EspanhaLa Liga

Maior artilheiro da temporada, Cristiano Ronaldo recebe a Chuteira de Ouro

Cristiano Ronaldo foi oficialmente premiado como o maior artilheiro do futebol europeu na temporada 2010/11. O português recebeu nesta sexta-feira a Chuteira de Ouro, entregue pelos ex-jogadores Eusébio e Alfredo Di Stéfano.

O jogador do Real Madrid foi o goleador máximo do último Campeonato Espanhol, balançando as redes 40 vezes. Com a marca, o atacante também quebrou o recorde histórico de gols em uma só edição da Liga, que era de Telmo Zarra, com 38 tentos na temporada 1950-51. Ronaldo marcou nove gols a mais que Messi, segundo colocado no prêmio. Além disso, sua vantagem foi de 12 tentos para Antonio Di Natale e Mario Gómez, artilheiros na Itália e na Alemanha que dividiram a terceira colocação.

“A Bola de Ouro são votos e este prêmio não depende dos votos de ninguém”, comentou. Ainda assim, o português ressaltou a importância de ganhar troféus também por seu clube: “Trocaria a Bola de Ouro pela Liga dos Campeões ou pelo Campeonato Espanhol. Quero ganhar com o Real Madrid o mesmo que eu ganhei com o Manchester United. Se o Madrid ganha, eu ganho. O clube, por sua história, não pode ficar tanto tempo sem ganhar algo importante”.

“É lógico que gostaria de entrar na página dos melhores de todos os tempos. Tenho 26 anos e ainda estou aprendendo. Tenho muitos anos pela frente para seguir ganhando as coisas. Meu objetivo é estar entre os melhores”, completou.

O português também falou sobre a rivalidade com o atual melhor jogador do mundo, Lionel Messi: “É muito melhor enfrentar alguém como Messi. Quando se compete com os melhores é quando se observa o teu nível de verdade. Mas existem outros grandes jogadores na Europa, e a competência é em nível coletivo, não individual”.

A Chuteira de Ouro é entregue ao jogador que marcar mais gols ao longo da temporada europeia. Gols anotados nas cinco principais ligas do continente (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália) tenham peso dois, enquanto os campeonatos ranqueados entre a sexta e a 21ª posição da Uefa ganham peso 1,5. Em 2010, o troféu foi dado a Lionel Messi.

Mostrar mais

Equipe Trivela

A equipe da redação da Trivela, site especializado em futebol que desde 1998 traz informação e análise. Fale com a equipe ou mande sua sugestão de pauta: [email protected]

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo