Futebol espanhol

Real Madrid: Como Mourinho vem moldando uma nova versão de Vinícius Junior

De volta ao gigante espanhol, técnico português tem demonstrado atenção especial com camisa sete

A chegada de José Mourinho ao Real Madrid trouxe desafios importantes dentro e fora de campo. Entre eles, um dos mais delicados envolvia Vinícius Junior. O treinador português precisava reconstruir sua relação com o brasileiro após os episódios ocorridos no confronto entre o gigante espanhol e o Benfica, ex-clube do português, e, ao mesmo tempo, ajudar o camisa 7 a recuperar sua melhor versão.

De acordo com o diário “As”, o trabalho começou antes mesmo do início da temporada. Durante a Copa do Mundo, Mourinho teve papel importante na decisão de Vinicius de renovar seu contrato com o Real Madrid. Desde então, o técnico tem trabalhado para recuperar a confiança do atacante, mas também para transformar alguns aspectos de seu comportamento dentro de campo.

Os resultados ainda não aparecem completamente no setor ofensivo. Vinícius ainda está distante do jogador decisivo, driblador e goleador que marcou sua trajetória recente no Real Madrid. Porém, Mourinho parece ter encontrado outra maneira de fazê-lo contribuir enquanto a melhor fase técnica não é retomada.

Real Madrid: Notícias, rumores, transferências e mercado

Real Madrid: Notícias, rumores, transferências e mercado

Leia →

Vinícius compensa com trabalho defensivo no Real Madrid

A partida contra a Inter de Milão, pela estreia da Champions League, foi um retrato desse novo momento. o camisa sete teve pouca influência ofensiva, não criou oportunidades de gol, não acertou nenhum chute na direção da meta e completou apenas dois dribles, números muito negativos para um atacante do seu calibre.

Em compensação, chamou atenção pelo trabalho sem a bola. Vinícius Junior realizou nove recuperações durante a partida, mais que o dobro do segundo jogador do Real Madrid nesta estatística, Jude Bellingham, que teve quatro.

Ainda de acordo com o “As”, o número também coloca Vinícius em uma marca histórica do clube. Nenhum atacante do Real Madrid havia alcançado tantos desarmes e recuperações desde Higuaín, que registrou 12 em uma partida em 2008.

A atuação representa uma mudança importante para um jogador frequentemente criticado pela pouca participação defensiva. Contra a Inter, Vinícius “correu para trás”, acompanhou as jogadas e se desgastou fisicamente até ser substituído nos minutos finais.

Mourinho e Vini Jr pelo Real Madrid. Foto: IMAGO / Ball Raw Images

Mourinho também trabalha comportamento do brasileiro

A transformação buscada pelo treinador não acontece apenas no aspecto tático. Mourinho também tenta ajudar Vinícius Junior a se tornar um jogador mais controlado emocionalmente dentro de campo.

Após defendê-lo contra o Espanyol, em partida na qual o brasileiro registrou diversos conflitos com os adversários, Mourinho deixou clara sua preocupação com as reações do brasileiro. “Ele não é nenhum santo, mas o que estão fazendo com ele é demais. Parece planejado”.

O técnico também revelou ter conversado com o atacante antes de uma possível comemoração: “Eu disse para ele ter cuidado com o que faria se marcasse um gol”.

Desde então, o brasileiro tem apresentado uma postura mais comedida, embora tenha recebido cartão amarelo por reclamação excessiva na derrota diante do Betis na última sexta-feira (04).

Contra a Inter, porém, outro problema voltou a aparecer. Quando deixou o campo completamente exausto, Vinícius foi novamente alvo de vaias no Santiago Bernabéu. Mourinho reagiu incentivando os aplausos da torcida e, após a partida, fez questão de defender o brasileiro.

— O Vini não está no seu melhor, todos nós vemos isso. Ele é o primeiro a saber. Ele está se esforçando para ser o Vinicius que decide partidas. Mas ele se empenhou muito durante todo o jogo, e eu tenho que valorizar muito isso. Tenho muito respeito pelo Vinicius que vi. E o resto virá, ele vai ganhar jogos — afirmou.

Para Mourinho, o esforço demonstrado pelo brasileiro é suficiente para garantir seu respaldo enquanto a inspiração ofensiva não volta.

— Se ele trabalha para a equipe, sempre terá meu apoio e carinho. Isso significa que ele sempre jogará os 90 minutos completos? Não, mas ele tem meu apoio. Quem se entrega por completo não é obrigado a fazer mais. E ele tem feito isso — concluiu.

Foto de Gabriella Brizotti

Gabriella BrizottiRedatora de esportes

Formada em jornalismo pela Unesp, sou uma apaixonada pelo esporte em geral, principalmente o futebol. Dentre as minhas paixões, está o futebol argentino e suas 'hinchadas'.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo