Espanha

Mourinho conversa com Deco para levar joia do Barcelona para o Fenerbahçe

Treinador do Fenerbahçe, José Mourinho tem interesse na contratação de um dos talentos da base do Barcelona

José Mourinho está interessado na contratação de uma joia do Barcelona para o Fenerbahçe. Nos últimos dias, o treinador português tem feito sondagens sobre o jovem jogador do Barça.

Trata-se de Ansu Fati, que passou a última temporada emprestado ao Brighton e não tem futuro garantido no Barcelona para 2024/25. A informação é do jornal Marca.

Até o momento, os turcos não fizeram nenhum tipo de proposta pelo atacante de 21 anos. Mourinho está à espera de uma resposta positiva dos Blaugranas e do próprio Ansu Fati para dar início as negociações.

O que pesa a favor do Fenerbahçe é que o técnico lusitano tem boa relação com Jorge Mendes (empresário do atacante) e Deco (diretor esportivo do Barcelona).

Aqui cabe ressaltar que Ansu Fati é uma das opções dos turcos no mercado. O Fenerbahçe também sonha em trazer Arda Güller, do Real Madrid, de volta – mesmo que por empréstimo.

Outro detalhe é que o jovem atacante quer reconquistar seu espaço na Espanha e espera convencer Hansi Flick de que pode ser uma peça de qualidade dos Culés na próxima temporada.

Por outro lado, Ansu Fati também está atento às movimentações do Barcelona. O Barça trabalha nos bastidores para tentar tirar Nico Williams do Athletic Bilbao.

Caso ele seja contratado, a joia de La Masia ficaria ainda mais sem espaço com Hansi, já que atua na mesma faixa de campo que Nico. Ou seja, não dá para descartar uma possível mudança para a Turquia para trabalhar com Mourinho.

Foto: (IconSport) - Ansu Fati, do Barcelona
Foto: (IconSport) – Ansu Fati quer reconquistar seu espaço no Barcelona

Ansu Fati não é prioridade do Barcelona

Vontade do atleta à parte, Ansu Fati não é a prioridade do Barcelona. O atacante tem contrato com os Blaugranas até junho de 2027 e um dos maiores salários do atual grupo.

Devido à grave crise orçamentária e as limitações impostas pelo fair play financeiro de La Liga, o Barcelona não tem condições de inscrever o atacante em seu elenco para 2024/25.

Com isso, a ideia dos Culés é se desfazer de Ansu Fati nesta janela. O problema é que, assim como no caso do Fenerbahçe, o Barcelona não tem nenhuma oferta na mesa para vender o atacante, somente sondagens.

O que ajuda a explicar essa falta de propostas é o fraco futebol apresentado pelo atacante nos últimos anos. Na Inglaterra, por exemplo, Ansu Fati sequer completou 1.000 minutos dentro de campo.

Ansu Fati pelo Brighton em 2023/24

  • Jogos: 27
  • Gols: 4
  • Assistências: 1

Quando apareceu nas categorias de base do Barça, o atacante era considerado o herdeiro de Lionel Messi. Contudo, as frequentes lesões de Ansu Fati destruíram esse potencial.

O atacante fez sua estreia entre os profissionais do Barcelona em 2019/20, então com 16 anos. E a primeira impressão foi positiva, já que balançou as redes sete vezes em 24 partidas daquela edição de La Liga.

Só que, na temporada seguinte, a joia dos Blaugranas fez uma cirurgia no joelho que o impediu de jogar por nove meses. Em 2023/24, Ansu Fati teve uma lesão na panturrilha, desfalcando o Brighton por dois meses.

Foto de Matheus Cristianini

Matheus CristianiniRedator

Jornalista formado pela Unesp, com passagens por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia. Na Trivela, é redator de futebol nacional e internacional.
Botão Voltar ao topo