EspanhaLa Liga

O clima no Dérbi de Madri em dois jogos que valeram taça: ao Real, em 63, e ao Atleti, em 77

O Estádio Santiago Bernabéu será palco de mais um grande dérbi neste sábado. Real Madrid e Atlético se enfrentam em duelo que vale muito para as pretensões dos merengues em La Liga. Mais um confronto que pode se adicionar à riquíssima história do clássico. Afinal, os grandes momentos entre os rivais madrilenos vão muito além dos embates recentes na final da Liga dos Campeões. O passado é carregado de jogos decisivos. Inclusive, alguns que definiram quem ergueria a taça do Campeonato Espanhol.

Abaixo, selecionamos dois vídeos que retratam estas memórias. Em 17 de março de 1963, Ferenc Puskás liderou a vitória do Real Madrid por 4 a 3 em Chamartín, em noite repleta de reviravoltas. O triunfo no confronto direto com os vice-líderes valeu o terceiro dos cinco títulos nacionais consecutivos dos merengues. O troco do Atleti veio em 14 de maio de 1977, pela penúltima rodada da Liga, na casa dos rivais – em campanha decepcionante, na sexta posição. Os colchoneros só precisavam do empate para confirmar a conquista por antecedência. E assim fizeram, graças ao tento de Rubén Cano. Vale destacar o clima das torcidas, em outros tempos do futebol.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo