La Liga

Sergi Barjuan, técnico interino do Barcelona: “O elenco precisa de alegria, voltar a desfrutar o futebol”

Histórico lateral esquerdo do Barcelona, Sergi assume o difícil papel de comandar o time como técnico interino e recuperar o futebol da equipe após a demissão de Koeman

O Barcelona tenta começar a se recuperar na temporada neste sábado. O time volta ao Camp Nou, onde foi derrotado no domingo passado pelo Real Madrid, para enfrentar o Alavés. O técnico Ronald Koeman foi demitido depois da derrota para o Rayo Vallecano, no meio da semana. Sergi Barjuan, ex-lateral esquerdo, foi alçado do time B ao posto de interino enquanto o clube resolve quem será o próximo treinador. Os rumores mais fortes são que Xavi pode assumir.

“O elenco precisa de alegria, voltar a desfrutar o futebol. Eles já demonstraram o que são como jogadores e que sabem aguentar a pressão. Temos que ganhar do Alavés. La Liga está aberta e não podemos perder em casa”, disse o treinador, com palavras bastante contundentes.

Sergi foi perguntado se pretende fazer mudanças na equipe, já que havia muitas críticas a Ronald Koeman e à forma como ele armava a equipe. “Se você me conhece de alguma forma, a minha ambição é ser um vencedor. Se os jogadores também têm, só falta o caminho para reverter a situação. Se tenho que intervir pensando no bem da equipe, eu o farei”, respondeu o ex-lateral esquerdo.

Um dos pontos de dúvida sobre o Barcelona é como está o vestiário. Com bons nomes no elenco, os jogadores não pareciam à vontade em campo. “A equipe está bem. Fizemos um treino com fases de exigência um pouco mais descontraídas. Com isso e quatro ajustes, vamos pouco a pouco. O estilo de jogo é irrenunciável. Temos que quebrar muitas pedras. Temos que ser mais protagonistas, buscar a bola, mas se a bola não entrar no final, não tem o que fazer”.

O treinador foi perguntado sobre Riqui Puig, que, notoriamente, não estava entre as opções preferidas de Koeman, seria mias utilizado. “Todos que estão disponíveis têm opção de jogar, mas só tivemos dois treinamentos. E os dois estão quase recuperados. O plano é muito limitado”, disse o jogador.

Sergi não revelou se Ousmane Dembélé finalmente fará a sua estreia na temporada, já que ainda se recupera de lesão, mas é possível. Ansu Fati, porém, agravou a lesão e, segundo o treinador interino, é quase impossível que até esteja entre os relacionados para o jogo.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo