelha por 5 a 2 no “Maracanã” da Sérvia pela 4ª rodada da fase de liga da Champions League.

Outro roteiro repetido foi o brilho de Raphinha e Robert Lewandowski.

O brasileiro participou de três dos cinco gols, iniciando a goleada ao cobrar falta na pequena área e Iñigo Martínez abrir o placar no início da etapa inicial. Aos 42, o ponta da Seleção mandou uma bomba na trave e o atacante polonês pegou o rebote para marcar.

Ainda deu tempo de fazer o seu com nove no relógio na etapa final, quando segurou a passada e esperou cruzamento rasteiro de Koundé para marcar na meia-lua. Além das participações diretas, teve bola na trave e grande chance criada por Raphinha, que, hoje, é um dos melhores jogadores da Europa.

O terceiro e quinto gol foram quase iguais ao terceiro, ambos vindo dos pés de Koundé pintando na ponta direita. No último, Fermín López apareceu na área para dar um bonito biquinho.

Já o outro tento foi ainda mais fácil, com Lewandowski só empurrando para as redes embaixo da trave. O centroavante polonês, cada vez mais na história do futebol europeu, atingiu os 99 gols pela Liga dos Campeões e está a um do centésimo, marca atingida apenas por Cristiano Ronaldo e Messi.

Maiores artilheiros da história da Champions League:

  1. Cristiano Ronaldo — 140 gols
  2. Lionel Messi — 129 gols
  3. Robert Lewandowski — 99 gols
  4. Karim Benzema — 90 gols

O Estrela Vermelha, fazendo sua parte de coadjuvante no jogo, marcou o primeiro gol explorando a linha alta do Barça aos 26 do primeiro tempo, com Silas dando uma cavadinha na cara do gol após bonita troca de passes. No segundo, o angolano Milson fez uma linda jogada na ponta esquerda e deu uma bela chapada.

Os sérvios estão na vice-lanterna na tabela de 36 equipes, enquanto o Barça subiu para o sexto lugar.

Barcelona domina 1º tempo, mas Estrela Vermelha tenta aproveitar linha alta

A primeira parte da partida foi quase um monólogo catalão. Posse bola acima dos 70%, dos dígitos de finalizações e muitas oportunidades para marcar. Além dos dois gols, Yamal deixou dois colegas na cara do gol, mas tanto Lewandowski como Raphinha falharam.

O brasileiro também mandou um escanteio direto na trave, quase fazendo um lindo gol olímpico.

Só não deu só Barcelona porque o dono da casa tentou explorar a linha alta adversária. Falhou duas vezes, incluindo um gol de Maksimovic anulado, mas acertou a necessária para empatar aos 26 minutos.

Barça transforma jogo em goleada e show

Desde o primeiro minuto da etapa final, os Culés chegaram para golear. Em cinco minutos, Pedri e Lewandowski duas vezes tiveram chances claras na área. Em uma delas, o polonês ganhou um presente fácil de aproveitar de Raphinha, só que na cara do gol chutou torto.

Na sequência vieram os dois gols, aos sete e nove, que acabaram com o ritmo da partida. De quebra, Cubarsí sofreu um chute no maxilar e teve que ser atendido por longos minutos, o que esfriou de vez a partida.

No fim, com a entrada de gás novo, Fermín e Milson saíram do banco para agitar o placar e tornar o fim de jogo agitado. Além do gol, o meia do Barça mandou uma bomba no travessão já nos acréscimos.

Foto de Carlos Vinicius Amorim

Carlos Vinicius AmorimRedator

Nascido e criado em São Paulo, é jornalista pela Universidade Paulista (UNIP). Já passou por Yahoo!, Premier League Brasil e The Clutch, além de assessorias de imprensa. Escreve sobre futebol nacional e internacional na Trivela desde 2023.
Botão Voltar ao topo