BrasilCopa da InglaterraEspanhaFrançaInglaterraItália

Primeira rodada do Campeonato Carioca já tem clássico entre Vasco e Fluminense

A temporada está, finalmente, começando no futebol brasileiro. Pouco a pouco, os campeonatos estaduais vão realizando suas primeiras rodadas. Neste final de semana, será a vez do Carioca – que já teve um jogo adiantado do Botafogo -, do Gaúcho e do Mineiro. Entre os principais, ficará faltando apenas o Paulista, que dá seu pontapé inicial no próximo final de semana. E não dá para reclamar da tabela: a Taça Guanabara já começa com um clássico entre Vasco e Fluminense.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV

O Campeonato Catarinense também aquece seus motores para o que vem pela frente, o que significa que a Chapecoense fará a sua estreia pelo estadual, contra o Inter de Lages. Em Pernambuco, outro clássico, entre Náutico e Santa Cruz e, ainda nesse assunto, vale ficar de olho no confronto amistoso entre Boca Juniors e River Plate, pelo Torneio de Verão, na Argentina.

A Europa traz algumas partidas interessantes também. A principal será na França, entre Paris Saint-Germain e Monaco. Será um fim de semana de Copa da Inglaterra e, na Espanha, o Real Madrid tenta voltar ao rumo certo na temporada contra a Real Sociedad. Vamos lá?

O clássico

Vasco x Fluminense
Domingo, 17h
Cotações da Odd Shark: Vasco (2,79), Fluminense (2,54), empate (3,19)

O torcedor carioca não terá que esperar nada para assistir ao primeiro clássico do estadual do Rio de Janeiro. A primeira rodada já trará um confronto entre Vasco e Fluminense, no Engenhão. O time tricolor, treinado por Abel Braga, estreou oficialmente na temporada batendo o Criciúma, por 3 a 2, pela Primeira Liga. O Vasco teve um desempenho irregular na Flórida Cup, sendo goleado pelo Corinthians e vencendo o River Plate. Nenhum dos dois reforçou-se muito: o Flu trouxe Sornoza e Orejuela, dupla do Independiente Del Valle, além de Lucas, do Cruzeiro; o Vasco contratou os meias Wagner e Escudero e o atacante Muriqui. Difícil fazer qualquer previsão, mas o Campeonato Carioca já começa com uma partida interessante.

O jogão

Paris Saint-Germain x Monaco
Domingo, 18h (ESPN Brasil, Watch ESPN e SporTV3)
Cotações da Odd Shark: PSG (1.65), Monaco (5.18), empate (3.75)

Cavani
Cavani

Pelo que os dois clubes têm feito no Campeonato Francês nas últimas temporadas, seria natural colocar o Paris Saint-Germain, atual tetracampeão, contra o Monaco. Mas esta Ligue 1 está um pouco diferente. Quem lidera é a equipe do Principado, com a da capital apenas na terceira posição. Cheio de jovens, o Monaco tem um ataque mortal, com incríveis 64 gols em 21 rodadas, média de três por partida, e venceu por 2 a 0 na última visita ao PSG, em março do ano passado. Também ganhou em casa no primeiro turno da atual edição do Francês, por 3 a 1, e parece uma equipe melhor neste momento. Mas Unai Emery tem muita qualidade em mãos e joga em casa, onde ganhou suas últimas cinco partidas.

Fique de olho

Real Madrid x Real Sociedad
Domingo, 17h45 (Real Madrid x Real Sociedad)
Cotações da Odd Shark: Real Madrid (1.75), Real Sociedad (10.91), empate (6.55)

O time que passou 40 partidas sem perder ganhou apenas um jogo nos últimos cinco. Foi eliminado da Copa do Rei pelo Celta de Vigo, perdeu do Sevilla pelo Campeonato Espanhol e precisou recorrer a dois gols de Sergio Ramos para bater o Málaga. A campanha no Santiago Bernabéu por La Liga é praticamente perfeita, com oito vitórias e dois empates, mas Zidane terá que lidar com um adversário difícil em meio ao seu pior momento no comando do time merengue. A Real Sociedad está em quinto lugar e tem um bom retrospecto recente fora de casa: quatro vitórias nas últimas cinco partidas longe dos seus domínios.

Náutico x Santa Cruz
Domingo, 16h

O Campeonato Carioca não é o único que começa com um clássico. O Pernambucano terá apenas Náutico contra Santa Cruz na sua primeira rodada, partida que será disputada na Arena Pernambuco. As duas equipes já estrearam na Copa do Nordeste, e o Timbu se deu melhor, goleando o Uniclinic, por 4 a 0. O Cobra Coral apenas empatou com o Campinense, fora de casa. Curiosamente, as duas equipes pernambucanas estão no mesmo grupo do torneio regional e voltam a se enfrentar no outro final de semana, desta vez no Arruda.

Udinese x Milan
Domingo, 12h (ESPN e Watch ESPN)

A boa temporada do Milan deu uma emperrada, mas o calendário não ajudou. Empatou com o Torino, fora de casa, perdeu do Napoli, no San Siro e foi derrotado pela Juventus, em Turim, pela Copa Itália. Nenhum desastre, considerando a qualidade das equipes que enfrentou, mas precisa voltar a vencer. A adversária será a Udinese, 12ª colocada na Serie A, sem vencer há quatro rodadas. Nessa sequência, foi derrotada por Internazionale e Roma, dentro de casa. É vulnerável. E a expectativa é de uma partida com muitos gols: nos nove jogos do Milan fora dos seus domínios nesta edição da liga nacional, seis tiveram pelo menos três tentos marcados.

O reencontro

Southampton x Arsenal
Sábado, 15h30 (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações da Odd Shark: Southampton (3.47), Arsenal (2.09), empate (3.50)

Será a terceira vez que Southampton e Arsenal enfrentam-se nesta temporada, pela quarta rodada da Copa da Inglaterra. Os Gunners venceram pela Premier League, e os Saints, pela Copa da Liga Inglesa, no meio da campanha que terminou com a passagem para a decisão, carimbada esta semana com vitória sobre o Liverpool. Jogo perigoso para os comandados de Wenger contra uma equipe que já provou ser dura de ser batida no mata-mata e que não tem medo de enfrentar os grandes.

O cara

Gonzalo Higuaín
Sassuolo x Juventus
Domingo, 12h (Fox Sports)
Cotações da Odd Shark: Sassuolo (7.22), Juventus (1.49), empate (4.28)

Higuaín, da Juventus (Foto: AP)
Higuaín, da Juventus (Foto: AP)

Higuaín tem feito uns golzinhos: sete nas últimas cinco rodadas da Serie A, pelo menos um por jogo. Torino e Bologna levaram dois. Já são 14 no Campeonato Italiano, 17 em todas as competições, para o artilheiro que custou milhões de euros e vem correspondendo dentro de campo. A próxima vítima pode ser o Sassuolo, que já fez temporadas melhores na primeira divisão da Itália. Está apenas em 14º lugar e, em casa, ganhou apenas duas vezes em seis partidas. A Juventus, no entanto, tem sido errática fora de Turim e perdeu três vezes nas últimas cinco rodadas longe dos seus domínios. Jogo aberto? Talvez, se Higuaín deixar.

Vale uma zapeada

RB Leipzig x Hoffenheim
Sábado, 12h30 (Fox Sports 2)
Cotações da Odd Shark: RB Leipzig (1.75), Hoffenheim (4.90), empate (3.75)

Tem apenas um time invicto na Alemanha: o Hoffenheim, terceiro colocado da Bundesliga. O RB Leipzig, vice-líder, tentará derrubar essa escrita, no próximo sábado. O caçulinha da liga voltou da pausa de inverno com vitória por 3 a 0 sobre o Eintracht Frankfurt, mostrando que não perdeu o embalo. O Hoffenheim, rei dos empates, com dez em 17 rodadas, também venceu – 2 a 0 no Augsburg.

Chapecoense x Inter de Lages
Domingo, 17h

É inevitável que o começo de ano da Chapecoense seja cheia de primeiras vezes. O primeiro jogo, contra o Palmeiras, já passou. A primeira partida oficial, contra o Joinville, pela Primeira Liga, também. Chegou a hora da estreia pelo Campeonato Catarinense, contra o Inter de Lages, na Arenca Condá. Mais um episódio da reconstrução do clube.

Boca Juniors x River Plate
Sábado, 23h15 (Fox Sports)
Cotações da Odd Shark: Boca (2.55), River (2.91), empate (3.18)

Eu não acho que dá para usar a palavra “amistoso” quando Boca Juniors e River Plate entram em campo para se enfrentar, mas este Superclássico vale apenas pelo torneio de verão que os clubes argentinos têm disputado neste começo dano para se preparar para a temporada. Só isso? Não: vale também como mais um capítulo da rivalidade entre esses dois gigantes.

Mostrar mais

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo