Manchester City desiste de reintegrar João Cancelo, e Barcelona deve aproveitar a oportunidade
Cancelo tem contrato com o clube inglês até 2027, mas clube inglês não tem mais interesse em contar com o português em seu elenco
João Cancelo está muito próximo de se tornar definitivamente jogador do Barcelona. Isso porque o Manchester City tomou a decisão de não reintegrar o lateral-direito português no final do seu empréstimo ao Barça, em junho deste ano. Cancelo tem contrato com o clube inglês até 2027, mas não irá cumpri-lo no Etihad Stadium. Por isso, a janela de oportunidade perfeita se abriu para a diretoria culés.
O lateral português deixou a Juventus para se juntar ao Manchester City pela “bagatela” de 65 milhões de euros (R$ 344 milhões na cotação atual), mas após três temporadas na equipe de Pep Guardiola, as coisas não deram muito certo, principalmente pela relação conturbada com o treinador espanhol. Por isso mesmo, na temporada 2022/23, ele já havia sido emprestado ao Bayern de Munique. Na sequência, ele foi “despachado” para a Espanha.
Com a ideia dos Citzens de não reintegrar o jogador português, os catalães poderão finalmente fazer a movimentação que já vinham demonstrando interesse nos últimos meses: pagar o valor para contratar de vez o lateral em seu plantel. A informação é do jornal espanhol Mundo Deportivo.
Representante do jogador, Jorge Mendes trabalha para formalizar um acordo que beneficie os dois clubes. Os contatos e reuniões estão acontecendo e continuarão nos próximos meses, até o fim do período de empréstimo do português.
João Cancelo quer ficar no Barça
O Barcelona crê que, para concretizar a compra, o negócio gire em torno dos 30 milhões de euros (aproximadamente R$ 159 milhões na cotação atual).Porém, os dirigentes pensam em chegar a um acordo que envolva cifras um pouco menores.
Ainda segundo a apuração do Mundo Deportivo, o Barcelona não descarta a probabilidade de propor um contrato mais longo de empréstimo ao jogador com opção de compra no futuro. Isso não é por um acaso. O Barça sabe sabe que o City terá mais algumas ofertas pela frente e quer ter a oportunidade de barganhar.
Por outro lado, a vontade do jogador, que se mostrou feliz no Barcelona desde que chegou à equipe, em setembro, também terá um importante peso nessa negociação. Inclusive, quando foi apresentado à torcida culés, Cancelo disse que estava realizando um “sonho de menino”.
Outro português, João Félix já não brilha os olhos da Catalunha
Já o caso de João Félix é um tanto diferente. O clube não investirá uma grande quantia em dinheiro pelo ponta. Inclusive, o atacante pode ser considerado um flop nos últimos meses.
Após um início bombástico, Félix se transformou em decepção. Antes, falava-se em plano do Barcelona para comprá-lo em definitivo, agora há muitas dúvidas sobre sua permanência. O atacante voltou a mostrar velhos problemas: a falta de intensidade e concentração, pouca dedicação na marcação, problemas que o acompanham desde o Atlético de Madrid, além da questão mais recente: uma lesão no tornozelo.
Ele não inicia um jogo como titular em La Liga desde 20 de dezembro, quando foi substituído ainda no intervalo do confronto diante do Almería. Desde então, ele passou a ser um reserva, escalado apenas em partidas menos importantes da Copa do Rei contra adversários muito fracos.
Em entrevista ao jornal português Record, Jorge Mendes disse que o clube planeja contratar tanto o atacante quanto João Cancelo.
– Posso dizer que o Barcelona está planejando contratar João Cancelo e João Félix em caráter permanente. Eles querem que os dois jogadores fiquem além deste verão [janela de transferências após o fim da temporada]. João Félix teve um desempenho muito bom. As pessoas no clube estão muito felizes com ele e não há dúvida de que ele é um jogador de futebol maravilhoso – afirmou o agente.