Espanha

Mais um jovem precoce do Barcelona deve ser convocado pela Espanha e enfrentar o Brasil

Cotado inicialmente para seleção sub-21, Pau Cubarsí encantou Luis de la Fuente após atuação de gala em Barcelona x Napoli e deve integrar lista principal da Espanha

Ao que tudo indica, Pau Cubarsí, jovem zagueiro e promessa do Barcelona, será a grande novidade da convocação da Seleção Espanhola. Nesta sexta-feira (15), o técnico Luis de la Fuente anuncia a lista de jogadores para os próximos compromissos de La Roja e, segundo a imprensa local, o defensor culé estará presente na relação.

Conforme o jornal “AS”, o Barcelona está ciente de que Cubarsí receberá a primeira chamada da seleção. A Federação Espanhola de Futebol, por sua vez, mantém total sigilo sobre a lista de jogadores e não comenta o assunto. Dirigentes do clube catalão já dão a convocação do zagueiro de 17 anos como certa e afirmam internamente que a oportunidade ao jovem é mais do que merecida. Vale lembrar que La Roja enfrentará a Colômbia e o Brasil, dia 22 e 26 de março, respectivamente.

Inicialmente, Cubarsí estava cotado para defender a seleção sub-21 da Espanha, onde formaria dupla de zaga com o recém-nacionalizado espanhol Dean Huijsen. Santi Denia, treinador da equipe, também anunciará a lista convocatória nesta sexta-feira (15). No entanto, o excelente desempenho da joia culé no jogo da última terça-feira (12), contra o Napoli, parece ter sanado as dúvidas de Luis de La Fuente. Mesmo ainda muito jovem, Cubarsí já merece uma chance no plantel principal de La Roja.

Pau Cubarsí já é realidade no Barcelona

Nascido em 2007, Pau Cubarsí começou nas categorias de base do Girona antes de se transferir para o Barcelona. O zagueiro defendeu o time B dos Culés até dezembro de 2023, quando foi promovido ao elenco principal. Sua estreia no time profissional do Barça ocorreu no dia 18 de janeiro, em vitória sobre o Unionistas de Salamanca, pela Copa do Rei. Na ocasião, a jovem promessa concedeu uma assistência e causou boa impressão em Xavi Hernández e na torcida. Na atual temporada, já soma 12 partidas.

Em virtude da regularidade dentro de campo, Cubarsí foi o escolhido de Xavi para começar o jogo da última terça (12), contra o Napoli, pela volta das oitavas de final da Champions League. O cria das categorias de base dos Blaugranas atuou ao lado de Ronald Araújo e encantou a todos os presentes no Estádio Olímpico Lluís Companys. Dono do lado esquerdo do miolo de zaga, Cubarsí acumulou uma interceptação, três desarmes e cinco bolas recuperadas durante os 90 minutos. De quebra, ainda se destacou por um lançamento preciso na direção de Fermín López, que acabou desperdiçando chance clara no 1º tempo.

Eleito o melhor jogador em campo pela UEFA, Cubarsí foi muito elogiado pelos companheiros de equipe e pelo técnico Xavi após a vitória sobre os italianos. A classificação significou muito para o Barcelona. Afinal, o clube catalão não chegava às quartas de final da Champions League desde 2020.

– A saída da bola com ele é brutal. Tem tranquilidade para gerar jogadas de ataque, é um espetáculo. Quando ele está com a bola, minha frequência cardíaca não aumenta. É um menino muito racional, estamos diante de uma promessa maravilhosa para o Barcelona e para o futebol espanhol -, disse Xavi sobre Cubarsí.

Lamine Yamal, outro jovem talentoso e produto das categorias de base do Barcelona, pediu publicamente, através de suas redes sociais, a convocação de Cubarsí para a Seleção Espanhola principal. O ponta-direita de 16 anos intercedeu a favor do companheiro e subiu a campanha #cubarsiseleccion. Yamal será atendido e ambos estarão juntos na lista de Luis de la Fuente.

Foto de Guilherme Calvano

Guilherme Calvano

Apaixonado por futebol, uniu o amor pelo esporte mais popular do mundo ao jornalismo. Carioca da gema e grande entusiasta da Premier League, cobriu o Flamengo no Coluna do Fla e o Chelsea no Blues of Stamford. Na música, vai de Post Malone a Armandinho. Eclético assim como na área técnica. Afinal, Guardiola e Mourinho são suas referências.
Botão Voltar ao topo