La Liga

Vini Jr. revela pacto no Real Madrid contra racismo: ‘precisamos sair do campo’

Craque brasileiro propõe ação conjunta para que punições e reações contra o racismo sejam mais contundentes

Decisivo no 15º título do Real Madrid da Champions League e favorito ao prêmio de melhor do mundo da temporada, Vinicius Jr. viveu uma temporada iluminada no clube merengue.

Mas a temporada passada também foi marcada pelos piores acontecimentos da vida do brasileiro: episódios explícitos de racismo, manifestados por centenas de torcedores em diferentes estádios da Espanha. O principal deles ocorreu em Valência.

Em sua entrevista à CNN Internacional, divulgada em duas partes, Vini Jr. revelou um pacto com os colegas de vestiário do Real Madrid no trecho que veio a público nesta quarta-feira (28).

Falamos muito disso no time. Não somente eu, mas todos disseram que se isso volte a acontecer, todos temos que sair do campo, para que essas pessoas que nos insultaram tenham que pegar uma punição muito maior

Vini Jr. para a CNN Internacional

Com a personalidade forte, o brasileiro permaneceu firme na luta contra os racistas, capitaneando a reação mundial através da internet.

A pressão da opinião popular seguramente foi importante para decisões que levaram racistas identificados a serem condenados na justiça espanhola.

Quais são as medidas que La Liga está tomando para esta temporada?

Foram divulgados dados da Comissão Estatal contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Desporto que revelaram que houve 1.401 infrações registradas em 2023. Dessas, 121 foram atos racistas, o segundo pior tipo de infração, atrás apenas das brigas ou desordens públicas (645).

Após a pressão mundial da temporada passada, La Liga diz estar ciente dos acontecimentos e divulga ações que estão sendo realizadas em conjunto com os times para diminuir as infrações e aos cânticos de ódio (não somente os cânticos racistas).

Na partida entre Valência e Barcelona, pela primeira rodada da atual temporada, o time da casa exibiu várias mensagens preventivas, como “O Valência contra a violência e os insultos no futebol” e “Deixe o racismo fora de jogo”.

Resta saber a efetividade das mensagens na atuação dos racistas e se eles serão inibidos.

Foto de Victor Romualdo Francisco

Victor Romualdo FranciscoRedator de esportes

Antes de colaborar com a Trivela, foi coordenador de conteúdo do Quinto Quarto, e também atuou como Social Media para a Premier League e FIVB (Federação Internacional de Voleibol). Com experiência de mais de 15 anos em comunicação corporativa, paralelamente, criou o projeto Salão Oval, maior plataforma de comunicação dedicada ao futebol americano nacional (FABR). Foi campeão brasileiro da modalidade pelo Corinthians Steamrollers (2011). Narrou e comentou o esporte no BandSports, Fox Sports, Globo Esporte e ESPN.
Botão Voltar ao topo