Espanha

Ex-jogador da seleção argentina é demitido de TV por ofender joia do Barcelona

Fala preconceituosa de Germán Burgos sobre Lamine Yamal repercutiu negativamente antes da vitória do Barcelona contra o PSG pela Liga dos Campeões

Goleiro da Seleção Argentina por muitos anos e auxiliar de Diego Simeone no Atlético de Madrid até 2021, Germán Burgos tentou ser técnico, mas após ter pouco sucesso, voltou à Espanha para virar comentarista de TV. Porém, seus dias na nova profissão não parecerão ser tão longos assim, e por culpa dele mesmo.

Na última quarta-feira (10), o canal Movistar Plus+ tomou a decisão de afastar Burgos por uma frase dita pelo ex-goleiro antes da vitória por 3 a 2 do Barcelona sobre o Paris Saint-Germain, pelas quartas de final da Liga dos Campeões. Em um programa da emissora, Burgos antes disse que caso Lamine Yamal ‘não fizesse sucesso como jogador, poderia ir fazer malabarismos em um semáforo'.

– Em cumprimento do código interno de conduta da Movistar Plus+, que contempla uma política de tolerância zero com qualquer comportamento discriminatório, a plataforma tomou medidas sobre o episódio ocorrido, em que um dos seus colaboradores fez comentários inadequados sobre o jogador Lamine Yamal. A Movistar Plus+ e Germán Burgos deixarão de colaborar um com o outro em caráter imediato nos programas da plataforma.

Burgos pede desculpas e diz que queria elogiar Yamal

Pouco após o ocorrido e as críticas não só na Espanha como ao redor do mundo, o próprio argentino usou suas redes sociais para se desculpar sobre o infeliz comentário feito em relação ao atacante do Barcelona.

– Faço esse comunicado reiterando minhas desculpas por minhas palavras no programa de ontem. Não foi a minha intenção fazer nenhum tipo de dano ao Lamine Yamal, aos torcedores do Barcelona, aos jogadores, à UEFA e nem à plataforma Movistar Plus+. Ao fazer o meu comentário, quis fazer uma brincadeira sobre a qualidade e elogiar as virtudes dele. Não foi de forma alguma sobre etnia ou classe social.

Pós-carreira agitado

Goleiro presente em duas Copas do Mundo e com passagens por River Plate, Mallorca e Atlético de Madrid, Burgos chamou a atenção por ser o principal auxiliar técnico de Diego Simeone nas passagens por Catania, Racing e, claro, pelo clube da capital espanhola. Quando o compatriota era suspenso, era Burgos quem o substituía como treinador.

Em 2021, ele deixou o clube colchonero para assumir o comando do Newell's Old Boys. Entretanto, sua passagem foi de apenas 4 vitórias em 15 jogos, e ele acabou demitido após menos de 3 meses. Seu último trabalho como treinador foi na Grécia, como técnico do Aris, entre fevereiro e agosto de 2022.

Com 54 anos, Burgos estava atuando nos últimos tempos como comentarista. Resta saber agora qual será o novo passo profissional do ex-goleiro, que sem treinar e marcado por um comentário infeliz, vai precisar mais uma vez se reinventar, além de rever o que pensa e fala diante das câmeras.

Foto de Vanderson Pimentel

Vanderson PimentelRedator de esportes

Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.
Botão Voltar ao topo