EspanhaMLS

Messi de volta ao Barcelona? O que tem de real e de imaginário nessa história

Especulação sobre um possível retorno de Messi por empréstimo ao Barcelona para uma despedida surgiram e analisamos se existem possibilidades

A possibilidade de um retorno de Lionel Messi ao Barcelona está sendo especulada, sem muita base na realidade, em um empréstimo em janeiro, em um momento que a MLS estará de férias. Desta forma, o capitão da seleção campeã do mundo poderia ter uma despedida apropriada, como nunca aconteceu e como o clube já disse que quer fazer. Mas será que essa possibilidade existe mesmo?

Por que existe esse rumor?

O rumor tem sido especulado na Espanha porque o clube atual do craque argentino, Inter Miami, está perto de uma eliminação precoce na MLS, o que deixaria o time sem jogos oficiais por ao menos quatro meses. O último jogo da fase regular é no dia 21 de outubro e, se não se classificar, que é o cenário mais provável neste momento, o time ficará sem jogar até a próxima temporada da MLS.

Ainda não há calendário divulgado para a temporada 2024 da MLS, mas usualmente a liga começa no final de fevereiro ou começo de março. Portanto, o clube ficaria ao menos quatro meses sem jogar partidas oficiais, um tempo bastante longo, especialmente para os padrões europeus que Messi estava acostumado (e nem vamos falar do caótico calendário sul-americano).

Com tanto tempo livre, ele poderia seguir o exemplo de outras estrelas do passado que foram emprestados a equipes da Europa na parada da MLS, como David Beckham, do LA Galaxy para o Milan (duas vezes), Robbie Keane, do LA Galaxy para o Aston Villa, e Thierry Henry, do New York Red Bulls para o Arsenal.

Tudo isso foi especulado porque esse intervalo grande sem jogos possibilitou esse tipo de empréstimo no passado. Assim, se imaginou que isso voltaria a ser possível se o Inter Miami não conseguir se classificar aos playoffs.

Inter Miami precisa de um milagre para se classificar

A eliminação do Inter Miami na MLS é bastante provável e pode até acontecer já neste fim de semana. O time precisa de um milagre para chegar aos playoffs da MLS e seguir atuando. Restam três partidas da fase regular para o time da Flórida, que precisa vencer todos os jogos e ainda torcer contra os adversários.

O Inter Miami pode chegar a 42 pontos se vencer seus três jogos restantes e precisa torcer contra diversos adversários, que tem números de jogos diferentes (todos os times fazem 34 jogos no total):

  • Chicago, para quem o time perdeu por goleada na última rodada (40 pontos, 32 jogos)
  • Montreal (38 pontos, 32 jogos)
  • New York City (38 pontos, 32 jogos)
  • DC United (37 pontos, 33 jogos)
  • New York Red Bulls (37 pontos, 32 jogos)

Só não precisa torcer contra o Charlotte (36 pontos, 31 jogos), time que está imediatamente à sua frente e com três pontos a mais, porque enfrentará duas vezes a equipe nas rodadas finais (um de um jogo adiado e outro que já estava programado).

Para piorar tudo isso, um dos três jogos que restam para o Inter Miami é um duelo com o Cincinnati, melhor time da MLS e campeão do Supporters’ Shield, já neste sábado (7). A eliminação, portanto, é bastante provável e, como a situação clínica de Messi está indefinida e ele pode não jogar, é bem provável que a equipe já perca a chance de chegar aos playoffs neste fim de semana.

Apesar da possibilidade de classificação ser pequena, a ideia de emprestar o grande craque da liga para o Barcelona soa absurda em 2023. A liga não é a mesma do passado, quando isso aconteceu com esses outros jogadores, e Messi representa algo muito importante para a MLS para perder o início de temporada pelo Inter Miami para estar jogando pelo Barcelona. Além disso, prejudicaria as férias de um jogador que tem sentido o calendário intenso e já tem 36 anos.

Possibilidade sequer foi tratada pelo jogador e clube americano

Segundo o jornal catalão Sport, o Barcelona sabe que Messi ficará meses sem jogar e até contempla essa possibilidade de um empréstimo, mas sem muita esperança que isso seja mais do que um sonho. Não há qualquer movimento nesse sentido, nem há conversas para que isso aconteça. O clube sabe que a relação desta diretoria com o jogador foi deteriorada pela sua saída e que um retorno, mesmo nessas condições, não parece provável.

No lado do Inter Miami e do jogador, em nenhum momento se tratou dessa possibilidade. É verdade que um dos donos do Inter Miami, o empresário Jorge Más, já prometeu a Messi uma despedida à altura da sua grandeza no Barcelona. Evidentemente, se tratava de um jogo festivo, uma homenagem, não de um empréstimo do jogador.

A possibilidade do empréstimo não é nem considerada pelo Inter Miami no momento. Isso até pode mudar caso o Barcelona se aproxime para pedir algo, mas mesmo isso não parece provável no momento. Até a abertura da janela de transferências em janeiro há muito o que acontecer, mas neste momento, um retorno de Messi ao Barcelona não passa de uma especulação sem sentido. É fruto apenas da imaginação.

Foto de Felipe Lobo

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!). Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009, onde ficou até 2023.
Botão Voltar ao topo