
Portugueses, agenciados por Jorge Mendes e que se tornaram famosos no Manchester United. As trajetórias de Cristiano Ronaldo e Tiago Bebé podem ter seus traços em comum. As vidas de ambos, no entanto, seguiram por rumos completamente diferentes. Mas se cruzaram mais uma vez neste sábado: recém-contratado pelo Córdoba, o ex-morador de orfanato tinha como desafio roubar alguns pontos do poderoso Real Madrid, estrelado pelo dono de três Bolas de Ouro. E o futebol, às vezes, não é decidido pelo que acontece ao longo de uma vida, e sim durante os 90 minutos. Apesar da derrota por 2 a 1, Bebé poderá dizer que, pelo menos por um dia, esteve acima de Cristiano Ronaldo.
LEIA MAIS: Bebê não era o craque esperado pelo Man Utd, mas não era uma bomba
Bebé será sempre lembrado pela ainda hoje mal contada transferência para o Manchester United. Um atacante que surgiu do nada e custou € 8,8 milhões aos Red Devils, em negócio que pareceu mais um favor de Alex Ferguson a Jorge Mendes – justamente pela contratação de Cristiano Ronaldo anos antes. De desconhecido, o português se tornou motivo de piadas. Sobrepôs a grande história de vida do menino de rua que vingou no futebol.
Se Cristiano Ronaldo perdeu o pai quando tinha 10 anos, Bebé também teve sua história de vida sofrida. Abandonado pelos pais, o descendente de cabo-verdianos foi criado pela avó. Porém, perdeu a sua tutora quando tinha 12 anos, passando a viver em um orfanato com outras 150 crianças. Na “Casa do Gaiato”, o português ganhou a chance de disputar o Campeonato Mundial de Moradores de Rua. Foi onde apareceu para o futebol. Levado ao Vitória de Guimarães, começou a ser agenciado por Jorge Mendes. E, aos 20 anos, era levado a peso de ouro ao Manchester United.
Bebé nunca se firmou no Manchester United. Também teve passagens frustradas por Besiktas e Rio Ave, até mostrar o seu valor no Paços Ferreira. Sem grandes expectativas, salvou o time do rebaixamento e marcou 12 gols (alguns, golaços) no último Portuguesão. Levado pelo Benfica em definitivo, também não teve muito espaço no Estádio da Luz. Nesta janela de transferências, contudo, ganha mais uma chance no Córdoba. Mais próximo de Cristiano Ronaldo, a quem vê como exemplo.
VEJA TAMBÉM: Cristiano Ronaldo nos Invincibles do Arsenal? Segundo Jorge Mendes, quase aconteceu
“Cristiano é o jogador que mais admiro. É um orgulho e vou pedir a sua camiseta, se puder, depois da partida. É um exemplo para todos os jogadores: trabalha muito e tem ambição. É um lutador, uma pessoa formidável”, declarou Bebé, em entrevista ao Marca antes da partida.
Em uma equipe que tem como objetivo permanecer na primeira divisão espanhola, Bebé chegou como protagonista. E teve boa atuação no valente confronto com o Real Madrid de Cristiano Ronaldo. Por mais que o camisa 7 e outros craques estivessem do outro lado, o Córdoba não abaixou a cabeça para os visitantes. Saíram com a derrota, mas ovacionados.
O primeiro gol nasceu a partir de um chute de Bebé, que bateu no braço de Sergio Ramos e originou o pênalti convertido por Ghilas. Os merengues chegaram ao empate com Benzema, mas demonstravam pouca organização e criatividade no ataque. E o Córdoba até teve a chance de retomar a vantagem. Bebé abriu clarões na defesa de Carlo Ancelotti, sem finalizar com qualidade suficiente para vencer Casillas. O segundo gol quase saiu com Florin, que encobriu o goleiro madridista e esbarrou no travessão.
VÍDEO: Cristiano Ronaldo se fantasia de morador de rua para surpreender uma criança
De tanta canseira que Bebé vinha dando pela ponta direita, Marcelo acabou substituído por Fábio Coentrão. Já Cristiano Ronaldo enfatizou a partida apagada ao ser expulso aos 37 minutos do segundo tempo, depois de acertar um chute em Edimar – pouco antes, já tinha tentado agredir Crespo dentro da área. Na saída de campo, o craque ainda provocou a torcida que o vaiava, ao limpar o escudo de campeão do mundo. Longe daquele grande jogador que seu exemplo de persistência sugere.
https://trivela.com.br/cristiano-ronaldo-se-fantasiou-de-morador-de-rua-para-surpreender-uma-crianca/
A ausência de Cristiano Ronaldo, todavia, não impediu o Real de chegar à vitória. Após um toque de mão dentro da área, Gareth Bale decretou a virada cobrando pênalti, aos 42 minutos. Ainda assim, a torcida do Córdoba reconheceu o esforço de sua equipe: ao apito final, aplaudiu de pé os seus jogadores, derrotados, mas altivos. Bebé, por sua vez, era reconhecido como o melhor em campo.
O triunfo mantém a vantagem do Real Madrid na liderança do Real Madrid no Espanhol, quatro pontos à frente dos blaugranas. Já o Córdoba segue na 14ª colocação, demonstrando potencial para se livrar do descenso. Mesmo sem ter um Cristiano Ronaldo, a modesta equipe tem as suas virtudes. E, na realidade longe da Bola de Ouro, Bebé poderá se tornar herói da pequena torcida por mais algumas vezes. Afinal, o futebol não é feito apenas dos grandes campeões.



