Vítima de racismo mais uma vez, Vinicius Júnior é atacado por porta-voz do Barcelona
Mikel Camps, porta-voz adjunto da diretoria do Barcelona, chamou Vinícius Júnior de "palhaço e vacilão" dias antes do primeiro El Clasico da temporada
Vinícius Júnior parecia ter apenas motivos para celebrar na noite desta terça-feira (24). Com duas assistências, o camisa 7 foi eleito o melhor em campo na vitória do Real Madrid por 2 a 1 sobre o Braga, em Portugal, pela terceira rodada da fase de grupos da Champions League. Mas a boa atuação acabou sendo ofuscada por mais um ataque contra o atacante de 23 anos, que virou alvo na Espanha por qualquer coisa que faça ou deixe de fazer. Dessa vez, a investida veio do porta-voz adjunto da diretoria do Barcelona, e justamente quatro dias antes do primeiro El Clasico da temporada 2023/24.
Em publicação feita na rede social X, antigo Twitter, durante a partida entre Braga e Real Madrid, Mikel Camps chamou o brasileiro de “palhaço e vacilão”, afirmando que “merece um tapa” depois de uma sequência de pedaladas parado pelo lado esquerdo do ataque diante da marcação do zagueiro Serdar Saatçi. O lance aconteceu aos 19 minutos do segundo tempo.
— Não é racismo, ele merece um tapa na cara por ser palhaço e vacilão, o que representam aquelas pedaladas desnecessárias e sem sentido no meio do campo? — escreveu Mikel, que posteriormente apagou a publicação.
No domingo (22), o porta-voz adjunto da diretoria do Barcelona já havia feito um ataque contra o jogador do Real Madrid. Em um comentário na publicação do jornalista italiano Frabrizio Romano sobre o posicionamento de Vinícius após sofrer racismo no jogo contra o Sevilla, Mikel Camps comparou atitudes criminosas com provocações feitas em campo.
— Não há espaço para racismo e nem espaço para provocações, concentre-se nas suas habilidades, cara, você tem — comentou.
No room for racism and no room for provoques, focus on your skills man, you have it.
— Mikel Camps (@MikelCamps) October 22, 2023
Este não foi o primeiro e nem será o último ataque contra Vinícius Júnior na Espanha. Provocações e xingamentos fazem parte do futebol, mas os abusos verbais e incitações de violência já ultrapassam a linha do aceitável, assim como os casos de racismo, que nem deveriam estar sendo debatidos em programas espanhóis (ou brasileiros) como uma questão de opinião. Racismo é crime e não pode ser tratado como menos do que isso.
Aliás, todas as discussões sobre Vini Júnior na Espanha aparentam se relacionar com o racismo de uma forma ou de outra. Até mesmo ao criticar pedaladas nada objetivas, algo totalmente plausível, aquele que opina precisa atacar o garoto e dizer que não é racista. Lembram os casos machistas em que o “tenho mãe e irmã” é utilizado como uma tentativa de escudo.
No fim das contas, fica cada vez mais a impressão de que o ódio sobre Vinícius é fruto da combinação entre a raiva dos torcedores não-merengues com o Real Madrid e o racismo. É compreensível a antipatia de grande parte da Espanha com tudo ligado ao time do Bernabéu, até por ser o maior campeão nacional, continental e ser o grande clube da capital de um país com diferentes movimentos separatistas, além da ligação com o regime franquista. O que é inadmissível é essa antipatia se transformar em justificativa para ataques verbais, violência e, principalmente, crimes.
Fica a dúvida também se o tratamento não seria outro se a cor de pele do atacante brasileiro fosse diferente. Afinal, Griezmann não é considerado um provocador por driblar e comemorar gols com danças e celebrações divertidas pelo Atlético de Madrid. Cristiano Ronaldo também não virou alvo de ofensas tão pesadas ao fazer gestos de “calma” e “silêncio” aos adversários. Já Vinícius Júnior…
Rodrygo foge de polêmica, mas sai em defesa de Vini
A publicação de Mikel Camps virou assunto já na zona mista Estádio de Braga, pouco tempo após o fim do jogo. Autor do primeiro gol da vitória merengue, Rodrygo não quis polemizar ao saber do comentário do porta-voz adjunto da diretoria do Barcelona, mas defendeu seu companheiro de equipe e seleção brasileira.
— Bom, não sei o que falar sobre isso. Não sei nem se posso falar, porque sempre nos orientam a não falar. Não vou dizer (nada), mas é lamentável. Não há muito o que dizer — disse ao El Chiringuito de Jugones, programa esportivo espanhol.
😳 “El tuit del portavoz del BARÇA sobre VINICIUS es LAMENTABLE”.
RODRYGO, tajante con @JLSanchez78 en #ChiringuitoCuentaAtrás. pic.twitter.com/3xd7jAjT1r
— El Chiringuito TV (@elchiringuitotv) October 24, 2023
Provocar Vinícius Júnior com ataques não costuma ser uma boa ideia, especialmente quando Rodrygo toma as dores do colega. Em setembro de 2022, Koke afirmou que “certamente” teria alguma confusão caso algum gol de Vini no Wanda Metropolitano fosse comemorado com danças. Dias depois, o Real Madrid venceu o clássico contra o Atlético de Madrid fora de casa com direito a baile da dupla brasileira ao celebrarem gol de Rodrygo.
Já em janeiro deste ano, antes de confronto pelas quartas de final da Copa do Rei, torcedores do Atleti simularam um enforcamento de Vinícius com um boneco pendurado pelo pescoço em uma ponte. Em campo, nova vitória merengue, esta por 3 a 1 na prorrogação com gol e assistência do então camisa 20.
Barcelona e Real Madrid se enfrentam neste sábado (28), às 11h15 (de Brasília), pela 11ª rodada de La Liga, na Catalunha. Os culés aparecem atualmente na terceira posição com 24 pontos, enquanto Los Blancos tem um ponto a mais e ocupam a liderança.