Levante e Alavés tentarão o retorno imediato à elite, na final dos playoffs de acesso de La Liga
Rebaixados na temporada passada, Levante e Alavés buscarão o acesso na decisão, enquanto Granada e Las Palmas já subiram

A decisão dos playoffs de acesso de La Liga reunirá dois times com passagens recentes pela primeira divisão. Rebaixados na temporada passada, Levante e Alavés se enfrentarão nas finais. O Levante sobrou nos duelos com o Albacete, com 6 a 1 no agregado. Já o Alavés não teve um placar tão elástico, mas, depois do empate fora de casa, garantiu a vitória por 2 a 0 no reencontro com o Eibar. Vale lembrar que Granada e Las Palmas já garantiram o acesso direto à elite do Campeonato Espanhol, campeão e vice na temporada regular.
O Albacete era o principal candidato a surpresa nos playoffs, não apenas por ter a pior classificação, mas também por ser o clube há mais tempo longe da primeira divisão – lá se vão 18 anos desde a última participação dos manchegos. Porém, o Levante não tomou conhecimento dos oponentes. A ida fora de casa já teve triunfo por 3 a 1 dos Granotas, de virada. Já em Valência, nesta quarta-feira, o Levante ganhou por 3 a 0. Roger Brugué anotou dois gols e Roberto Soldado garantiu o terceiro com assistência de Wesley Moraes.
Já o Alavés teve um pouco mais de dificuldade contra o Eibar, mas não tanta. A ida terminou com o empate por 1 a 1 em Ipurua. Já em Mendizorrotza, nesta quinta, o Alavés aproveitou o mando de campo e fez a festa diante de sua torcida. O triunfo por 2 a 0 teve gol de Abderrahman Rebbach logo no primeiro minuto, enquanto Asier Villalibre fechou a contagem aos 43 do segundo tempo. O detalhe é que o Eibar liderou a segundona até quatro rodadas do fim do campeonato e derreteu depois disso.
Por ter a melhor campanha, o Levante ganha o direito de decidir a segunda partida em Valência. Os dois encontros com o Alavés acontecerão nos próximos finais de semana. É ver quem consegue retornar de imediato à elite, como conseguiu o Granada. Já o Las Palmas é quem está há mais tempo afastado da primeira divisão, ao retornar cinco anos depois de seu descenso mais recente.