Espanha

Okazaki fez um gol de calcanhar na vitória que marcou o retorno do Huesca à primeira divisão

Shinji Okazaki teve uma temporada estranha. O ex-jogador do Leicester a começou contratado pelo Málaga, mas dificuldades financeiras fizeram com que o clube abrisse mão de seu futebol antes mesmo que ele entrasse em campo. Acabou defendendo o Huesca, que retornava à segunda divisão após sua primeira experiência na elite espanhola. E nesta sexta-feira, fez um gol de calcanhar na vitória por 3 a 0 sobre o Numancia que confirmou o retorno do pequeno clube da região de Aragão à elite do Campeonato Espanhol.

O Huesca funciona em um município com aproximadamente 50 mil pessoas e joga em um estádio com capacidade para por volta de 10% disso. Foi fundado em 1960 e demorou quase 20 anos para chegar à terceira divisão e depois mais 30 para subir à Segundona. Mais uma década e conseguiu o primeiro acesso a La Liga, em 2017/18, mas foi rebaixado como vice-lanterna após uma única temporada na mesa dos adultos.

Deve ter gostado da experiência porque se apressou para repeti-la. Ao derrotar o Numancia, e com a derrota do Almería para o Ponferradina, chegou a 67 pontos e está garantido pelo menos na segunda posição, que vale acesso direto à elite. Pode até ser campeão porque o Cádiz perdeu do Girona e está apenas dois pontos à frente. Enfrenta o Sporting Gijón, 11º colocado, enquanto o Cádiz fecha sua campanha diante do Albacete, 18º.

O Huesca contou com o fator casa, onde conseguiu 15 das suas 20 vitórias no campeonato e perdeu apenas duas vezes. Depois de um semestre emprestado ao Nottingham Forest jogando muito pouco, o atacante Rafa Mir chegou ao Huesca e ajudou com nove gols em 16 jogos, incluindo os dois primeiros da vitória desta sexta-feira.

Okazaki, 34 anos, fechou a fatura ao marcar seu 12º gol em 35 partidas na segunda divisão, completando o cruzamento rasteiro de Rafa Mir com um toque de calcanhar. “Porque um ano atrás vocês gritaram ‘voltaremos!'. Porque vocês acreditaram. Porque vocês nunca deixaram de acreditar. Hoje queremos devolver a vocês orgulho que vocês nos fizeram sentir naquele momento. Hoje voltamos!”, escreveu o clube, no Twitter.

.

.

.

Classificações

.

.

Foto de Bruno Bonsanti

Bruno Bonsanti

Como todo aluno da Cásper Líbero que se preze, passou por Rádio Gazeta, Gazeta Esportiva e Portal Terra antes de aterrissar no site que sempre gostou de ler (acredite, ele está falando da Trivela). Acredita que o futebol tem uma capacidade única de causar alegria e tristeza nas mesmas proporções, o que sempre sentiu na pele com os times para os quais torce.
Botão Voltar ao topo