Inglaterra

Pegador de pênalti, herói da Euro e parou CR7: quem é o novo goleiro de R$ 215 mi do Liverpool

Salvador da Geórgia na Euro e titular absoluto do Valência, Mamardashvili chegará ao clube inglês em julho de 2025

Apesar de ser um dos titulares incontestáveis do Liverpool de Arne Slot, o goleiro brasileiro Alisson ganhou uma sombra e tanto para as próximas temporadas.

Depois de muita novela, o Liverpool, enfim, chegou a um acordo com o Valência, da Espanha, para a compra de forma definitiva do goleiro Giorgi Mamardashvili, de 23 anos.

Segundo o jornalista Fabrizio Romano, o titular da Geórgia na Eurocopa vai custar aos cofres dos Reds 35 milhões de euros (R$ 215 milhões de reais). Apesar do contrato ser formalizado ainda nesta temporada, Mamardashvili, no entanto, só desembarcará no clube inglês a partir de julho de 2025. Até lá, seguirá defendendo o Valência.

Além do destaque nas duas temporadas e meia que defende o Valência, também Mamardashvili chamou a atenção durante a Euro, garantindo a Georgia na sua primeira participação no torneio.

Pegador de pênaltis, Mamardashvili chega para ser o futuro goleiro do Liverpool na próxima década

Com o brasileiro Alisson Becker ainda em grande fase, aos 31 anos, e com a posição de titular incontestável desde que chegou à equipe, em 2018, a contratação dá um recado claro sobre o que o Liverpool planeja para a posição de goleiro.

Não que o time precise, mas a negociação entre ingleses e espanhóis por Mamardashvili garante aos Reds, ao menos, mais uma década com a garantia que terá em seu elenco um dos melhores da posição atualmente.

No Valência desde 2022, Mamardashvili tão logo chegou já tornou titular absoluto e incontestável. Com seus 1,97m de altura, já ultrapassou os 100 jogos com a camisa do clube – 102, para ser exato.

Nos Morcegos, Mamardashvili revelou ainda uma das suas principais características: a capacidade de pegar pênaltis. Para se ter uma ideia, na temporada 2023-24, foram sete cobranças contra a sua meta, com 3 defesas.

Pênaltis defendidos por Mamardashvili na temporada 2023-24

  • Kike García vs Alavés
  • Álex Baena vs Villarreal
  • Ante Budimir vs Osasuna

Passar pelo goleiro georgiano nas penalidades é algo extremamente difícil. Iago Aspas que o diga. Apesar de ter feito um dos quatro gols sofridos por Mamardashvili na temporada passada, na última sexta-feira (23), em duelo válido pela segunda rodada da La Liga em 2024-25, o espanhol teve a chance de vencê-lo mais uma vez, mas parou na excelente defesa.

Pênaltis sofridos por Mamardashvili na temporada 2023-24

  • Robert Lewandowski vs Barcelona
  • Iago Aspas vs Celta de Vigo
  • Rúben Alcaraz vs Cádiz
  • Aimar Oroz vs Osasuna

Líder em defesas na Eurocopa e herói do seu país

Na edição de 2024 da Eurocopa, porém, foi quando Mamardashvili colocou de vez o seu nome a história da competição defendendo a Geórgia, estreante no torneio.

Já na primeira participação da Geórgia na Euro, o goleiro foi um dos responsáveis por garantir a classificação inédita às oitavas, com a terceira posição do Grupo F.

E não só isso. Mamardashvili também foi goleiro que mais somou defesas difíceis na fase de grupo da competição. Ao todo, foram incríveis 20 intervenções em três jogos.

O segundo jogo da primeira fase, contra a Tchéquia, o goleiro foi o grande responsável por garantiu o primeiro tempo da sua seleção na competição, no empate em 1 a 1.

Só neste duelo foram 11 defesas e, ao menos metade delas, consideras difíceis. Uma atuação e tanto que elevou o moral da equipe, que terminou a primeira fase com a vitória por 2 a 0 contra Portugal.

A derrota por 4 a 1 para a Espanha nas oitavas, no entanto, não tirou o brilho e, tampouco, o heroísmo e o tamanho do feito de Mamardashvili e da Geórgia.

No confronto das oitavas, a Espanha teve amplo domínio e o placar só não foi mais elástico graças ao goleiro. Os espanhóis finalizaram incríveis 30 vezes ao gol.

Mamardashvili, por sua vez, fez 10 defesas, fechando a competição com 30 defesas feitas em 4 jogos, uma média de 7,5 por jogo.

Foto de Márcio Júnior

Márcio JúniorRedator de esportes

Baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Passou pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Quinto Quarto antes de se tornar repórter na Trivela.
Botão Voltar ao topo