Por que Mamardashvili merece ser o goleiro Bola de Ouro 2024
Goleiro de 23 anos é um dos grandes destaques do futebol europeu na última temporada
Na última quarta-feira (04), a Uefa e a France Football divulgaram os candidatos ao Prêmio Bola de Ouro 2024, e na lista do Troféu Yashin o georgiano Giorgi Mamardashvili se destaca como um forte candidato.
Contratado pelo Liverpool nesta última janela de verão por valores que podem chegar a 45 milhões de euros (R$278 milhões), o goleiro irá continuar no Valência por empréstimo em 2024/2025.
No sul da Espanha, inclusive, Mamardashvili já havia comprovado no ano passado porque é o goleiro mais valioso do mundo ao lado de Diogo Costa, e quais são os motivos que o fazem um grande favorito ao prêmio.
Siga a Trivela no Threads e no BlueSky
Troféu faria Mamardashvili entrar para a história
O georgiano Giorgi Mamardashvili é um dos candidatos ao Troféu Yashin Bola de Ouro 2024 e pode fazer história ao se tornar o primeiro goleiro do seu país a ganhar o prêmio na história.
Além de Mamardashvili, outros grandes nomes estão na disputa: Emiliano Martinez, argentino que atua no Aston Villa; e o suíço Gregor Kobel, vice-campeão da Champions com o Borussia Dortmund.
Embora a competição com Martinez seja acirrada, visto que o argentino conquistou a Copa América e terminou a Premier League com o Villa na 4ª colocação, Mamardashvili alcançou marcas significativas ao longo do ano.
O goleiro com mais clean sheets em La Liga 2023/2024
Pelo Valencia, em La Liga, Mamardashvili foi o grande destaque de uma temporada que refletiu o mau momento vivido por um clube cuja diretoria não consegue dialogar com o seu torcedor.
Sem o goleiro, era possível que o Valencia, que terminou na 9ª colocação de La Liga 2023/2024, brigasse no último bloco da tabela de classificação do campeonato.
Além de alcançar a marca de 71 jogos seguidos e se tornar o arqueiro com mais partidas consecutivas da história de La Liga, Mamardashvili quebrou seu próprio recorde de mais jogos sem sofrer com, 13 ao total.
Ao lado de Unai Simon, do Bilbao, Mamardashvili foi quem mais defendeu pênaltis na competição, salvando o Valencia em três cobranças na temporada.
Destaque na Euro 2024 com a Geórgia
Para fechar com chave de ouro sua temporada, Mamardashvili fez uma campanha histórica com a Geórgia na Eurocopa, chegando às oitavas de final da competição na qual seu país estreava.
Mamardashvili foi eleito o melhor jogador da partida contra a República Tcheca após alcançar a segunda maior marca de defesas em um jogo da primeira fase da Euro na história, 11 ao todo.
Nominados a melhor goleiro do Bola de Ouro 2024
Além de Giorgi Mamardashvili, outros nove goleiros estão nomeados ao troféu. O brasileiro Ederson, do Manchester City, ficou de fora após estar presente em todas as listas desde 2019. Confira:
- Diogo Costa – FC Porto
- Gianluigi Donnarumma – Paris Saint-Germain
- Gregor Kobel – Borussia Dortmund
- Andriy Lunin – Real Madrid
- Mike Maignan – AC Milan
- Giorgi Mamardashvili – Valencia
- Emiliano Martinez – Aston Villa
- Unai Simon – Athletic Bilbao
- Yann Sommer – Inter de Milão
- Ronwen Williams – Mamelodi Sundowns
Com um futuro promissor, Mamardashvili é forte candidato ao Troféu Yashhin
O desempenho do georgiano ao longo da temporada explica a sua valorização no mercado e a rápida investida do Liverpool, que já pensa em um futuro próximo sem o brasileiro Alisson debaixo das traves.
Não há como saber se o georgiano será, de fato, coroado com o troféu individual da France Football e da Uefa, mas fato é que Mamardashvili fez por merecer e tem mais de um motivo para ser o goleiro da última temporada.