La LigaPremier League

Sergio Agüero acerta contrato de dois anos com o Barcelona, segundo jornal

Após fim do seu contrato com o Manchester City, em junho, atacante argentino irá para o Barcelona segundo o jornal Guardian aos 33 anos

O atacante Sergio Agüero acertou um contrato de dois anos com o Barcelona, segundo informa o jornal Guardian. O jornalista Fabrizio Romano também deu a mesma informação. A especulação já vinha circulando há algum tempo e, embora o Barcelona não confirme, parece próximo de ser anunciado. Além disso, torna-se um bom argumento para manter Lionel Messi no clube, já que ele também tem contrato só até o fim da temporada.

O contrato de Agüero com o Manchester City acaba em junho e ele fica livre para negociar com qualquer clube. Em março, o clube inglês anunciou que não renovaria o contrato do argentino. Até o começo da temporada, ainda havia esperança de uma renovação, mas o clube parece ter se convencido que o tempo do jogador acabou no Etihad Stadium.

Agüero terá 33 anos quando a próxima temporada começar. Nascido em 2 de junho de 1988, ele é um ano mais novo que Lionel Messi. Os dois jogaram juntos muitas vezes na seleção argentina. Sua contratação pode ser um argumento a mais para convencer Messi que o projeto esportivo do Barcelona é voltar ao topo da Espanha e da Europa. O próprio Agüero parece apostar nisso: aceitou um salário menor do que recebia no Manchester City e uma bonificação caso conquiste o principal título europeu.

Nesta temporada, o atacante teve muitos problemas de lesão e tornou-se um reserva de luxo no Manchester City, participando pouco dos jogos. Foram quatro lesões ao longo da campanha, o que o tirou de 17 jogos do City. Aos poucos, perdeu espaço. Os seus problemas físicos são justamente o que mais preocupam para quem o contrata.

Considerando todas as competições, foram apenas 18 jogos, com quatro gols e uma assistência. Quando olhamos os minutos em campo, vemos como o papel de Agüero se tornou menor no City. São apenas 682 minutos, o que dá uma média de pouco menos de 38 minutos em cada um dos 18 jogos.

A contratação de Agüero surge como uma oportunidade de mercado, já que ele fica sem contrato. O mesmo acontece com Memphis Depay, que anunciou que não continuará no Lyon após o fim do seu contrato, em junho. O Barcelona negocia para contratar o neerlandês e reforçar o seu ataque, o que deve significa também a saída de alguns jogadores, como Martin Braithwaite, no mínimo.

Neste domingo, Agüero deve fazer o seu último jogo pelo Manchester City. Nesta sexta-feira, o técnico Pep Guardiola fez vários elogios ao jogador. “Seu desempenho quando ele está saudável foi incrível”, afirmou Guardiola. “Eu tenho certeza que os 10 mil torcedores que estarão no estádio irão mostrar a todos os torcedores ao redor do mundo e darão a ele seu tributo e gratidão pelo que ele fez por este clube em termos de títulos, números, desempenho. Incrível”.

Com Agüero, o Barcelona voltaria a ter um centroavante de peso e veterano, como tinha com Luis Suárez, antes de dispensá-lo ao final da temporada passada. Com os desempenhos bastante inconstantes do time ao longo da campanha, certamente a qualidade de Agüero pode ajudar, ainda mais se compararmos com outras opções que o time tem no momento (sim, estou falando de Braithwaite de novo). Será preciso, porém, que ele esteja saudável para isso e esse é o grande ponto de interrogação que há sobre Agüero.

Messi sequer participará da última rodada do Campeonato Espanhol, neste sábado. Ganhou descanso antecipado para descansar para a Copa América, que será disputada na Argentina e não mais na Colômbia. O atacante tenta o seu primeiro título com a Argentina.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo